Facebook

Chá de Cordão de Frade

Chá de Cordão de Frade

Cordão de Frade ( Leonotis nepetifolia) Origem na África tropical e Índia. O Cordão de Frade é uma planta daninha e invasora no Brasil, onde existe a lenda de que o Cordão de Frade só nasce onde o homem mora ou morou. Família: Labiatae Parte Utilizada: Folhas (Infusão) Propriedades Funcionais: O Cordão de Frade tem ação antiasmática, estomáquica, digestiva, antiespasmódica, carminativa, diurética. O Cordão de Frade aje como antirreumática, para dores articulares inespecíficas e reumatismos em geral. No sistema nervoso, o Cordão de Frade tem ação anticonvulsivante.

CORDÃO DE SÃO FRANCISCO Leonotis nepetaefolia

Descrição : Planta da família das Lamiaceae, também conhecida como cordão-de-frade, rubim, pau-de-praga, cordão-de-frade-verdadeiro, cordão-de-frade-pequeno, cauda-de-leão, tolonga. É uma erva anual e sublenhosa de caule quadrangular aveludalo pubescente, medindo até 2m de altura, simples ou ramificado, com folhas ovadas até ovado-deltóides, opostas, cuneadas ou subcordiformes na base, finalmente crenadas de 4 a 12cm de comprimento, suas flores são pediceladas, de 25mm com cálice pulverulento e corola bilabiada, vermelha ou roxa, ou ainda laranja-amarelo, manchadas, e dispostas em racimos densos, verticilados, de 5 a 6cm de diâmetro. Existe a lenda de que clareia a roupa. Outra lenda diz que acompanha o homem. Só vegeta onde o homem vive ao seu redor. Uma outra espécie (Leucas martinicensis, R. Br.) é também planta anual, de caule herbáceo, ereto até 130m de altura, geralmente ramoso, denso-pubescente, com ramos obtuso-quadrangulares, pilosos e profundamente sulcados. Suas flores são sésseis, brancacentas e vilosas, de cálice bi-labiado, dispostas em verticilos axilar-globosos, distanciados, multiflores. é perfumada, tónica e antispasmódica, sendo também empregada nas nevralgias. Muito usada contra os tumores, o seu cosimento é recomendado no tratamento do reumatismo gotoso e articular agudo, segundo Caminhoã. A infusão de suas folhas constitui remédio carminativo e sudorífico.

Chá de cordão de frade – Para que serve?

Com origem da África Tropical, o cordão de frade é uma planta da família da menta que é cheia de propriedades benéficas para a saúde física e mental. No Brasil, essa planta é encontrada em quase todas as regiões, exceto o Sul por ser muito frio e a condição climática não é favorável. Existem várias formas de se usar essa planta, embora a mais conhecida seja a infusão. Para que serve o chá de cordão de frade? A erva é bastante conhecida por suas propriedades terapêuticas e curadoras. Os problemas respiratórios são o destaque entre seus benefícios, ou seja, quem sofre de asma, bronquite ou outras doenças desse trato podem investir no cordão de frade. Outro ponto a se destacar sobre o uso dessa planta é que ela ajuda crianças que saíram recentemente de quadros de doenças debilitantes a recuperar a taxa de glóbulos vermelhos e dá resistência. Demais casos que podem ser tratados pelo chá: Fraqueza Reumatismo Gases Cistite Ácido úrico Febre Dor no abdômen Problemas no estômago Malária Nevralgia Espasmos

Nomes populares: cordão-de-frade-verdadeiro, pau-de-praga

Cordão-de-frade (Leonotis nepetaefolia) Nomes populares: cordão-de-frade-verdadeiro, pau-de-praga, rubim-de-bola. Indicações e modo de usar: folhas e talos: afecções respiratórias, urinárias, acúmulo de ácido úrico, flatulências, dispepsias chá por infusão ou decocção. Reumatismo, disúria chá por decocção, sob a forma de banhos, para aliviar os quadros dolorosos. Debilidade orgânica geral em crianças chá por decocção sob a forma de banhos aromáticos. Cravo-da-Índia (Eugenia caryophyllata thumb) Nomes populares: desconhecidos. Indicações e modo de usar: é um estimulante geral, além de ser anti-séptico. É um ótimo digestivo e externamente pode ser usado para aliviar dores de dente e como anti-séptico bucal. É indicado para infecções respiratórias, urinárias, dores musculares, articulares, nevralgias, lesões infectadas, úlceras e sarna. É muito usado como aromatizante e condimento nos alimentos.

Conheça historias de quem emagreceu