Facebook

Galanga

Galanga

GALANGA - Alpinia officinarum Hance Alpinia officinarum , conhecido como galanga menor , é uma planta da família do gengibre, Originou-se na China, podendo crescer vários metros de altura, com folhas longas e-avermelhada flores brancas. Os rizomas, conhecidos como galanga , são valorizados por seu sabor picante e odor aromático. Estes são utilizados em toda a Ásia em curries e perfumes, e foram previamente amplamente utilizados na Europa. Eles são também utilizados como um remédio de ervas. INDICAÇÃO:Chá de Galanga é indicado em casos de distúrbios digestivos, dores de barriga, espasmos, flatulências, vômitos. COMO FAZER: Decocção: 1 colher de sopa da erva (rizoma ) para meio litro de água ferver durante 15 minutos. Tire do fogo e deixe repousando, tampada, por mais algum tempo. Coe e está pronto para o uso. COMO BEBER: Beba 1 xícara de chá 2 vezes ao dia.

Grande planta herbácea originária da Tailândia

Galanga Grande planta herbácea originária da Tailândia e da China meridional. Suas flores são brancas com veias brancas. A Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª edição (1926) caracteriza o rizoma da Galanga, parte utilizada na terapêutica: "O rizoma da galanga apresenta-se em fragmentos cilíndricos, freqüentemente ramificados, sendo a ramificação simpodial, de 5 a 10 cm de comprimento por 15 a 20 mm de largura; sua superfície externa é pardo-avermelhada, longitudinalmente estriada e caracterizada pela presença de anéis circulares franjados, glabros ou vilosos, branco-amarelados, separados por intervalos desiguais, que representam os restos das escamas foliáceas. Cortado transversalmente, apresenta abaixo do epiderma uma casca muito espessa, cor de canela nitidamente separada por uma linha parda do meditulio lenhoso, que é de cor mais escura; apresenta, outrosim, pontoações bastante largas e muito numerosas, sobretudo no meditulio, as quais representam os feixes fibro-vasculares. A galanga possui cheiro aromático e sabor particular, acre e ardente." Nome Científico: Alpinia officinarum Hance. Nome Popular: Galanga, em português; Galand, na Alemanha; Galanga, em espanhol; Galange, na Holanda; Galangal, East India Root, Chinese Ginger, China Root, India Root, East India Catarrh Root, Gargaut, Colic Root e Catarrh Root, em inglês.

Galanga - Alpinia officinarum

Galanga - Alpinia officinarum A galanga faz parte da família do gengibre. Tem um sabor forte, um pouco parecido com o do cravo-da-índia. É usada para fins medicinais; como alucinógeno e também como aromatizante. A galanga provoca um efeito positivo na circulação do sangue e no sistema nervoso central. Isto influencia positivamente a concentração, a memória e outras funções cognitivas. Afrodisíaca. Usos: A galanga aumenta o apetite e estimula o fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro. A erva melhora a saúde e a vitalidade. Também é usada como estimulante sexual. O ligeiro efeito psicoactivo é sentido pouco depois de mastigares e engolires algumas colheres de chá de galanga. Podes experimentar uma sensação de calor, clareza de raciocínio e alterações na percepção, sobretudo no campo visual. Doses maiores podem causar alucinações ópticas moderadas. É possível usar galanga como especiaria em refeições com arroz. Junta uma colher de chá de galanga quando cozeres o arroz. Se adicionares mel, terás uma extraordinária refeição picante e condimentada. Também usada em curries, pergumes e para saborizar vinagres. Licores como o Nastoika da Russia também levam uma pitada de Galanga.

Denominação Homeopática: GALANGA

Família Botânica: Zingiberaceae. Parte Utilizada: Rizoma. Princípios Ativos: Óleo Essencial (0,6-1%): pineno, cineol, eugenol, sesquiterpenos e metilcanferol; Fenilalquilcetonas: gingeróis (substâncias picantes); Flavonóides: galangina e alpinina; Resina; Taninos. Indicações e Ações Farmacológicas: A Galanga é indicada na inapetência; nas dispepsias hiposecretoras; na flatulência; na astenia e na convalescência. Popularmente é muito empregada nas dismenorréias, prevenção de vômitos, enjôos e em mastigatórios nas odontalgias. São apontadas as seguintes ações farmacológicas para a Galanga: aperitiva-estomáquica, eupéptica, carminativa, antiemética (ações similares as do Gengibre), anti-espasmódico, antiinflamatório e tônico geral. Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas. Dosagem e Modo de Usar: Infusão a 3%: Uma xícara meia hora antes das refeições; Extrato Fluido (1:1): 10 a 20 gotas antes das refeições; Tintura (1:10): 20 a 40 gotas, antes de cada refeição.

Conheça historias de quem emagreceu