Facebook

Chá Verde

Chá Verdea

Mitos e verdades sobre o chá verde, a bebida do momento Nutricionista desvenda mitos e conta verdades sobre o chá que virou febre no Brasil O chá verde é originário da China e feito a partir da infusão de uma planta chamada Camellia sinensis. Ele é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, diferente do que acontece com o chá preto. Para prepara-lo, a água não deve estar fervendo, para que as folhas não sejam cozidas, o que pode proporcionar um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão não deve ser maior do que três minutos. Recentemente o chá verde virou febre no Brasil. É comum encontrar a bebida em lista de alimentos que ajudam a emagrecer e já se ouviu até que ele pode ser uma arma contra o cêncer de pele. Mas será que tudo isso que se fala é verdade? Em entrevista ao GNT, a nutricionista Julia Engels esclareceu duvidas e desvendou mitos e verdades sobre o chá. O consumo de chá verde pode ajudar na perda de peso Verdade. Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal. O chá verde não deve ser adoçado Parcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural. Beber chá verde é o mesmo que consumir água Mito. Além da cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.

Chá Verde emagrece

Chá Verde Consumido no oriente, em países como China e Japão, há muitos séculos, o cha verde está agora conquistando seu espaço na porção ocidental do mundo. Por aqui ele ganhou status de milagroso e, segundo especulações, é um santo remédio para quem está em busca de perder uns quilinhos, melhorar o sistema imunológico e até mesmo prevenir o câncer entre muitas outras doenças. Realmente razões mais que suficientes para ficar famoso. Bule de chá verde Feito a partir a infusão da erva Camellia Sinensis, ganhou esse nome já que suas folhas não oxidam muito durante o processo de infusão e o líquido adquire a cor esverdeada. Mas sua preparação é um pouco diferente dos chás tradicionais, portando, fique ligado, ou senão o resultado não vai ser o esperado. Ao adicionar a água às folhas é importante que ela não esteja fervendo, caso isso não seja seguida, a erva acaba cozida e ganha um gosto amargo e pouco agradável. Também para evitar o cozimento, o tempo de infusão deve ser de no máximo três minutos. E lembre-se, na hora de consumir é proibido adicionar açúcar, ele tira algumas das propriedades da bebida.

Os Benefícios do Chá Verde

Banho de Chá Verde A crença de que o chá verde é capaz de prevenir o câncer e o envelhecimento é decorrente da presença de flavonoides, antioxidantes, polifenóis e catequinas na erva. Acredita-se que essas substâncias são capazes de bloquear as alterações celulares que causam o envelhecimento e originam os tumores, mas isso ainda não foi cientificamente comprovado. Portando, nada de esperar milagres. As folhas contêm também manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Algumas pesquisas ainda associam o consumo do chá verde à redução do colesterol ruim. Outro benefício do "chá milagroso" apontado em estudos é a melhora do sistema de defesa celular contra raios ultravioleta. Seu consumo diminui a inflamação causada pela exposição aos raios UV e é um auxiliar poderoso contra o câncer de pele. A folha tem também tanino, que apresenta propriedades antissépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas. O Chá Verde Emagrece ? O ponto positivo, e um dos mais badalado do chá verde, é o do emagrecimento, e isso vem de suas propriedades diuréticas. Se associado a hábitos alimentares, ele é capaz de auxiliar na perda de gordura abdominal, pois aumenta o metabolismo e facilita a queima de gordura. Especialistas afirmam que ele desintoxica o organismo e facilita a digestão.

Propriedades do chá verde

O chá verde, de nome científico Camellia sinensis, é originário da China e da Índia e é mundialmente consumida devido às suas propriedades medicinais emagrecedoras. O chá-verde pode ser utilizado como remédio caseiro para tratar hipertireoidismo e fadiga. Para que serve o chá verde Dietas de emagrecimento, fadiga e hipertireoidismo. Propriedades do chá verde As folhas do Chá Verde estimulam o consumo das gorduras do organismo; favorece e a termogênese; reduz a absorção intestinal de gorduras e açúcares. Modo de uso do chá verde Para fins medicinais, em fitoterapia são utilizadas as folhas e os botões desta planta não fermentados, para conservar a integralidade das substâncias ativas (polifenóis e carotenoides - antioxidantes). Chá verde: Adicione 1 colher (chá) de chá verde numa xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Efeitos colaterais do chá verde Por ser rico em cafeína, ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais: náuseas, irritar a mucosa do estômago e do intestino, diminui a capacidade de coagulação sanguínea e por isso deve ser evitado antes de cirurgias. Contraindicações do chá verde Gravidez, lactação, insônia, dificuldade para dormir, gastrite, hipertensão.

Conheça historias de quem emagreceu