------------------------

cha de chapeu de couro.

Chapéu de Couro é o nome de uma planta muito conhecida pelas propriedades medicinais de suas folhas. Simples de fazer, o chá de chapéu de couro é usado no combate á doenças diversas como tosse e problemas de fígado, além de ter um significante poder diurético, ou seja, ajudando no emagrecimento (através da eliminação dos líquidos retidos) se combinado com boa alimentação e atividades físicas regulares.

O que é o chapéu de couro?
Chapéu de couro é o nome de uma planta muito abundante no sul do Brasil. De nome científico Echinodorus grandiflorus, a planta é conhecida por vários nomes, entre eles estão: Alismacéa, Aguapé e "chá mineiro", devido o seu consumo em grande quantidade pelas pessoas que moram em Minas Gerais.

Quando atinge a maturidade o chapéu de couro pode chegar a 1,5 metros de altura e suas flores e folhas podem ser utilizadas de maneira medicinal.
Conheça seus benefícios para saúde

O chá de Chapéu de Couro é indicado como auxiliar nos tratamentos contra tosse, pressão alta, colesterol alto, gota e diversos problemas de pele. Pessoas com problemas na bexiga e nas vias urinárias são beneficiadas com o consumo do chá, assim como quem tem problemas de fígado.

Pessoas com problemas de excesso de ácido úrico, gastrite, arteriosclerose, artrite e faringite também podem consumir o chá sem medo, que logo verão uma melhora na saúde. E quem sofre de prisão de ventre também pode ficar feliz, porque o chá também funciona como um ótimo laxante suave.

Por possuir um leve poder diurético e evitar que o corpo acumule água excessivamente, beber chá de chapéu de couro pode ajudar você a perder os pneuzinhos que te incomodam, desde que combinado com uma boa alimentação e atividades físicas frequentes.

E mesmo com poucas pesquisas científicas a respeito das propriedades medicinais curativas do chapéu de couro, ele é usado popularmente também como anti-inflamatório e antirreumático.

------------------------

Veja para que serve Chapéu de Couro.

Veja para que serve Chapéu de Couro
Chapéu de Couro (Echinodorus macrophyllus)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Diurético, depurativo, usado nas doenças renais e das vias urinárias.

Pode ser associado ao regime de emagrecimento como depurativo e diurético.

FORMAS UTILIZADAS:
- Cápsula (pó da planta);

- Tintura (líquido);

- Extrato Fluido (líquido);

- Chá (rasura).

Chapéu de Couro
Chapéu de Couro (Echinodorus macrophyllus)
Chapéu-se-Couro, nome estranho para uma planta que nada tem de chapéu e nem de couro. Este nome provavelmente foi dado pela população devido ao seu aspecto áspero, rústico, parecido com o próprio couro. Normalmente encontra-se plantas com folhas grossas e coriáceas (parecida a couro) em locais de pouca água, como caatinga e cerrados, sendo uma defesa da planta para evitar a perda de água excessiva. Mas no caso do Chapéu-de-Couro é estranhamente diferente, pois ele vegeta em locais alagados, ou seja, ele precisa de um filme de água sobre o solo para poder se desenvolver.

Acredito que seja justamente isto que tenha chamado a atenção da população, pois apresenta aspectos de vegetação onde normalmente tem pouca disponibilidade de água, sem estranho vegetar em local alagado.
Normalmente o Chapéu-de-Couro se distribuía em várzeas, beiradas de córregos e lagoas por toda a nossa região, mas atualmente, devido ao desmatamento, é praticamente impossível encontrar um exemplar em nossa região. Ainda pode ser encontrado com facilidade na Serra do Mar, sendo que cobre extensões enormes de terrenos alagadiços.

Na região de Ubatuba e Caraguatatuba tive a oportunidade de ver o Chapéu-de-Couro tomando conta de áreas enormes, com folhas gigantescas. No Rio de Janeiro ele também vegeta muito bem, e é muito utilizado pela população, sendo que no interior existe até uma fábrica de refrigerante desta planta.

Com folhas arredondadas, enormes, podendo atingir mais de meio metro de diâmetro, de coloração verde escuro e pecíolo bem comprido e grosso, ela chama a atenção pela sua beleza, principalmente quando está florida. Não se consegue cultivar em terreno seco, obrigatoriamente deve ser cultivada em local inundado.
Afinal de contas para que serve o Chapéu-de-Couro ?
Possui uma ação incrível no sistema urinário. Possui ação diurética, auxilia na eliminação de pedras, faz uma verdadeira assepsia nas vias urinárias.

O Chapéu-de-Couro é o famoso curinga para o sistema urinário, quando existe um problema neste sistema e não se consegue saber exatamente o que é, e qual medicamente empregar, normalmente o Chapéu-de-Couro é o fitoterápico escolhido. Também apresenta um efeito depurativo muito acentuado, sendo empregado normalmente para vários tipos de doenças de pele e com resultado ótimo para o excesso de ácido úrico. Ele pode ser consumido na forma de chá, tintura, cápsulas e extrato fluído. Em casos mais graves, mais agudos, onde se deseja uma resposta rápida, é mais recomendado o uso do estrato fluido. Em casos mais crônicos o uso do chá pode ser uma excelente alternativa.

------------------------

CHAPÉU-DE-COURO Efeitos.

CHAPÉU-DE-COURO
chapeu de couro plantaResumo
Chapéu-de-couro: planta medicinal utilizada principalmente em casos de artrite reumatóide e hipertensão devido ao seu efeito antiinflamatório, imunossupressor e vasodilatador.

Popularmente é utilizada como diurético, depurativo do sangue, inchaço nos pés, contra inflamação de pele e de garganta, contra micose e para eliminar excesso de ácido úrico.

Nomes
Nome: Chapéu-de-couro, chapéu de couro, aguapé, chá de campanha, congonha do brejo, erva do brejo, erva do pântano
Nome latim: Echinodorus macrophyllus (Kunth) Micheli, Echinodorus muricatus, Echinodorus grandiflorus (fotos)
Família
Alismataceae

Componentes
Polifenóis, iodo, flavonóides (isovitexin e vitexin), xantonas, taninos e triterpenos.

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos
Anti-inflamatório, imunossupressor, vaso dilatador (dilata veias e artérias) e diurético.

Indicações
- Doenças reumatismais auto-imune (artrite reumatóide)

- Hipertensão

- Utilizado popularmente para tratar sífilis, fígado gorduroso, colesterol elevado, gota, arterosclerose, lesões na pele, micoses e inchaço dos pés.

Efeitos secundários
Nenhum efeito secundário relatado na literatura.

Contra-indicação
Não deve ser utilizado por pessoas que possuem pressão arterial baixa.

Interação
Pacientes que tomam medicamentos contra hipertensão devem tomar cuidado ao usar o chapéu-de-couro com a hipotensão (pressão arterial baixa).

Toxicidade
Um experimento realizado com ratos, demonstrou a ausência de efeito genotóxico, porém hepatoxicidade subclínica em caso de super dosagem. Lembre-se que nenhum fitoterápico deve ser utilizado por mais de 3 meses consecutivos.

Preparações
Uso interno
- Infusão

- Tintura

- Pó

Uso externo
- Cataplasma

Onde cresce ?
A planta geralmente cresce em solos alagados do Brasil, Guiana e Argentina, como vazantes, beira de rios, águas pouco profunda, entre outros. No Brasil pode ser encontrada no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Quando colher o chapéu-de-couro ?
Suas folhas podem ser colhidas em todas as épocas do ano.

Observações
O chapéu-de-couro é uma planta semi-aquática, podendo ser utilizada como planta ornamental em aquários e depurativa de lagos poluídos. A planta também é utilizada na produção de alguns refrigerantes como Mineirinho e Mate Couro.

------------------------

Chapéu-de-couro ou Echinodorus.

Chapéu-de-couro ou Echinodorus.
O chapéu-de-couro (Echinodorus macraphyllum1 ou Echinodorus grandiflorus2 ), também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com trinta centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênios com uma semente.

Flower of E. macrophyllus
É ornamental e apropriada para aquários, tendo, ainda, uso medicinal. A infusão das folhas fornece chá laxativo. Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão.3 Também é usado popularmente como antirreumático e diurético, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismo, artrite e sífilis e como depurador do sangue e eliminador de ácido úrico.
A planta produz um rizoma do qual se extrai uma massa. Dessa massa, pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue[carece de fontes].
A planta é utilizada na produção dos refrigerantes brasileiros Mineirinho e Mate Couro.

Como fazer o chá?

É aconselhado que o chá seja consumido de duas a três vezes ao dia e que não seja guardado de um dia para o outro.

Para fazê-lo é super fácil:

Em uma panela coloque um litro de água e espere levantar fervura.
Acrescente 20 gramas, ou duas colheres de sopa cheias, de folhas secas de chapéu de couro e desligue o fogo.
Tampe a panela e mantenha o chá descansando por no mínimo dez minutos.
Coe e beba sem adoçar.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro