Facebook

Genciana

Genciana

Violeta de genciana (violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses. Violeta de genciana não requer prescrição médica (nos EUA), mas neste país não é facilmente encontrável em farmácias. Absorventes íntimos tratados com violeta de genciana são algumas vezes usados para aplicações vaginais. Violeta de genciana também é conhecida como Andergon, Violeta de anilina, Axuris, Badil, Violeta Básico 3, Violeta Brilhante 58, Gentiaverm, Violeta de Metila 10 BNS, Pyoktanin, Vianin, Viocid, e Viola Crystallina.

GENCIANA Família Gentianaceae

Gentianaceae (Gentianáceas) Constituintes Princípios amargos (secoiridóides), taninos, mucilagens. Partes utilizadas Raíz (Gentianae radix) ou órgãos subterrâneos secos. Efeitos da genciana Amargo, estomáquico, tônico, aumenta a secreção gástrica e a salivação. Indicações da genciana Distúrbios digestivos, anorexia, falta de apetite, dispepsia, flatulências, depressão. Efeitos secundários Dores de cabeça. Na compra de um medicamento queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista. Contra-indicações Úlceras gastrointestinais. Na compra de um medicamento queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista. Interações Desconhecemos. Na compra de um medicamento queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista.

Preparações à base de genciana

Preparações à base de genciana - Infusão de genciana (chá de genciana) - Tintura de genciana (gentiana tinctura normata) - Extrato seco de genciana (gentiane extractum siccum normatum) - Maceração de genciana Onde cresce a genciana? A genciana cresce na Europa, por exemplo nas montanhas (Alpes) Quando colher a genciana? A genciana é colhida no verão. Observações A raíz da genciana, graças ao seu efeito amargo que favorece a vontade de comer, pode ter um efeito muito positivo no tratamento de vários distúrbios digestivos, incluindo a anorexia. Estudos estão sendo realizados com o objetivo de provar o efeito postivo da raíz de genciana sobre algumas formas de depressão.

GENCIANA - Gentiana lutea

Planta perene com raiz grossa, apresentando uma roseta de folhas elípticas. É somente ao fim de quatro a oito anos que aparece, no centro da roseta, um caule alto e oco com folhas sésseis e opostas. Na axila das folhas superiores estão agrupadas em feixes as grandes flores amarelas. O fruto é uma cápsula que encerra sementes aladas. É uma espécie originária dos Cárpatos que se encontra, ainda que raramente, noutras cadeias montanhosas da Europa e da Ásia. É uma espécie protegida em numerosos países e deve ser cultivada, portanto, para fins medicinais.(Estimulante da saliva, do suco gástrico e dos movimentos peristálticos. Contém uma grande quantidade de substâncias amargas que atuam de modo positivo nos movimentos intestinais) INDICAÇÃO: Chá de Genciana >>> Fraqueza geral, indigestão, anemia, tônico, aperiente e vermífugo. COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para meio litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Conheça historias de quem emagreceu