Facebook

Erva noz de cola

Erva noz de cola

Acredita-se que o homem do período Paleolítico já utilizava plantas com alcalóides metilxantínicos com as quais preparava as suas bebidas. A Noz de Cola participa de algumas cerimônias sociais na África e na Ásia, a qual foi transmitida para as culturas afro-americanas.
É uma árvore sempre verde que apresenta uma altura de cerca de 15 metros. As folhas são coriáceas, inteiras, oval-oblongas e pecioladas com aproximadamente 10-20 centímetros de comprimento. As flores são dispostas em panículas amarelas. O fruto é polifolicular estrelado.
A Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª edição (1926) descreve as sementes, parte utilizada na terapêutica assim:
"A semente de cola, impropriamente denominada noz, é de forma e tamanho muito variável; mede geralmente de 25 a 50 mm de comprimento por 20 a 30 mm de largura e é de forma ovóide ou oblonga, obtusa, subtetragonal, deformada por compressão recíproca no interior do fruto; é recoberta por um tegumento membranoso, frouxo, cuja cor varia, na semente fresca, do branco-amarelado ao róseo-avermelhado, passando uniformente, pela dessecação, a cor de ferrugem. Cada semente é constituída por dois cotilédones carnosos reunidos e apresenta na sua base a fenda germinal curta, cruzando em ângulo reto o plano de contato dos cotilédones, os quais, quando separados, deixam ver na base da semente, no fundo da fenda germinal, uma pequena cavidade que contém às vezes a radícula e a plúmula ou os seus restos. Os cotilédones são divididos em cinco a oito lobos irregulares e perfeitamente distintos.
A semente de cola possui sabor adstringente e amargo, que diminui bastante pela dessecação."

A noz-de-cola também chamada de abajá

A noz-de-cola (também chamada de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi e orobó) é o fruto das plantas pertencentes ao gênero Cola da subfamília Sterculioideae (Malvaceae). As espécies mais comuns são encontradas na África Ocidental e na Indonésia, como Cola nitida ou Cola vera e a Cola acuminata. O grupo contém um total de 125 espécies.
Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a noz-de-cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes é usada cerimonialmente ou dada para convidados.
A noz era utilizada originalmente para produzir refrigerantes de cola, mas foi substituída por aromatizantes artificiais visando a diminuir custos na produção em massa. Algumas exceções incluem a Red Kola da A.G. Barr plc, Harboe Original Taste Cola e Cricket Cola, a última feita de noz-de-cola e chá verde.
As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarréica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, e sobretudo nas perturbações funcionais do coração. As sementes contêm teobromina e cafeína, usadas por muitas pessoas como sucedâneo do cacau e do café.
A noz-de-cola cresce espontaneamente na África Ocidental e Central em climas quentes e úmidos. O uso de suas amêndoas difundiu-se na região norte da América Latina por intermédio dos escravos negros que mascavam colas para suportar trabalhos penosos. Depois foi levada a outros países com finalidades agroindustriais.
A noz-de-cola era trazida para o sul da África através do comércio transaariano, por camelos. Esta espécie distingue-se por suas amêndoas conterem dois cotilédones grandes e inteiros, brancos ou avermelhados.

Veja para que serve Noz de Cola

Veja para que serve Noz de Cola
Noz de Cola (Cola nitida)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Promove o aumento da capacidade física e intelectual. Estimulante físico, mental e sexual.

FORMAS UTILIZADAS:
- Tintura (líquido)

Nóz de Cola em pó Cola nitida

Este produto está fora de estoque.

Avise-me quando chegar

Nóz de Cola em pó (<i>Cola nitida</i>)

Nota: Nota: 5
Comentários Atuais: 3


Ver Depoimentos

Dar Depoimentos

Contar para um amigo

Voltar

Noz de cola é a semente de uma árvore nativa da África, Jamaica e Brasil. A noz de cola era o ingrediente principal da Coca-Cola após a cocaína ter sido proibida. Na Jamaica é consumida como estimulante sexual. Devido ao grande desgaste energético do corpo é usada para a perda de peso. A noz de cola é um forte estimulante. Como o café, a noz de cola estimula e mantém-te acordado.

Efeitos

A noz de cola é um forte estimulante. Como o café, a noz de cola estimula e mantém-te acordado. Aumenta o poder de resistência e diminui o apetite. Melhora a concentração, aclara o cérebro, tem forte efeito afrodisíaco. Impulsiona as tuas capacidades normais como, por exemplo, o trabalho, esporte, dança e sexo. Devido à descarga de energia que provoca no corpo de várias maneiras é usada como emagrecedor. Tem ação estimulante, regularizadora da circulação. Atua como poderoso tônico revigorante (talvez o mais poderoso da natureza). É um excitante do sistema nervoso e muscular. Usada também como anti-diarréica, nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas e, sobretudo nas perturbações funcionais do coração.

Uso
|
Pode adicionar mel, pois o sabor é bastante calcário.

Como vitalizador: uma ou duas colheres (chá) de noz de cola misturadas com café, chá preto, chá verde, chocolate quente ou coca-cola, dá-te mais vitalidade.

Como energético diário e emagrecedor: se procuras um energético completo (para corpo, mente e alma) e um eficiente emagrecedor, basta misturar 2-3 colheres (chá) de noz de cola com chá verde quente adoçado com mel e um toque de cravo da índia. Desejará esta bebida todos os dias.

Como energético: para um verdadeiro impulso energético toma 3 ou 4 colheres de chá misturadas com as opções já citadas. Com doses mais altas não conseguirás permanecer quieto.

Como afrodisíaco e energético forte: misturar noz de cola com guaraná em pó. O guaraná tem quase o mesmo efeito, mas é mais suave e menos ativo.

Como energético espacial: 4 ou 5 colheres de chá de noz misturadas com chá verde forte (concentrado) ou 4-5 colheres (chá) do pó da noz misturadas em um copo de vodka com coca-cola.

Aviso
Os efeitos secundários são similares aos do café: inquietação e insônias. Tomar noz de cola tarde à noite pode resultar em falta de sono.

Conheça historias de quem emagreceu