------------------------

batata de purga.

BATATA DE PURGA
(Ipomoea altíssima M.). A batata de purga é uma trepadeira da família das Convolvuláceas, também denominada baririçó, batatinha amarela e jalapão, bem como jalapa (São Paulo), raiz de jericuçu, mechoacão do peru, briônia-da américa, flor de quatro horas e ruibarbo branco.

Em medicina o emprego da batata de purga é útil como depurativo nas moléstias da pele.
Tem efeito purgativo, e na dose de 5 a 6g de raiz para um copo de água age como laxativo; de 10 a 12g é purgativa; e de 20 a 22g a sua ação é drástica.
Prepara se como chá, para ser tomado de uma só vez

------------------------

Batata-de-Purga Operculina altissima.

Batata-de-Purga

* Nome científico: Convolvulus sperculatus; Operculina altissima.
* Família: Convolvuláceas.
* Outros nomes: Jalapa; raiz-de-jeticuçu; mechoacão; mechoacão-do-peru; briônia-da-américa; flor-de-quatro-horas; ruibarbo-branco; vinha-do-diabo.

Essa é uma planta bem rústica, com propriedades tanto mágicas como medicinais, mas é preciso ter cautela com seu uso, pois em altas doses ela pode ser venenosa.

A batata da planta é depurativa, purgativa, laxativa e previne a meningite. Combate irregularidades menstruais e hemorragia nasal. Para tratar doenças, sempre deve ser usada com acompanhamento médico, para evitar complicações e envenenamentos.

É uma trepadeira mágica regida pela Lua. Quando comecei a cultivá-la, comprei algumas sementes no mercado e plantei, as sementes germinaram em poucos dias. Caso você resolva plantá-la para uso mágico, deve escolher um vaso grande, com terra bem adubada e fofa, com uma estaca de madeira enfiada no meio, para que a planta possa se enroscar. Se quiser também pode desenhar símbolos mágicos de proteção na estaca, para potencializar a magia da planta. Essa trepadeira é um concentrador fluídico e confere proteção mágica, pois absorve energias densas do local, realizando uma espécie de filtragem.

Os ramos de batata de purga também podem ser usados em feitiços de união. Quando servem para este fim, usam-se dois bonecos de pano (representando os que devem ser unidos) e se amarra os mesmos com ramos de batata-de-purga. Depois de amarrados, os bonecos devem ser enterrados junto a raiz dessa planta, para que a união se fortaleça a medida que a planta cresce. Se a planta murchar ou morrer, é preciso refazer o feitiço. Se as pessoas se tornarem muito "grudentas" devido aos efeitos da magia, o feitiço pode ser desfeito, basta matar a planta, desenroscar e queimar os bonecos. Esse feitiço pode ser feito para unir amigos, familiares ou amantes, mas particularmente recomendo que não se use para magias de amarração, pois creio que seria um uso muito egoísta.

------------------------

BATATA PURGA jaborandi do Maranhão.

BATATA PURGA

PILOCARPUS MICROPHYLLUS

OU JABORANDI

POTE 100 grs.
PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Pilocarpus microphyllus é considerado o "jaborandi legítimo" ou "jaborandi do Maranhão" por causa de sua ocorrência mais intensa no Maranhão e é reputado (e provado em laboratório) ter o mais alto nível de alcalóide em suas folhas. É um arbusto ou pequena árvore de até 10 metros com folhas compostas, inflorescências terminais, tronco um pouco tortuoso e copa alongada, floresce praticamente todo o ano. O Jaborandi é parte integral da medicina popular brasileira. Os caboclos e os índios preparam um chá com suas folhas e bebem no como uma diurética ou para induzir o suor. o Jaborandi é um exemplo perfeito de uma planta que fez a transição do uso indígena para ciência moderna. Assemelha-se a P. pennatifolius e P. trachylophus pelas folhas pinadas, porém difere pelos caracteres apontados na chave.

INDICAÇÃO: Chá de Jaborandi Pilocarpus >>> Sudorífico, estimula a secreção salivar e o movimento intestinal, ajuda na desordem ocular, na artrite, em estados gripais e em casos de glaucoma, além de atuar como diurético.

USO EXTERNO: Usar o chá no couro cabeludo para queda de cabelo, seborréia e caspas.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa para um litro de água Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

* Pode ser plicado ao cabelo como uma loção a qual deve ser feita com as folhas, pois é um remédio contra a calvície .

OBS. CONSULTE-NOS SOBRE PREÇOS NO ATACADO PARA LOJISTAS E REVENDEDORES.

------------------------

BATATA DE PURGA Ipomoea purga.

BATATA DE PURGA

Ipomoea purga

Descrição : Da família das Convolvulaceae, também conhecida como jalapa, jalapão, purga de amarelo leite, briônia da américa e jalapa do Brasil. Planta herbácea, de caule trepador, purpúreo, glabro, quadrangular, desprovido de gavinhas, atingem até 4m de comprimento. O rizoma é afilado, leitoso, com cerca de 5cm de comprimento e tuberosidades com raízes secundárias. Folhas alternas de 9cm de comprimento por 5cm de largura, pecioladas, cordiformes, lisas e muito chanfradas na base, acuminadas, verde-escuras na página superior e, esbranquiçadas na página inferior. As flores são solitárias, ocasionalmente 2, pedunculadas, 5 sépalas, pétalas fundidas Amarelas de 7cm de comprimento e 5 estames. O fruto é uma cápsula ovóide com 4 sementes.

Parte utilizadas : Raiz tuberosa

Habitat: Originária.do México, aclimatada no Brasil, aparece espontaneamente em capoeiras e pastos do Centro-Sul do país.

História: Faz parte das Farmacopéias Homeopática e Chinesa.

Princípios Ativos: Ácido caféico, convolvulina, jalapina, ácido jalapinólico, resina, escopoletina, amido, ácido valérico.

Propriedades medicinais: Analgésica, antiinflamatória, depurativa, diurética, energético, febrífuga, laxante, purgativa.

Indicações: Congestão, hemorragia (cerebral, pulmonar), hidropsia (cardíaca, renal), prisão de ventre. O uso popular abrange ainda o tratamento de edemas, inflamações, dor de cabeça e febre.

Contra-indicações/cuidados: Planta drástica, deve ser usada somente em casos que justifiquem sua toxicologia.

Efeitos colaterais: Frequentemente aparecem náusea, dores espasmódicas e gastroenteríte. Não se recomenda seu uso sem supervisão de um especialísta. Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático. Planta com efeitos tóxicos, é contra-indiada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Contraindicações: Planta com efeitos tóxicos. é contraindicada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Superdosagem: Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro