------------------------

fel da terra.

FEL DA TERRA - Centaurium umbellatum Gilib
Também chamada de Erva-da-febre, Planta-de-febre, Erva-febrífuga e Quebra-febre. Fel da Terra é uma planta de 20 a 30 cm de altura, de haste delgada, quadrangular, de ramos axilares opostos, ascendentes, lisos e sem pêlos. Cada ramo termina numa espécie de cimeira pequena, compacta, como se pode ver numa das fotos. As flores são vermelhas ou de um tom rosa claro. Tem, ainda hoje, usos variados na medicina tradicional, as sumidades floridas são a parte mais utilizada.

INDICAÇÃO: Chá de Fel da terra >> Falta de apetite, estomacal, febre, sedativo das dispepsias dolorosas, diabetes.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

------------------------

Os poderes da planta medicinal Fel da Terra.

Os poderes da planta medicinal Fel da Terra

O Fel da Terra é uma planta herbácea anual (apesar de em alguns anos ser considerada bienal) de toda a Europa (com exceção da Islândia), conhecida por ser uma planta medicinal. É colhida geralmente na primavera e apesar de ser nativa da Europa, cresce bem em terrenos abertos pantanosos e também em áreas mais secas, como as dunas. Possui um caule duro e reto e é ramificada apenas na parte superior. Seu tamanho varia de 20 a 30 cm de altura, já que é uma planta de pequeno porte. Cada ramificação termina numa espécie de cimeira e as suas flores são vermelhas ou de um tom rosa bem claro. Seu fruto é uma cápsula alongada. É uma erva caracterizada por ser muito amarga, seca e por possuir efeito digestivo, já que estimula o suco gástrico (pois contém glicosídeos amargos como a genciopicrina e eritrocentaurina, que estimulam o fígado e a vesícula biliar, aumentando o fluxo biliar, melhorando assim, o apetite e a digestão de quem a consome). Também é conhecida pelos nomes: erva-da-febre, planta-de-febre, erva-febrífuga e quebra-febre. Todas as suas partes são utilizadas.
Propriedades do Fel da Terra

Cicatrizante.
Calmante.
Vermífugo.
Estimulante de suco gástrico.
Antipirético.
Anti-inflamatório.
Indicações e contraindicações

Indicações: Diabetes, febre, doenças do fígado, doenças nervosas, dor de barriga, tosse, dispepsias, hepatite, síndrome pós viral, icterícia, cólica, vermes, cansaço, stress ou anorexia.
Contraindicações: Em caso de gastrite, úlceras gastrintestinais, acidose devido à ação de estimulante do suco gástrico e pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.
Gestantes: Não existem relatos de contraindicações em mulheres nesta condição ou na amamentação, mas o uso sem a orientação médica deve ser evitado!

------------------------

Como usar o Fel da Terra.

Como usar o Fel da Terra

O Fel da Terra pode ser usado em licores de ervas, vinhos e chás. No caso do chá, ele deverá ser consumido 3 vezes ao dia e sempre antes das refeições. O chá de Fel de Terra deve ser feito das seguintes maneiras: colocar uma colher das folhas em uma chávena de água fria e deixar que descanse por 8 horas, mexendo de vez em quando.

Antes de beber, é preciso que seja aquecido. Ou coloque duas colheres de sopa de erva para um litro de água e quando ela alcançar a fervura, desligue. Tampe para abafar a solução por pelo menos 10 minutos, depois é só coar e beber.

------------------------

Fel da terra Centaurea.

Fel da terra Centaurea
Fel da terra, de nome científico Centaurium erythraea Rafn, faz parte da família das Gentianaceae. É uma planta nativa da Europa e semeada por todo o continente americano. A planta cresce quer em terrenos pantanosos quer em zonas áridas como dunas.
É uma planta pequena que pode variar entre os 7 e os 30 cm de altura e tem caracter anual.

As suas folhas têm a forma oval e apresentam uma coloração verde clara. As flores que produz são providas de bracteas e a sua coloração varia entre o rosa claro e o encarnado. Por conter diversos compostos iridóides, esteróis, taninos e flavonóides, Fel da Terra é assim denominado por o seu paladar ser predominantemente amargo. A planta é também conhecida por erva-da-febre, erva-do-centauro, erva-de-quiron e centáurea-menor.

Propriedades Medicinais

Os principios activos que a planta possui e que a tornam favoráveis ao tratamento e combate de úlceras, feridas, eczemas e chagas, dor de barriga, tosse, cansaço, inapetência, estômago, febre alta, hepatite (Leia: Hepatite – Tipos, Virais (A, B, C, D, E, G), Tóxica e Auto Imune) e febres. Possui propriedades tónicas. antipiréticas, cicatrizantes e calmantes, coleréticas, hipoglicemiantes e laxantes.

Os principios activos da planta são imensos, assim: compostos iridóides: genciopicnna, genciopicrosideo, centaurosideeo, centapicrina, eritrocentaurina, eritaurina, a swertiamarina, dihidrocornina, amarogen-cianina, amarogencrina, gentiopicrina e gencioflavosídeo. Compostos alcalóides como: gentianina, gentianina, gentioflavina, gentianidina.

Compostos tetraoxigenados: dimetileustomina, eustomina, trimetoxixantona, methylswer-tianina, methylbellidifolina. Enzimas como: 3-hidroxibenzoato, a benzofenona sintáse, hidroxilase de xantona. Ácidos fenólicos: hidroxibenzóico, vanílico, protocatechuico, siríngico, betacumárico, sinápico, caféico, ferúlico. Ácidos tereftálicos: B-amirina, monohidroxie, sitosterol e eritrodiol, ácidos crataegolico e oleânico.

Outros esteróis como: campes-terol, B-sitosterol, estigmasterol, e brassicasterol. E, por fim, óleo essenciais como as saponinas esteroidais, yamogenina, gitogenina, trigofenosídeosAa G, aglicona, diosge-nlna, smilagenina, tigoge-nina, yucagenina.

Benefícios para a Saúde

Para fins medicinais dá-se uso à planta inteira e o seu consumo aumenta a produção de secreções gástricas quando usada por algum tempo – que por consequência estimularão o apetite e melhorarão a digestão – sendo este facto que a tornou conhecida sobretudo no combate a estados de anorexia.

Contra Indicações

O uso do Fel da Terra está desaconselhado para indivíduos com hipertensão severa (Leia: Hipertensão Arterial – Causas, Sintomas, Tratamento e Alimentos a evitar), portadores de doenças do fígado e com distúrbios na coagulação do sangue.

Chá de Fel da Terra

O chá deve ser preparado juntando uma colher de folhas do Fel da Terra a uma caneca de água fria. Deve deixar a mistura em repouso durante pelo menos oito horas e aquece-la antes de a ingerir. O chá deve ser consumido imediatamente antes das refeições e três vezes ao dia.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro