Facebook

Erva Cidreira

Erva Cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal de fácil cultivo, que pode ser utilizada na preparação de remédios caseiros para acalmar e para melhorar a digestão. A erva-cidreira também é conhecida popularmente como cidreira, citronete e melissa .Seu nome científico é Melissa oficinalis. Para que serve a erva-cidreira Acalmar, desinfetar, má digestão, prevenir doenças cardíacas, controlar a pressão, dor de cabeça, pé de atleta, insônia perda do apetite. Propriedades da erva-cidreira Ação anti-espasmódica; sudorífica; calmante; anti-inflamatória e antibiótica. Modo de uso da erva-cidreira Para fins medicinais em fitoterapia são utilizadas apenas as folhas frescas ou secas. Chá de erva-cidreira: Adicione 3 colheres (de sopa) de folhas da erva-cidreira para cada xícara de água fervente e beba ao longo do dia. Aromaterapia: Para relaxar utilize um chá ligeiramente mais forte e misture um litro de chá na água da banheira. Proporção da preparação: 8 colheres de chá de erva para um litro de água. Culinária: A erva-cidreira é principalmente utilizada como toque final no preparo de saladas, por exemplo.

Uso medicinal erva cidreira

Arbusto aromático chegando a medir até 2m de altura, com ramos finos, arqueados e quebradiços. A planta é nativa da América do Sul e encontrada em todo o território brasileiro, sendo muito usada na medicina caseira, por vezes em substituição à Melissa officinalis – outra espécie que também é conhecida como erva-cidreira. Por seu aroma, é também utilizada na indústria cosmética e muito apreciada pelas abelhas na produção de mel. Parte utilizada Folhas, ramos tenros e flores. Uso medicinal Indicada nos quadros de insônia e ansiedade como um calmante suave. Também tem ação digestiva, auxiliando nas cólicas abdominais e distúrbios do estômago, além de ter efeito expectorante. Alguns testes farmacológicos apontam que o extrato da raiz e o óleo essencial têm propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antimicrobianas, antiparasitárias e analgésicas. Modos de uso Chá de infusão das folhas, compressas, banhos, extrato alcoólico e cápsulas. Cuidados e contraindicações Não recomendada para quem tem pressão arterial baixa. Evitar o uso durante a gravidez. Efeitos colaterais Em doses muito altas pode causar irritação gástrica, náusea, diarreia, diminuição da frequência cardíaca e hipotensão.

Benefícios da Erva Cidreira

Você talvez não saiba, mas a erva-cidreira pertencente à mesma família da hortelã e do boldo. Você vai aprender em nosso artigo que estão não é apenas mais uma plantinha. A erva-cidreira traz em suas folhas e caules diversas substâncias que tem um poder calmante, relaxante e diurético. É muito comum encontrar pessoas que confundem a erva-cidreira com hortelã, isso acontece devido à enorme semelhança de suas folhas. Chegou à hora de você conhecer os benefícios e vantagens de inserir a erva-cidreira em seu dia-a-dia. Benefícios ao tomar chá de erva-cidreira As pessoas que tem problemas com insônia devem começar a tomar o chá de erva-cidreira todos os dias. O uso diário certamente vai te ajudar a melhorar a qualidade do sono. Os benefícios não param por ai, você vai ajudar a reduzir o número de momentos com dores de cabeça. Quando você passar a tomar este chá regularmente, você alivia seu organismo de muita tensão e auxilia na diminuição destes quadros citados anteriormente. Você achou bom, ainda tem mais vantagens. O chá de erva-cidreira tem a capacidade de ajudar na diminuição dos gases, além de conseguir regular melhor o funcionamento do intestino. As mulheres que tomam constantemente o chá de erva-cidreira conseguem um alívio das cólicas menstruais e intestinais, além de conseguir uma preservação dos rins.

Suco de Laranja com Erva-Cidreira

Suco de laranja com erva-cidreira Ingredientes: Suco de quatro laranjas maduras Um ramo de erva-cidreira 500 ml de água Açúcar ou adoçante a gosto Modo de Preparo: Você deve colocar todos os ingredientes em um liquidificador. Em seguida você deve bater por aproximadamente 2 minutos. Agora basta você coar e servir com pedras de gelo a sua vontade. Sorvete de erva-cidreira Como fazer um sorvete de Erva-cidreira? Conheça o sorvete de Erva-cidreira Ingredientes: 1 xícara de chá de folhas de erva-cidreira frescas 2 xícara de chá de leite desnatado 1 xícara de chá de iogurte 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado 2 claras 2 colheres de sopa de adoçante culinário, ou açúcar 1 pitada de sal Modo de Preparo: Você deve pegar uma panela e colocar o leite, a erva-cidreira e uma pitada de sal. Você deve deixar até ferver, depois de fervido você deve desligar e deixar descansar por 30 minutos. Agora você deve pegar uma tigela a parte e misturar as claras, o adoçante e o leite da panela. Depois de misturar tudo você deve colocar tudo novamente no fogo e em seguida vá adicionando o iogurte e o leite em pó aos poucos. Você deve fazer isso até perceber que engrossou. Agora basta deixar esfriar e em seguida levar ao freezer. Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que todos tenham compreendido a importância de introduzir a erva-cidreira em sua vida. Aproveitem as receitas e as opções diferentes para aproveitar todos os benefícios que esta erva tem para nossa saúde. Estamos nos despindo agora e queremos o seu comentário com uma sugestão ou crítica sobre o artigo e o site. Ajude-nos a melhor cada vez mais este site para receber a sua visita! Este é um tratamento caseiro muito difundido mas nada que é dito neste site dispensa a consulta a um médico ou profissional de saúde habilitado a lidar com este caso.

Conheça historias de quem emagreceu