Facebook

Catinga de Mulata

Catinga de Mulata

Catinga-de-mulata – Benefícios Alimento Remédio A Catinga-de-mulata é uma planta que possui um talo ereto de 60 a 90 cm de altura. As folhas são verde escuro e de aroma forte. As flores são pequenas de cor amarelo dourado agrupadas. Catinga-de-mulata é uma planta medicinal útil no tratamento de uma ampla gama de doenças, embora seja pouco utilizada na fitoterapia moderna. Seu valor principal é como um vermífugo para expulsar vermes intestinais e, em menor grau, para ajudar a estimular o sangramento menstrual. A Catinga-de-mulata deve ser usada com cautela, e não deve ser usada por mulheres. O óleo essencial nas folhas é tóxico. As folhas e flores são anti-helmíntico, antiespasmódico, amargo, estimulante e tônico. A infusão das folhas ou da planta inteira é usado para tratar irregularidades menstruais e como um anti-helmíntico, especialmente para crianças .Também é valiosa no tratamento de problemas nos rins e no estômago.O uso da Catinga-de-mulata em doses elevadas pode levar ao aborto. Externamente, a planta é usada como um cataplasma sobre inchaços e algumas doenças de pele eruptivas. Também é utilizado externamente para matar piolhos, pulgas e sarna, embora mesmo o uso externo da planta traz o risco de toxicidade. Um corante verde é obtido a partir das flores jovens. A planta é usada como erva nas adegas, igrejas etc, a fim de repelir insetos. A planta seca é dita como um excelente repelente também para moscas, formigas e pulgas.

Catinga De Mulata- Propriedades Terapêuticas

Catinga De Mulata- Propriedades Terapêuticas A Tanacetum vulgare também é conhecida pelos nomes de cantiga-de-mulata, tanaceto, atanásia, erva-de-São-Marcos, entre outros. É uma erva medicinal encontrada na Europa, América do Norte e América do Sul em abundância. Cultivo Clima: Clima temperado. É sensível a seca. Luminosidade: Sol pleno. Solo: Arenoso, mas bem drenado. Propagação: Sementes e divisão de raízes. Composição: A cantiga de mulata é uma planta medicinal herbácea perene muito robusta. Possui um talo erecto de 60 a 90 cm de altura. As folhas são apinhadas com inúmeros folíolos profundamente dentados, com uma cor verde escuro e de aroma forte. As flores são pequenas de cor amarelo dourado agrupadas em capítulos formando um corimbo denso e aplanado. O verão é a altura ideal para florescerem. Indicações Terapêuticas É usada principalmente contra parasitas, e também para hemorróidas, pois é tóxica a vermes intestinais. A infusão das suas flores é usada como um antihelmintico recomendado contra a àscaris e os oxiuros. Na sua aplicação externa, o seu azeite é usado para combater o reumatismo. Outras propriedades :P erturbações gástricas, lavar feridas, asma, tosse, bronquite, histeria, problemas nos rins, afecções nervosas, problemas menstruais, flatulência, gota, e epilepsia.

Catinga de Mulata conhecida como erva de São Marcos

Catinga de Mulata conhecida como erva de São Marcos. Também conhecida como erva de São Marcos, tanaceto e atanásia, a catinga de mulata é uma erva medicinal encontrada na Europa e América do Norte, e principalmente na América do Sul. Trata-se de um arbusto de porte pequeno e que apresenta belíssimas flores amarelas, quase douradas, que florescem no verão, formando um denso e aplanado corimbo. Seu talo é robusto e possui e 60 a 90 cm de altura, enquanto as folhas são verde-escura, extremamente aromáticas e com folículos bem dentados. Esta erva produz um poderoso chá com inúmeras características medicinais que podem mostrar-se muito versáteis na área da medicina alternativa. E esta planta é muito utilizada também no candomblé, por apresentar um aroma forte e gostoso, ela é matéria prima para o preparo de loções e água de cheiro que protegem contra os maus fluidos. É um ótimo vermicida, pois é altamente toxica para os vermes presentes em nosso intestino; Combate problemas do coração como taquicardia; Controla a asma; Muito indicada em caso e epilepsia; Ótima no tratamento da gota; Alivia bastante os sintomas do reumatismo; Evita o histerismo; Cura doenças respiratórias como a bronquite; Muito utilizada também no tratamento de aerofagia; Bastante indicado para aliviar dores musculares e articulares; Usado também no combate à dismenorreia; Ótimo para todo tipo de problema renal; Indicado também em casos de flatulência.

Catinga-de-mulata: Planta medicinal com efeito vermicida

Catinga-de-mulata: Planta medicinal com efeito vermicida. Catinga-de-mulata: Planta medicinal com efeito vermicida, indicada principalmente em casos de verminoses intestinais como a lombriga. Também pode ser utilizada no ambiente para espantar insetos. Nomes Nome: Catinga-de-mulata, erva-contra-vermes, tanásia, tasneira, tanaceto Nome latim: Tanacetum vulgare L. Nome inglês: tansy, buttons, parley fern Nome francês: Tanaisie, barbotine Nome alemão: Köpfchen Nome italiano: tanaceto Nome espanhol: Tanaceto, hierba lombrigueira, atanasia Família Asteraceae Componentes Óleo essencial (tuyonas), lactonas sesquiterpênicas (tanacetina, tanacetol), taninos, flavonóides, vitamina C, ácido cítrico e fitoesteróis. Partes utilizadas Sumidades floridas Efeitos Vermicida (ascaricida), antinflamatório, anti-espasmódica e colerético. Indicações - Verminoses (principalmente a lombriga (Ascaris L.) - Diarréia - Problemas digestivos - Sarna (uso externo)

Conheça historias de quem emagreceu