Facebook

Erva noz moscada

Erva noz moscada

Noz Moscada
Trata-se de uma árvore perene que se adapta a vários tipos de solo, necessitando de iluminação plena. Não tolera ventos, nem secas prolongadas. Pode atingir até 10 metros de altura, possui folhas verdes e oblongas; flores pequenas e amareladas; fruto vermelho de aroma muito agradável e que apresenta uma semente dura. Esta semente dura, é que constitui a droga, caracterizada por ser ovóide ou elipsóide, de 25 a 30 mm de comprimento por 15 a 20 mm de largura, de cor parda-clara a parda-escura, grosseiramente rugosa e sulcada em todos os sentidos; numa de suas extremidades acha-se uma larga verruga clara, que corresponde ao hilo, da qual parte uma fenda estreita que se prolonga até a chalaza. Seu corte transversal apresenta as dobras pardo-avermelhadas das linhas esbranquiçadas do endosperma germinativo; a secção longitudinal mostra, próximo do hilo, um pequeno embrião, formado de eixo radículo-caulicular muito curto encimado por uma gêmula e dois cotilédones em forma de taça. Vale a pena lembrar que a semente quando transformada em droga é privada de seu tegumento e de seu arilo, aproveitando-se apenas a amêndoa.
A droga possui cheiro forte, aromático, muito agradável e sabor picante e fracamente amargo.
É muito empregada em condimento aromático culinário e para o fabrico de licores e digestivos.

Chá de NÓZ MOSCADA alucinógeno

Como Preparar:

Para efeito alucinógeno escolha as semente mais novas e menos secas.

Moer bem a noz moscada entre 5 a 10 sementes até formar um pó semelhante a serragem.

Ferver 200 ml de água, após fervura jogue o pó de nós moscada e deixe a vasilha tampada até esfriar.

Coe o caldo formado extraindo o chá.O chá tem sabor forte.

Sente-se ou deite-se esperando o resultado, o efeito inicia aproximadamente em 20 minutos após beber.

Os efeitos são efêmeros e leves.

As sensações experimentadas por quem toma o chá de noz moscada são:

Sonolência, dormência em partes do corpo, relaxamento muscular. Também altera as percepções sensoriais.

Atenção: Consulte o médico, especialmente se for cardíaco! Trata-se de bebida tóxica.

Propriedades medicinais NOZ MOSCADA

Propriedades medicinais: Digestivo, aperiente, afrodisíaca, antiinflamatória, carminativa, diurética, emoliente, estomáquica, sedativa, tônica.

Indicações: Abscessos, aftas, anemia, antrazes, arrotos, asma, atonia e cólica intestinal, cólicas do estômago, debilidade, diarréia crônica, dispepsia, doenças do estômago, dores do estômago, dor lombar, dores reumáticas, estimulante cerebral, expulsão de pus, flatulência, fortificante, fraqueza do estomago, hemorragias, hemoptises, hemorróidas, leucorréia, mau hálito, náuseas causadas por outras drogas, otites supuradas, perda de memória, reumatismo gotoso, soluço, supurações da pele, timpanismo, tônico, trato gastro-intestinal.

Posologia: Como condimento, geralmente a noz é ralada sobre os alimentos e o chá é feito com partes de uma noz, o que daria uma dosagem abaixo do limite de intoxicação. É importante notar que o consumo de noz-moscada em doses de 1 a 2 mg/kg de peso corporal foi relatado capaz de induzir efeitos colaterais do SNC. A overdose tóxica ocorreu com o consumo de 5 gramas.

Interação medicamentosa: Devido à propriedade ansiogênica da noz-moscada, teoricamente, uma interação pode ocorrer com o uso concomitante da noz-moscada ou macis e drogas ansiolíticas. Interações da noz-moscada com diazepam, ondansetron, ou buspirona foram observadas em ratos. Uma morte foi associada com a ingestão simultânea de grandes quantidades de noz-moscada e de flunitrazepam. O composto miristicina apresentou uma fraca atividade de inibição das enzimas MÃO (monoamina oxidase)

NOZ MOSCADA especiaria

NOZ MOSCADA

É uma especiaria proveniente da espécie Myristica fragans, a moscadeira, pertencente à família das Myristicaceae. Planta de porte alto, atingindo de 10 a 15 metros de altura, com várias ramas dispostas ao longo do tronco principal. Os principais países produtores são: Indonésia, Índia, Nova Guiné, Ceilão, Zanzibar, Trinidad, Tailândia. Já os principais compradores são: Inglaterra, França, Canana, Estados Unidos. Japão, China e Austrália.

Na região Sul da Bahia, a cultura ainda é pouca explorada, apesar das amplas possibilidades de ampliação do seu cultivo, tendo em vista a excelente adaptação da planta às nossas condições de clima e de solo.

Macis é a membrana laranja-avermelhada que cobre a casca da noz-moscada, dentro do fruto da árvore que é originária das Ilhas Molucas, na Indonésia. Muito usada na Índia, foi introduzida no ocidente pelos árabes, logo se tornando - junto com a noz-moscada - uma das especiarias mais caras e procuradas. Seu sabor é semelhante ao da noz-moscada (lembrando uma mistura de pimenta-do-reino com canela), porém mais sutil e aromático; por ser levemente adstringente, se sai melhor em pratos salgados. É bastante versátil na cozinha, servindo a pratos doces e salgados: desde biscoitos, tortas, pudins e bolos, até carnes e aves. A noz-moscada possui cerca de 10% de óleo essencial, composto principalmente por hidrocarbonetos. Pode possuir propriedades alucinógenas em altas dosagens (porções acima da metade de uma semente).

Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse pelo cultivo da Moscadeira, fornecendo informações básicas aos interessados pelo o cultivo, bem como contribuir para sua expansão e exploração comercial.

Conheça historias de quem emagreceu