------------------------

cha de capim santo.

Também conhecido como Capim-cidreira, Capim-limão ou Lemon Grass, o Capim Santo é uma erva muito utilizada pelo Ayurveda, a tradicional medicina indiana, e contém benefícios terapêuticos que vão muito além do seu sabor agradável.

Por equilibrar o excesso do elemento fogo no organismo, a erva é muito recomendada nos casos de irregularidades menstruais, especialmente nas cólicas.

É refrescante, carminativa (combate os gases), tônica da mucosa gastro-intestinal e útil nos vômitos e diarréias. Sua infusão composta com folhas de hortelã, pimenta-do-reino e gengibre seco, adoçada com açúcar mascavo, é útil em casos de cólicas gastrointestinais, flatulência, febres, obstrução nasal e infecções das vias aéreas superiores.O Capim Santo é também sedativo e um excelente digestivo para as crianças.

Do chá feito por infusão, recomenda-se tomar de 02 a 04 xícaras por dia, de acordo com a patologia. Para tratamentos mais longos, recomenda-se procurar um terapeuta ayurveda como orientador.

Com os sintomas prolongados, procure um médico.

Melhor ainda é tomar o chá de Capim Santo numa caneca presenteada pelo melhor amigo, não?

------------------------

Dieta do chá de capim-santo com limão: 5kg em um mês.

Dieta do chá de capim-santo com limão: 5kg em um mês
Uma boa dose de chá de capim-santo com limão por dia, aliada a um cardápio de 1.600 calorias e 30min de caminhada é o segredo do sucesso. Se você seguir essa receita, vai secar 5kg em um mês. A erva é ótima para a digestão, além de estimular a circulação sanguínea, desinchar a região da barriga e, ainda, é calmante e ajuda a controlar a gula naquelas horas que dá vontade de atacar a geladeira.

Já o limão é super diurético e acelera o processo de emagrecimento. A união do capim-santo com o limão é uma poderosa arma contra os quilinhos extras. O chá é desintoxicante, que ajuda a queimar gordura porque acelera o metabolismo, o que elimina mais rápido as reservas de gordura pelo corpo. Tá gostando? Então, atenção! Tomar pelo menos três xícaras desse chá por dia ainda elimina a celulite porque melhora a oxigenação das áreas que têm retenção de líquido
Na alimentação, a orientação dos nutricionistas é comer a cada três horas, evitar frituras e carnes gordurosas e massas com molho branco ou com muito queijo. Manter um cardápio saudável, com frutas, verduras e legumes é fundamental. Troque o arroz e a massa branca pelas integrais e opte por carnes leves, como peito de frango e peixe ou um bife sem gordura.
Ele pode ser ingerido quente ou gelado e a dica é tomar no meio da manhã, uma hora depois do almoço e outra xícara no meio da tarde. Pode ser feito com a erva fresca, seca ou em sachê e limão espremido. Anota a receita:

Ingredientes

- 500ml de água
- 1 limão espremido
- ½ xícara de capim-santo (erva)
- Mel ou adoçante a gosto

Modo de fazer

Ferva a água e a erva capim-santo por 30 minutos. Depois, misture o suco de limão e adoce.

------------------------

Benefícios do Capim Santo.

Benefícios do Capim Santo
O capim santo (Cymbopogon densiflorus), também conhecido como capim-limão ou capim cidreira, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas lembram mato ou capim, mas não devem se tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias benéficas, que pode auxiliar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.
Propriedades Medicinais do Capim Santo

Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outro forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
As formas de preparo variam de acordo com o efeito que se espera da erva. Abaixo, listamos os problemas e enfermidades que podem ser tratados a partir do uso do capim santo:
Capim Santo
Propriedades e Benefícios do Capim Santo
cólicas intestinais e menstruais;
ansiedade e insônia;
má digestão;
febre;
diarreia;
gases;
dor de cabeça;
tosse;
dores musculares.
Esses efeitos se devem às propriedades curativas da planta, que possui ação diurética, bactericida, calmante, depurativa, expectorante, febrífuga, entre outras.

------------------------

Veja para que serve Capim Limão.

Veja para que serve Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)
Capim Limão (Cymbopogon citratus)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Trata insônia, angústia, palpitações, dores de cabeça e gases.

FORMAS UTILIZADAS:
- Cápsula (pó da planta)

- Tintura (líquido)

- Chá (rasura)

- Chá 7 Ervas (Carqueja, Mate, Chá Verde, Melissa, Camomila, Capim limão e Hortelã) Auxiliar para regime de emagrecimento.

- Óleo Essencial

Capim Limão
Capim Limão (Cymbopogon citratus)

Talvez seja uma das plantas encontradas no Brasil com o maior número de nomes populares. É conhecida também como chá de estrada, capim-cheiroso, erva-cidreira, cidreira, capim-cidreira, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-cidró e mais uma dezena de nomes regionais. Isto se deve à grande dispersão desta planta no território brasileiro.

O capim-limão é nativo da Índia, onde é muito empregada pela medicina ayurveda, tanto como medicamento como condimento alimentar. Como as condições climáticas da Índia e do Brasil são muito parecidas, o capim-limão se aclimatou muito rápido e se dispersou de uma tal forma em nosso território que grande parte da população não acredita que seja uma planta exótica.

Formando uma touceira perene, o capim limão se multiplica por divisão de touceira, não produzindo sementes em nossas condições. Apresenta folhas longas e estreitas, extremamente aromáticas e caule curto, de poucos centímetros de comprimento. Normalmente arrancam-se os rebentos da touceira que são plantados de dois a três em um espaçamento de meio metro na linha de plantio por um metro entre as linhas de plantio. Antigamente, e ainda hoje, os agrônomos orientam o plantio de capim limão para controle de erosão nas faixas de nível e ao redor das estradas para reter o solo.

O capim-limão pode ser empregado como bebida refrescante e muito saborosa. Pegue cerca de quarenta folhas cortadas em pedaços pequenos e bata no liquidificador juntamente com suco de quatro limões em um litro de água gelada. Coe, adoce e acrescente gelo a vontade. Se quiser pode adicionar algumas folhas de hortelã. Beba à vontade, pois é completamente desprovido de toxicidade. O máximo que pode acontecer é você ficar meio tranqüilo. Você pode preparar este suco com ervas desidratadas, desde que sejam ervas de boa qualidade. Onde poderíamos servir este suco ou o chá gelado? Em hospitais, clínicas médicas, em repartições públicas, ou seja, locais onde as pessoas normalmente ficam estressadas. Na Índia o caule do capim limão entra em inúmeros pratos, ou para aromatizar ou mesmo para ser consumido juntamente com os outros ingredientes. Experiente pegar os caules bem tenros, fatiá-los finamente e adicionar em alguns pratos, como carnes refogadas ou assadas.

As qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras. Possui ação calmante, espasmolítica suave, ou seja, pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais. Devido ao mirceno, um dos princípios ativos do capim-limão, esta planta também possui ação analgésica. Pode ser indicado nos casos de nervosismo e estados de intranqüilidade. O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente, sempre com o objetivo de acalmar, de sedar. Quando estiver muito cansado, nervoso e irritado, experimente ir até a um massagista e pedir a ele que faça uma massagem relaxante empregando o óleo essencial de capim-limão. Só que seria bom levar alguém para dirigir o carro na volta, pois você vai sair tão mole, tão relaxado que não vai conseguir chegar até a próxima esquina. Não sofra de insônia, de estresse, de tensão muscular. Não há necessidade de tomar medicamentos fortes. Use o que a natureza produziu para você, pois além de eficaz, não tem efeitos colaterais e é muito saboroso.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro