Facebook

Chá Vermelho

PChá Vermelho

Chá vermelho, o destruidor de gordura Com quatro xícaras diárias de chá vermelho (mais poderoso do que o branco e o verde Ávido consumidor dos benefícios estéticos dos chás verde e branco, o mercado brasileiro anda em alvoroço. A recente chegada do chá vermelho ao país põe ao nosso alcance a erva mais poderosa quando o assunto é emagrecer ? acelera a perda de peso, combate o inchaço e diminui a fome. ?Ele vem da Camellia sinensis, mesma planta dos chás verde e branco. Porém, tem propriedades intensificadas pela colheita diferenciada e pelo envelhecimento, que leva até 60 anos?, explica a nutricionista Gláucia Padovan, de São Paulo. Melhor: está também disponível em cápsulas e na versão solúvel ? com gosto de morango! Filtro que emagrece! . É rico em vitamina C, sais mineirais, cafeína (acelera o metabolismo) e antioxidantes, como flavonóides e polifenóis (combatem o envelhecimento precoce). . Reduz o colesterol ruim (LDL) e fortalece as artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. . Segundo a milenar medicina chinesa, os antioxidantes presentes no chá ainda garantem o perfeito funcionamento do fígado ? órgão com papel importante no metabolismo de gorduras ?, o que diminuiria a sua absorção pelo organismo. . A bebida tem o poder de acelerar o metabolismo e a queima de calorias. Chá, cápsula ou solúvel? Versátil, o chá vermelho agrada a todos os paladares: pode ser consumido em forma de chá, em cápsula ou mesmo na versão solúvel, com aromatizante de morango. Todos são encontrados em casas de produtos naturais. ?Se optar pela versão em cápsula, não exceda a dose de 1,5 a 2,5 g por dia?, alerta Gláucia.

Benefícios do chá vermelho para o colesterol

Os benefícios do chá vermelho para o colesterol estão relacionados com a sua riqueza em antioxidantes que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim, evitando o entupimento das veias e artérias. Os antioxidantes são substâncias presentes em alguns alimentos como no chá vermelho que combatem substâncias prejudiciais para a saúde. O chá vermelho também fortalece o sistema imunitário, ajuda a emagrecer, diminuir o apetite, eliminar o excesso de gordura e é saciante. Receita do chá vermelho para o colesterol Para preparar o chá siga as instruções do fabricante no rótulo do produto ou ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de chá vermelho abafando por 10 minutos. Coe e beba 3 xícaras diariamente. O chá vermelho é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, pode ser vendido em forma de granulado instantâneo, saquetas de chá pronto ou mesmo a folha picada. O chá vermelho é feito a partir das folhas da Camellia sinesis que são mantidas em barris por cerca de 10 anos, por isso ficam com uma coloração vermelha e perdem o sabor amargo típico do chá verde.

O que é Chá Vermelho

Eis que me deparei há uns tempos no supermercado com uma caixinha de chá em saquinho dizendo ser chá vermelho. Fui olhar para ver do que se tratava, pois chá vermelho por aqui, pensava eu, poderia ser duas coisas: rooibos ou chá preto (que na China chamam de vermelho). Mas não, para minha surpresa era pu-erh! Primeiro que meu espanto total foi saber que existe pu-erh (da marca Chá Prenda, no caso) sendo vendido em saquinho por R$ 4,00. Segundo, saber que, pelo jeito, esse pu-erh é produzido no Brasil, na cidade de Senador Salgado Filho, aqui no Rio Grande do Sul (o que eu acho ótimo, se for feito direitinho). Terceiro, claro, ver que pu-erh está sendo identificado como chá vermelho. Diz assim na caixinha: "O Chá Vermelho é popularmente conhecido na China como Pu-erh, proveniente da planta Camelia Sinensis." Opa, mas isso não está correto! Repito: Chá vermelho, na China, é o que conhecemos aqui como chá preto. Chá preto, na China, é Pu-erh. CHÁ PRETO, não vermelho. Pu-erh, no ocidente, também tenta ser conhecido como "chá escuro" (dark tea), para não confundir. Não é bom chamar "errado" e colocar a culpa no chinês... No entanto esta marca não é, agora já sei, a única que difunde o nome "vermelho" de forma "equivocada". Pesquisando um pouco na internet encontramos muitas algumas outras referências a esta troca de nomes e tipos (assim como encontramos outra marca que vende chá vermelho como sendo oolong). Muitos desses produtos em países de língua espanhola- em inglês e francês ainda "chá vermelho" se refere a rooibos.

O Poderoso Chá Vermelho

Conhecido como devorador de gorduras, o chá vermelho é a mais nova arma para o combate aos quilinhos a mais. Apesar disso, os benefícios da bebida não se restringem à boa forma. Por ser rica em vitamina C, sais minerais e antioxidantes, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, retarda o envelhecimento, facilita a digestão e funciona como antidepressivo. Extraído da planta Camelia sinensis (a mesma dos chás verde e branco, encontrada na Índia e na China), o chá vermelho potencializa os benefícios da erva, graças ao seu longo processo de maturação. "O chá vermelho diferencia-se pela fermentação, que ocorre no final do seu processo de preparo. O percurso de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais, e, durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor", explica a nutróloga Samantha Christie Enande. Em forma Apesar de oferecer diversos benefícios a saúde, a principal procura pelo chá vermelho está relacionada ao combate à gordura. Acredita-se que a bebida ajuda a emagrecer até dois quilos por semana. "O chá acelera o metabolismo, portanto, ajuda na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de, no mínimo, quatro xícaras por dia", conta Samantha. No entanto, vale ressaltar que a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento. "O chá faz efeito somente quando aliado à dieta equilibrada e aos exercícios físicos. Ele sozinho não reduz a gordura", afirma a nutricionista Daniela Jobst. Além de acelerar a perda de peso, a bebida ainda diminui o inchaço, facilita a digestão e retarda o envelhecimento.

Conheça historias de quem emagreceu