Facebook

Erva de Passarinho

Erva de Passarinho

Hoje Universo Jatobá vai atender à mensagem do Rogério. Ele mora em Paraibuna, no estado de São Paulo, e quer saber o que fazer com a erva de passarinho, que está prejudicando muitas árvores na região dele. Geralmente, elas estão em árvores de ruas, praças e jardins e também em florestas, mas, neste caso, em menor quantidade. A erva de passarinho é uma planta parasita que se hospeda sobre a estrutura principal da árvore em busca dos nutrientes e sais minerais que essa árvore pega no solo, ou seja, ela se infiltra no tronco e acaba prejudicando a saúde da árvore, que também necessita dos nutrientes para viver. Isso não significa que outras plantas que vivam sobre as árvores, como a orquídea, também sejam parasitas. Algumas buscam a altitude para, então, conseguir maior luminosidade. O visual é lindo e acaba atraindo os pássaros, que são justamente os que ajudam a erva a se espalhar. Eles buscam os frutos das árvores parasitadas e quando defecam ou regurgitam o alimento em outro lugar, liberam as sementes em uma nova planta hospedeira.

Qual a solução para não prejudicar as árvores?

Como a erva suga os nutrientes da árvore, se nada for feito, ela pode morrer. Mas esqueça dos herbicidas, pois eles podem afetar também a árvore. E como o objetivo preservar a árvore, a solução é uma boa poda de limpeza nos galhos afetados na época do inverno, pois nesta época as folhas estão secas e a estrutura da hospedeira fica bem aparente. No caso de galhos mais grossos, que não podem ser podados, vale fazer a raspagem para evitar que a erva nasça novamente. Você também tem alguma dúvida ou sugestão? Mande também a sua mensagem que nós vamos responder na medida do possível.

Erva De Passarinho: Parasita e Cura De Doenças

O universo das plantas também tem as suas polêmicas e possui os seus elementos renegados. A Erva de Passarinho, cujo nome científico é Struthanthus flexicaulis, é uma dessas plantas que alguns amam e outros odeiam. Se você ainda não conhece muito bem essa planta e não entende o porquê de tanta contradição, deve acompanhar o nosso artigo a seguir. O Que é Erva De Passarinho? Essa planta pertence a família Loranthaceae e é considerada um tipo de hemiparasitas, aí é que está o grande problema a respeito da imagem ruim dessa planta. A espécie está presente em algumas áreas do Brasil, mas o lugar em que mais é encontrada é no Cerrado Brasileiro. Podemos descrever essa planta como sendo uma espécie de trepadeira que recebe o nome de Erva de Passarinho, pois fornece os alimentos para muitas aves frutívoras, e esse é o lado positivo dessa espécie

Definições Técnicas Da Erva De Passarinho

Trata-se de uma planta superior que parasita outras plantas. Em geral, ela tem preferência por "sugar" árvores lenhosas. Quando essa planta não é retirada daquela que está parasitando, vai sugando a seiva da outra até leva-la a morte. Pelo fato de ser uma planta que serve de alimento para diversas espécies de pássaros, ela conta com a ajuda deles para se proliferar. Quando os passarinhos comem, eles ingerem as sementes dessa planta e passam a eliminá-las em suas fezes. É assim que a Erva de Passarinho se espalha de forma tão rápida e quase irremediável. Vale ressaltar que essa espécie não chega a causar a morte diretamente da planta em que se hospeda, mas com o seu enfraquecimento acaba ficando mais suscetível a doenças. Com o passar do tempo o alimento não é mais suficiente para os dois organismos e o parasitado acaba morrendo.

Conheça historias de quem emagreceu