Facebook

Erva jasmim

Erva jasmim

Jasmim: Planta medicinal rica em óleo essencial, na fitoterapia é usada principalmente às flores de jasmim devido seus efeitos calmantes e sedativos. É geralmente encontrana na forma de chá das flores da planta. Nomes Nome: Jasmim, jasmim do imperador, jasmin, jasmineiro, jasmim-dos-poetas, jasmim-de-são-josé, jasmim-amarelo, jasmim-branco Nome latim: Jasminum officinale Nome inglês: jasmine Nome francês: jasmin Nome alemão: Jasminum Nome italiano: jasminum Nome espanhol: jasminum Família Oleaceae Componentes Óleo essencial (a partir das flores) contendo acetado de linalol de jasmim, também conhecido como essência aromática de jasmim. Partes utilizadas Flores Efeitos Sedativo, antidepressivo, antiespasmódico, anti-séptico, afrodisíaco. Indicações - Estresse - Insônia, distúrbios do sono - Tensão nervosa - Depressão leve - Tosse (com espasmos) Efeitos secundários Nenhum conhecido (em nossa opinião). Contra-indicação Alergia à planta (incluindo o óleo essencial). Interação Nenhuma conhecida (em nossa opinião).

Erva JASMIM

Se há uma planta que pode ser incrivelmente amada e inacreditavelmente odiada esta planta é o Jasmim! Muitos a amam pelo seu perfume, e outros a odeiam pelo mesmo motivo. Mas a verdade é que das 537 espécies conhecidas, ao contrário do que se pensa, nem todas possuem perfume, mas todas possuem flores e sempre haverá alguma capaz de agradar até o mais exigente apreciador de jardins. Geralmente os Jasmins remetem a idéias de jardins clássicos ou românticos, este segundo caso talvez deva-se ao fato da lenda que diz que se um casal briga muito deve-se plantar Jasmim em seu jardim e que o chá da planta é afrodisíaco. Lendas à parte, o que é certo é que grande parte das variedades de Jasmim ou daquelas conhecidas popularmente como Jasmim realmente criarão um ar romântico ou clássico num jardim, porém também há variedades bastante neutras que vão bem em ambientes diversos, como é o caso do Jasmim-Laranja. Versátil, o Jasmim pode ser cultivado em vasos ou canteiros; pode ser conduzido por estacas, podendo assim, cobrir caramanchões, pergolados e até mesmo formar cercas-vivas, para tanto precisam ser devidamente acompanhados e tutorados. De modo geral os jasmins são pouco exigentes com relação ao solo, mas para uma floração abundante recomenda-se um solo rico em matéria orgânica dando-se atenção especial ao nível de Fósforo, pois este é responsável por um bom florescimento. Algumas espécies devem ser cultivadas à pleno sol enquanto outras preferem locais sombreados e frescos, podendo ser cultivadas até mesmo dentro de casa desde que haja boa iluminação e circulação de ar, já que seu perfume característico pode tornar-se incômodo, entretanto esta possibilidade deve ser descartada caso haja pessoas alérgicas na casa.

Chá de jasmin é bom para que?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta O chá de jasmim é feito das folhas do chá verde misturadas com flores de jasmin frescas. É a bebida mais popular entre as pessoas mais velhas na Ilha de Okinawa (Japão), que raramente bebem o chá verde puro. Detalhe: Okinawa tem a maior concentração de idosos com mais de cem anos de idade no planeta. Há uma média de 34 pessoas centenárias para cada 100 mil habitantes. Muitos estudos comprovam que essa bebida ajuda a reduzir as taxas de colesterol e há quem acredite que o chá de jasmim é ainda melhor para o organismo que o chá verde. Outros benefícios: Alivia o estresse; Diminui a ansiedade, a tensão e a exaustão; Combate os sintomas da depressão; É calmante; Auxilia no tratamento de conjuntivite e problemas da pele; Atua na prevenção ao câncer (osso, pulmão e mama); É excelente para combater dor de cabeça.

O chá de jasmim é produzido alternando-se camadas de folhas de chá e flores de jasmim

O chá de jasmim é produzido alternando-se camadas de folhas de chá e flores de jasmim. O chá de jasmim é produzido alternando-se camadas de folhas de chá e flores de jasmim. Sobre uma camada de folhas de chá, espalha-se uma camada de flores de jasmim e depois mais uma camada de folhas de chá e assim por diante, sendo que quanto mais camadas intercaladas, maior a qualidade do chá de jasmim. O termo "chá" foi popularizado e é usado hoje em dia para descrever qualquer infusão de frutos, folhas, flores com água quente, mas o verdadeiro chá é aquele feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis. As folhas de chá, quando apanhadas começam a sofrer um rápido processo de oxidação, tornando-se escuras(queimadas). Para parar esse processo de oxidação é necessário secar as folhas. Dependendo de quanto de oxidação a folha sofre, pode-se classificar o chá em 4 grupos: chá branco: feita a partir de folhas jovens onde o processo de oxidação é totalmente bloqueado; chá verde: um pouco de oxidação ocorre mas ainda muito pouco foi oxidado; chá oolong: popular na China, sofre um pouco mais de oxidação que o chá verde; chá preto: grande parte das folhas oxidadas. O chá de jasmim é tradicionalmente feito usando-se folhas de chá verde.

Conheça historias de quem emagreceu