Facebook

Erva uxi amarelo.

Erva uxi amarelo

MULTIERVAS ( Miomas ) - UNHA DE GATO E UXI AMARELO
O Uxi (Endopleura uchi) é uma árvore alta da família das humiriáceas, nativa da Amazônia, de tronco reto e liso, casca cinzenta, madeira de boa qualidade, folhas denteadas e drupas comestíveis, com sementes oleaginosas. Também chamada de uxipuçu, encontrada em estado silvestre da mata primária de terra firme dispersa por todo Pará e Amazonas, árvore que alguns brasileiros consideram quase milagrosa.
A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal muito popular no Peru. Trata-se de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em uma árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato (nos Estados Unidos ela é conhecida como Cat's claw). Sabe-se que os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos e, ao passarem os seus conhecimentos para os índios, deixaram uma riqueza medicinal utilizada no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.

INDICAÇÃO: O Chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato são utilizados no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Em casos específicos de tratamento para miomas eles têm se mostrados extremamente eficazes.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de uxi amarelo para meio litro de água, Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Beber na parte da manha.
Coloque 1 colher de unha de gato para meio litro de água, Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Beber na parte da tarde.

COMO BEBER: Beber meio litro do uxi amarelo na parte da manhã e meio litro da unha de gato na parte da tarde.

Chás que eliminam miomas.

Mito ou verdade? Há quem não espere pela resposta definitiva. Na rota dos pesquisadores, foi encontrado o uxi-amarelo, árvore que alguns brasileiros consideram quase milagrosa.

"A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde", ensina o botânico.

A unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses. A erva fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores.

Uxi-amarelo e unha-de-gato. Quantas vezes essa mistura já surpreendeu médicos e pacientes? A professora Carla Ribeiro e a vendedora ambulante Maria Neide Oliveira não se conhecem, mas estão unidas para sempre por histórias muito parecidas.

No consultório médico, a professora e o marido olham emocionados mais uma ultra-sonografia. Durante sete anos, o casal tentou, sem sucesso, ter um filho. Os miomas, tumores benignos no útero, não deixavam.

Carla fez várias cirurgias para extrair os miomas. Mas, depois de um tempo, eles surgiam novamente. Já desanimada, começou a tomar o chá de uxi-amarelo e unha-de-gato.

"O chá foi para redução dos miomas. Comecei em maio e em junho eu engravidei. Um mês depois", conta Carla.

A gravidez é normal. A cada exame, Carla e Mailer ficam mais ansiosos pela chegada do bebê, que já ganhou um nome.

"É um milagre, uma emoção maravilhosa. Por isso, colocamos o nome de um anjo: Gabriel", revela Carla.

"Acredito que a gravidez signifique que o chá uxi-amarelo e unha-de-gato atuou e, de alguma maneira, reduziu os miomas que a impediam de engravidar. Com a minha experiência, hoje posso afirmar que ele dá um bom resultado", diz o médico Afrânio Melo Lins.

"Gabriel é forte. Com certeza, ele quer muito vir ao mundo. Agora que ele está perto de nascer, só quero ver a carinha dele", diz Carla, ansiosa.

Outro Gabriel também é forte, saudável. O xodó da mãe.
"Isso aqui é uma benção. Ele é um anjo na minha vida", exalta Neide.

Um anjo que chegou de surpresa. Em agosto de 2001, o Globo Repórter mostrou o início desta história. Naquela época, Neide só queria acabar com um incômodo provocado pelos miomas. Eram tantos que ela tinha sido aconselhada por médicos a fazer uma histerectomia radical – a retirada cirúrgica do útero, ovário e trompas. Foi quando começou a tomar os chás de uxi-amarelo e unha-de-gato. Cinqüenta dias depois, o susto.

"Eu achava que estava com outra doença, mais grave ainda. Depois de um mês sem menstruar, voltei ao consultório e disse para o médico que achava que estava doente", lembra Neide.

A resposta do médico foi desconcertante.

"Ele disse que eu estava com o mioma, mas que aquele mioma chorava, tomava mingau. Pensei que ele estivesse brincando comigo", diz Neide.

Enquanto estiver amamentando Yanno Gabriel, Neide não vai tomar os chás. Mas diz que os últimos exames revelaram que o uxi-amarelo e a unha-de-gato continuam e controlando os miomas.

Uxi Amarelo é uma grande árvore.

O Uxi Amarelo é uma grande árvore que pode alcançar os 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro. Sua casca é espessa e a madeira é vermelho-escuro. Seu fruto, uma vagem, pode ter de 5 a 7 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro e pesar entre 50 e 70g e pode conter entre 1 e 5 sementes.
Uma camada de aproximadamente 5mm em volta da semente representa a parte comestível do fruto.
Ele é encontrado nas áreas de terra firme e frequentemente forma a parte superior da floresta. Ele é uma das maiores árvores da floresta e é encontrado, frequentemente, acompanhado de outras espécies, formando assim um "uxizal". Ele prefere os solos arenosos e argilosos, ácidos e bem drenados, por toda a Amazónia.

Utilizações tradicionais
Uma infusão da casca do uxi amarelo é a principal utilização. Ela é indicada comumente contra os distúrbios menstruais e para alívio das inflamações uterinas, miomas, quistos e hemorragias.
As populações locais têm essa árvore como milagrosa, pelos efeitos curativos que lhe atribuem.
As propriedades de que esta planta goza na medicina popular brasileira são bem vastas, anti-inflamatória, antimutagénica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular e vermífuga.

Ainda na medicina popular do Brasil, principalmente para o tratamento de miomas, a infusão da casca de uxi amarelo é consumida em associação à infusão da raiz de unha de gato de forma que, numa parte do dia toma-se uma das infusões e na parte seguinte, a outra infusão. Há vários relatos (sem comprovação científica) de curas extraordinárias.
Os frutos do uxi amarelo são também consumidos pelas populações locais como complemento alimentar.

Utilizações actuais
A casaca do uxi amarelo é muito empregada para a fabricação de remédios.
É utilizada também sob a forma triturada ou em pó, em infusões, por suas propriedades terapêuticas.

Preparação
Utilizar uma colher de sopa (5g) da casca triturada, para 1 litro de água. Manter em ebulição durante 5 minutos.
Beber uma chávena da infusão duas vezes por dia.

Uxi Amarelo em Rama

Uxi Amarelo em Rama - Endopleurauchi (huber) cuat. Embalagem: 100gr Descrição do Produto: Árvore com 25 a 30 m de altura, tronco reto cilíndrico, alcançanco algumas vezes até 1m de diâmetro, casca gross, madeira roxa e dura, capa ampla e alargada, folhas simples alternas, coriáceas, elipto-oblongas, 10 a 20 cm de comprimento por 2,5 a 8,0 cm de largura , margem e serreada, ápice acuminada; inflorenscência em pequenos racemos, com flores pequenas ou panículos esbranquiçados e esverdeados.

Frutos drupa de 5 a 7 cm de largura a 4 cm de diâmetro, pesa entre 50 a 70gr, exocarpo liso, verde amarelado. A parte comestível é constituida por um mesocarpo, cerca de 5 mm de espessura: endocarpo (caroço) lenhoso, duro; de uma estrutura fíbrosa: um a cinco sementes. Uso Popular: Indicação: Mioma, cisto, inflamações uterinas, infecções e hemorragias. Sugestões de Uso: Modo de usar: Dividir o pacote em 4 partes iguais, pegar uma parte e põe pra ferver em 2 litros de água durante 10 minutos, depois de fervido, coar e tomar um copo 3 vezes ao dia ou se preferir tomar como água. Tempo de uso: até desaparecer os sintomas ou conforme orientação médica. "O uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante.

No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde", ensina o botânico. Informações Adicionais: Manter fora do alcance das crianças. Não utilizar durante a gravidez e lactação.

Qualquer dúvida o médico deverá ser consultado. Nota: Este produto não é remédio ou medicamento e, sim, suplemento alimentar e sua utilização não podem ser feito em detrimento de cuidados médicos. Todas as informações sobre o produto possuem apenas propósitos educativos e não tem a intenção de substituir diagnósticos, prescrições ou orientações. Sugerimos que quaisquer produtos aplicados para fins terapêuticos, mesmo que naturais, deve ser ministrado por profissionais da área de saúde. Reg. MS: Produto 100% Natural - Isento de Registro de Acordo com o artigo 28 - Decreto 79094 - Lei 6360 de 23/09/1976. Produzido: Manaus – Amazonas – Brasil Mais informações sobre os principais Utilização do Unha de Gato e Uxi-Amarelo: O Uxi-Amarelo e a Unha-de-gato em conjunto formam um poderoso composto natural no combate a: Miomas (caroços no ovário), endometriose, ovário policístico, infecção urinária, inflamação uterina, Infecção dos ossos, irregularidade menstrual, úlcera gástrica e gastrite, reumatismo, prevenção do câncer. E outros males. Tais como: Ação antiinflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, contraceptiva, depurativa, diurética, hipotensora, Imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga. Diabetes, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas, doenças urinárias, envelhecimento precoce, febres, gastrite, gonorréia, hemorragias, herpes, irregularidade menstrual, leucemia, pressão sanguínea (reduzir), prostatite, reduzir ação mutagênica do tabaco, reumatismo, rinites, sinusites e úlceras gástricas. O chá é totalmente natural, não causa dependência, não tem efeitos colaterais nem trará danos ao organismo. "O uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas.

É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde", ensina o botânico. A unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses. A erva fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores.

Conheça historias de quem emagreceu