Facebook

Erva salvia

Erva salvia

A salvia de nome científico Salvia officinalis é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças.

Para que serve a salvia

Afta, bronquite, caspa, catarro, gengivite e outras alterações nas mucosas, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão.

Propriedades da salvia

Contém óleo essencial contendo pineno, princípio amargo, tanino, resina, cânfora, saponina e outros. Com atuação anti-inflamatória, anti reumática, balsâmica, cicatrizante, digestiva, sudorífica e tônica.

Modo de uso da salvia

Em forma de tintura: Tomar de 40 a 50 gotas, 3 vezes ao dia. Em forma de chá: para cada 250 ml e água fervente, acrescente 2 colheres de chá de erva deixe descansar por 10 minutos. A seguir coe e faça gargarejos no caso de inflamações das mucosas da boca, amigdalites, faringite ou esofagite.

Efeitos colaterais da salvia

Não encontrados na literatura pesquisada.

Contraindicações da salvia

Gravidez, aleitamento, indivíduos com problemas renais. Não usar grandes quantidades nem por um período de tempo prolongado.

Atenção: A salvia divinorum é um outro tipo de planta medicinal considerada alucinógena, que parece não viciar e não trazer malefícios para a saúde. Essa planta é uma espécie diferente da salvia utilizada na culinária e na medicina popular, que possui seu consumo proibido em diversos países pela ausência de estudos científicos que comprovem seus reais benefícios e malefícios.

Plantas Aromáticas - Sálvia

É uma planta vivaz, subarbustiva e bastante ramificada. As folhas da Salva, de coloração verde acinzentada, são de inserção oposta, de superfície rugosa, possuem um pecíolo mais ou menos longo que as une ao caule. As flores encontram-se agrupadas em vértices dispostos de espigas terminais.Toda a planta exala um agradável odor característico.
A Salva na Cozinha:
Aplicações Culinárias:
Possui um sabor ligeiramente apimentado e amargo, mas agradável. Vai bem com carnes brancas, de ovelha, porco, coelho e pato, peixes gordos e lacticínios. É também utilizada em salsichas, marinadas e recheios. Pode ser considerada como um substituto do louro. O seu chá também é ótimo, e faz bem à azia, bronquite, catarro, diabetes, diarreia e é um digestivo eficaz.
Receitas com Salva:
Lombo de Porco Assado com Sálvia (Salva)
Lasanha de Requeijão

Sálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica,salveta, chá da Grécia

Nome Científico Salvia officinallis / Labiadas
Planeta Júpiter
Origem De origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália.A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: "Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, Gosta de ter o palco por sua conta."
Partes usadas Folhas e flores
Lendas e
Mitos Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora.Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.
Características
e Cultivo Arbusto rústico e sempre verde, vai de 30 a 75 cms de altura. Folhas inseridas aos pares, verde-acinzentadas, muitas vezes manchadas de amarelo, se forem mais velhas espessas e tomentosas, de cheiro intenso e penetrante. Flores bilabiadas, vão do branco ao lilás. O caule torna-se lenhoso a partir do segundo ano.Cultivada junto à arruda e orégano vai super bem; suporta a seca e terra areno-argilosa. Em épocas frias ou de muita chuva perde as folhas, e aproveita-se para fazer novas mudas a partir de estacas de galho. Planta companheira do alecrim, morango e cenoura. Clima frio com bastante sol.
Outras Espécies Salvia splendens - Sálvia de jardim, com flores vermelhas.
S.officinallis purpurascens - folha intensamente aromática e avermelhada.
S.o.prostrata - S.lavandulifolia - S. sclarea - S.o. Icterina - S.o. Broad leaf - S.o.tricolor

Conheça historias de quem emagreceu