Facebook

Erva parietaria

Erva parietaria

PARIETARIA - Parietaria officinalis L
FAMÍLIA: Urticáceas
NOME VULGAR: Alfavaca de cobra
DESCRIÇÃO: planta vivaz, de 2-6dm, com os caules pubescentes; glomérulos densos, multifloros, axilares; folhas alternas, inteiras; perianto com 4-5 tépalas subiguais e mais ou menos aderentes.

INDICAÇÃO: Chá de Parietária >>> Diurético, calmante sobre a pele e as mucosas inflamadas, combate o endurecimento dos tecidos e devolve a flexibilidade e maciez (emoliente), inflamações do aparelho urinário, cistite, uretrite, cálculos renais, Inflamação do rim.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da erva. Desligue o fogo e abafe por dez minutos

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá 3 vezes o dia.

Quais os benefícios da erva parietária?

Esta erva medicinal tem várias propriedades, com o emoliente, diurética, antiinflamatória e adstrigente.

Está indicada para fissuras anais e labiais, para problemas urinários, além de ser muito benéfica também para queimaduras e feridas. Os seus princípios ativos são os flavonoides, taninos, sais de potássio, muciclagens e princípios amargos.

Para fissuras anais, deve utilizar-se um chá bem forte, com 4 colheres de sopa de erva fervida durante 15 minutos. Deve deixar arrefecer e fazer um banho de assento.

Parietaria officinallis...

PARIETÁRIA

Parietaria officinallis.

Descrição : Planta da família das Urticaceae, cresce em muros velhos. Pequena planta verde de fohas alongadas e flores verdes. Vivaz que atinge até 30 cm de altura e cresce em regiões de diferentes climas ao longo de todo o Brasil. Tem folhas cobertas por uma penugem não urticante. Parece um pouco com a urtiga brava.Também conhecida como parietária, alfava-de-cobra, tiritana; erba dei muri, gambarussa, pan mol, vedragin, lavagoti, marajola, perducia; erba vetriola, parietaria, erba vetriola, urceola, perfora muraglie, muraiola, spaccapietre, erba corona.

Partes Utilizadas : Caules e folhas.

Propriedades : Diurética, antiinflamatória, adstringente e emoliente.

Indicações : Afecções das vias urinárias e para uso externo é usado para curar feridas, queimaduras, fissuras anais e labiais.

Principios Ativos : Sais de potássio, taninos, princípios amargos, mucilagens, enxofre e flavonóides.

Modo de usar Parietaria

Modo de usar :

Infusão, perparada com 30 gramas da planta para cada litro de água e se toma em copo grande, várias vezes ao dia.

O pó da parietária incorporado ao mel para tratamento da asma e da tísica pulmonar.

Aplica-se também em uso externo um unguento com banah de porco para angina, sobre a garganta. para queimaduras e contusões, cozinha-se as folhas até a consistência nescessária, num vaso vitrificado, juntamente com 20 gramas de farelo e farinah de faas, 15 gtamas de malva e um vidro de óleo e vinho.

Conheça historias de quem emagreceu