Facebook

Erva kawa kawa

Erva kawa kawa

A Kawa Kawa tem sido considerada como uma erva de grande destaque nos anos noventa, devido a suas propriedades ansiolíticas. Atualmente tem sido testada, comparando-a em relação aos tradicionais benzodiazepínicos para o controle da ansiedade, com resultados favoráveis à Kawa Kawa, onde não se manifestam efeitos colaterais comuns aos benzodiazepínicos como a sonolência e redução da função mental.
É um arbusto de 2-2,5 metros de altura, com folhas cordiformes, lisas e verdes em ambas as faces, que chegam a 15 cm de comprimento; possui flores pequenas e numerosas dispostas em inflorescência do tipo espiga. As partes mais importantes da planta na utilização terapêutica são as raízes e os rizomas. As raízes atingem de 5 a 8 cm de espessura na maturidade, ou seja, após 3-5 anos de cultivo. Essas raízes podem chegar à forma de uma massa fortemente enovelada, que, no passado, correspondia a uma forma valorizada comercialmente.
É originária das ilhas da Oceania (Polinésia, Indonésia e Melanésia), sendo utilizada pelos nativos em bebida não fermentada em cerimônias religiosas devido as suas propriedades eufórica e relaxante.

KAWA KAWA - Piper methysticum

A Kawa-Kawa é originária das ilhas da Oceania (Polinésia, Indonésia e Melanésia), É um arbusto de 2-2,5 metros de altura, com folhas cordiformes, lisas e verdes em ambas as faces, que chegam a 15 cm de comprimento; possui flores pequenas e numerosas dispostas em inflorescência do tipo espiga. As partes mais importantes da planta na utilização terapêutica são as raízes e os rizomas. Nomes populares: No mundo inteiro a planta pode ser conhecida como: Kawa Kawa, Kava Kava, Kawa, Kava, Cava, Cava Cava, Awa, Awa-irai, Ava Pepper e Intoxicating Pepper.

INDICAÇÃO: O chá de Kawa Kawa >> é indicado no controle da ansiedade; na menopausa; em Síndromes pré-menstruais; na insônia; como relaxante muscular e anticonvulsivante (epilepsia).
É excelente o tratamento de insônia melhorando a qualidade do sono, aumentando as fases de sono profundo com tendência a diminuir a fase de adormecimento e sono leve.

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água.
Deixe cozinhar por 3 - 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos.

Quais estudos científicos dão evidências para suportar o Kava Kava?

A Kawa Kawa ganhou fama como um poderoso ansiolítico natural. Atualmente, a planta tem sido testada a fim de que seus efeitos sejam comparados aos dos tradicionais benzodiazepínicos (como Valium, Lexotan, etc.) no controle da ansiedade, com resultados favoráveis à Kawa Kawa, pois ela não apresenta os efeitos colaterais comuns aos benzodizepínicos como a sonolência e redução da função mental.

Oralmente, a Kawa Kawa é usada para tratar ansiedade, estresse, insônia e agitação. Também é utilizada para epilepsia, psicose e depressão. Na medicina popular, a Kawa Kawa é usada oralmente como um sedativo, para promover cicatrização de feridas, para tratar dores de cabeça incluindo enxaqueca, resfriados e infecções do trato respiratório, tuberculose e reumatismo.

É usada para tratar infecções urogenitais incluindo cistite crônica, doenças venéreas, inflamação uterina, problemas menstruais, e prolapso vaginal. Alguns consideram a kawa um afrodisíaco.

Quais estudos científicos dão evidências para suportar o Kava Kava?

Recentes estudos clínicos demonstraram que a erva kava é um medicamento anti-ansiedade seguro não viciante, e tão eficaz quanto agentes de ansiedade por receita contendo benzodiazepinas, como valium. Enquanto benzodiazepinas tendem a promover letargia e prejuízo mental, kava demonstrou melhorar a concentração, memória, e tempo de reação para pessoas que sofrem de ansiedade. Kava foi demonstrado clinicamente como um meio de alcançar um estado de relaxamento sem efeitos colaterais adversos.

Advertência: Não utilizar se estiver grávida, amamentando ou fazendo tratamento para depressão. O uso excessivo pode causar danos no fígado.Parte utilizada: raízes.

Contra-indicações/cuidados: gravidez, aleitamento, mal de Parkinson, usuários de ansiolíticos (Diazepam, Temazepam, Alprazolam), antidepressivos, antipsicóticos ou outro agente que cause depressão do sistema nervoso central, como sedativos e hipnóticos.

Efeitos da Cava-cava

Ansiolítico, espasmolítico, calmante, anticonvulsivante, tranqüilizante, analgésico.

Indicações da Cava-cava
Ansiedade, estresse, angústia, distúrbios do sono, artrite.

Efeitos secundários
Diversos efeitos secundários possíveis (diarréia, anorexia,...). Na compra de um medicamento, leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações
Gravidez, aleitamento, depressão. Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações
Álcool, diferentes medicamentos que agem sobre o sistema nervoso (barbitúrico). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações a base de Cava-cava

- Comprimidos de cava-cava

- Cápsulas de cava-cava

Onde cresce a cava-cava ?
A cava-cava cresce nas ilhas no Pacífico.

Conheça historias de quem emagreceu