------------------------

cha da raiz de alteia.

ALTÉIA

Altthaea Officinalis

Descrição : Planta da família das Malváceas. Mede de 50 cm à 1 metro e meio de elevação, ligeiramente tomentosa, macia ao tato. Raiz longa fusiforme, cilíndrica, pivotada, carnuda da grossura de um dedo. Haste ereta cilíndrica, de ramos alternos, verde verde avermelhada. Folhas numerosas, alternas, pecioladas, mais ou menos cordiformes, irregularmente lobadas, serreadas, aveludadas, munidas de duas estipulas membranosas na base, caduca, pubesoentes. Flores esbranquiçadas, purpúreas ou ligeiramente rosadas, quase sésseis, formando uma espécie de panícula nas axilas das folhas superiores. Cálice gamossépalo, de 5s divisões acumuladas. Corola de 5 pétalas arredondadas ligeiramente lobadas na parte superior. Fruto orbicular, assaz deprimido, tomentoso, envolvido pelo cálice, e constituído por diversas cápsulas que se separam quando maduras.

Partes utilizadas : Folhas e raízes

Origem : Prefere lugares úmidos e margens de riachos do centro-sul da Europa.

Propriedades : Emoliente, calmante, antiinflamatória, laxante e expectorante.

------------------------

Remédio caseiro para garganta inflamada com chá de alteia.

Remédio caseiro para garganta inflamada com chá de alteia

O chá de alteia é um excelente remédio caseiro para garganta inflamada.

Ingredientes

1 colher (chá) de raiz de alteia
1 colher (chá) de raiz de gengibre picada
1 colher (chá) de hortelã-pimenta seca
250 ml de água
Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil basta adicionar o gengibre e a alteia em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos, após o tempo determinado retire a panela do calor e adicione o hortelã-pimenta. A panela deve ser tampada e o chá deve permanecer em infusão por mais 10 minutos. O chá deve ser coado e adoçado, o indivíduo com a garganta inflamada deve tomar goles do chá várias vezes ao dia.

Esse remédio caseiro é eficaz contra as inflamações por que a alteia é uma planta medicinal que acalma os tecidos irritados, enquanto o gengibre e o hortelã-pimenta diminuem a inflamação e proporcionam a sensação de refrescância, diminuindo a dor da garganta inflamada.

------------------------

O que á a alteia?

O que á a alteia?
A alteia é um arbusto aveludado que pode atingir os 2 m de altura. Os seus caules são divididos e plumosos e as suas folhas são grandes e têm o aspecto de um coração.

A alteia rosa, ou malva rosa, é utilizada como remédio natural , assim as outras espécies da mesma família. A sua raíz é muito utilizada para fazer chá, muito benéfico para combater problemas intestinais. As extremidades mais finas da planta jovens, podem ser cortadas e adicionadas a saladas.

------------------------

Quais as propriedades medicinais da alteia?

Quais as propriedades medicinais da alteia?
A alteia tem várias propriedades medicinais. As suas raízes utilizadas em chás, actuam em ataques de tosse e rouquidão, assim como em problemas intestinais e indigestões.

Este chá é ainda um excelente calmante e pode ser utilizado para gargarejos nos casos de garganta inflamada ou irritada, inchaços da boca e ainda irritação causada pelo tabaco no caso de fumadores. As flores fervidas em água, com adição de mel puro de abelhas, são mesmo eficientes para a tosse.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro