Facebook

Chá de AGONIADA

Chá de AGONIADA

Plumeria lancifolia A agoniada é reconhecida tradicionalmente como excelente remédio para mulheres, referindo-se seu nome aos sintomas associados ao ciclo menstrual. Descrição : Da família das Apocináceas, também conhecida como agonia, agonium, arapou, arapuê, arapuo, colônia, guina-mole, jasmim-manga, quina-branca, quina-mole, sacuíba, sucuba, sucuriba, sucuúba, tapioca, tapouca, tapuoca. Planta que atinge até 8 m de altura, de raízes compridas, folhas opostas e lanceoladas; suas flores são brancas e os frutos fusiformes. Suas flores são brancas, campanuladas, com a base do rubo amarelo, grandes, dispostas no ápice dos ramos em cimeiras de 2 ou 3; seus frutos folículos geminados, fusiformes, de 9 cm de tamanho normal, contendo sementes. Essa árvore chega a ter 20 m de altura e outra Microfila (quina-branca), respectivamente de folhas maiores e menores. No Brasil é grande o seu cultivo, abrangendo toda a região compreendida entre Goiás e Rio Grande do Sul. Curiosidade : As sementes serviam aos índios para a feitura de adornos, como colares, maracás, chocalhos e demais peças, principalmente para os dias festivos. Tem a variedade major (P. ago-niata Pk.), de maior porte. História: A agoniada é reconhecida tradicionalmente como excelente remédio para mulheres, referindo-se seu nome aos sintomas associados ao ciclo menstrual. Habitat: Ocorre nos estados do Sul, principalmente na Serrado Mar. Parte Usada : Folhas e cascas.

Agoniada - Indicações

Agoniada - Indicações Sedativo e antiespasmódico. Trato ginecológico: como emenagogo nas amenorréias, nas cólicas menstruais, inflamações uterinas e como tônico. Sistema linfático: linfagites, adenites, escrófulas e engurgitamentos glanglionares. Trato respiratório: na asma facilitando a respiração e reduzindo a dispnéia. Purgativo: doses mais elevadas - 20/30 ml, apresentam ação purgativa. Contra-indicações de Agoniada Uso contra-indicado durante os três primeiros meses de gravidez, do quarto mês em diante usar apenas com acompanhamento médico. Advertências Frascos com 100 ml. Agoniada - Posologia Uma colher das de chá (5 ml), 3 vezes ao dia.

O que é Agoniada

Agoniada, de nome científico Plumeria Lancifolia Mul. Arg, é uma planta medicinal também chamada de agonia, arapuê ou jasmin-manga. Essa planta medicinal, além de ser um poderoso calmante também é utilizada no tratamento de cólicas menstruais, pois provoca a menstruação. Propriedades: Purgativa, febrífugo, anti-depressiva, anti-asmática, anti-espasmódica, calmante. Para que serve: Cólicas menstruais, febres, asma, doenças de pele, inflamações no útero, menstruações desreguladas, bronquite, corrimentos vaginais, gases e vermes. Contra- Indicações: É contra indicado para crianças, mulheres grávidas ou em fase de lactação. Efeitos Colaterais: Pode ocasionar alterações no tempo de protrombina, diarréia e aumento do fluxo menstrual. Modo de usar: Infusão: Adicionar de 5 a 20g de agoniada em 1 litro de água fervente. O chá deve ser bebido de 4 a 5 vezes ao dia sem o uso de adoçantes. Compressas: Utilizar as folhas de agoniada sobre os órgãos afetados 2 vezes ao dia.

Veja para que serve Agoniada

Veja para que serve Agoniada Agoniada (Plumeria lancifolia) AÇÃO E INDICAÇÃO: Indicada para inflamações no útero, ovário e menstruações difíceis. FORMAS UTILIZADAS: - Cápsula (pó da planta); - Tintura (líquido).

Conheça historias de quem emagreceu