Facebook

Jaborandi pilocarpus

Jaborandi pilocarpus

Pilocarpus microphyllus é considerado o "jaborandi legítimo" ou "jaborandi do Maranhão" por causa de sua ocorrência mais intensa no Maranhão e é reputado (e provado em laboratório) ter o mais alto nível de alcalóide em suas folhas. É um arbusto ou pequena árvore de até 10 metros com folhas compostas, inflorescências terminais, tronco um pouco tortuoso e copa alongada, floresce praticamente todo o ano. O Jaborandi é parte integral da medicina popular brasileira. Os caboclos e os índios preparam um chá com suas folhas e bebem no como uma diurética ou para induzir o suor. o Jaborandi é um exemplo perfeito de uma planta que fez a transição do uso indígena para ciência moderna. Assemelha-se a P. pennatifolius e P. trachylophus pelas folhas pinadas, porém difere pelos caracteres apontados na chave.

INDICAÇÃO: Chá de Jaborandi Pilocarpus >>> Sudorífico, estimula a secreção salivar e o movimento intestinal, ajuda na desordem ocular, na artrite, em estados gripais e em casos de glaucoma, além de atuar como diurético.

Jaborandi – Pilocarpus jaborandi

O Pilocarpus microphyllus (jaborandi) é uma arbustiva que pode atingir até 1,5 metros de altura, originária do Brasil, adaptada às regiões de clima subtropical. É perinérvea, seu limbo é falciforme e seu bordo é liso.
Das folhas, é extraída uma substância chamada pilocarpina, que é usada como medicamento fitoterapêutico, que tem propriedades sudorífera, diurética, promovedora de saliva e revitalizante capilar.
É indicada para afecções bronqueais, reumatismo, glaucoma.

Pilocarpus pennatifolius / Rutaceae

Parte Utilizada: Folha Princípios ativos: Contem: alcalóides, pertencente ao grupo de derivação da gliossalina: pilocarpina, isopilocarpina, pseudopilocarpina, pilocarpidina, jaborina, pseudo-jaborina, carpilina ou pilosina; (óleo essencial contendo metilnonilcetona e metileptilcetona). O conteúdo de alcalóide varia segundo as diversas espécies de Pilocarpus. Propriedades: O Extrato Glicólico de Jaborandi é estimulante celular; ativador da produção de secreção; restaurador de tecidos e tônico capilar. Estimula o couro cabeludo, melhora o brilho e trata a queda do cabelo. Indicações: Poderá ser incorporado em cremes, loções cremosas, hidroalcoólicas, loções de limpeza, géis, shampoos, condicionadores outros produtos cosméticos.

EXTRATIVISMO, CULTIVO E PRIVATIZAÇÃO DO JABORANDI.

EXTRATIVISMO, CULTIVO E PRIVATIZAÇÃO DO JABORANDI (Extrativismo, cultivo e privatização do jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Holm.; Rutaceae) no Maranhão, Brasil). Um dos processos associados com a expansão de fronteiras em países em desenvolvimento consiste na privatização de recursos naturais, anteriormente de uso comum por populações tradicionais. Em geral, a privatização não só conduz à degradação dos recursos como também ao empobrecimento de comunidades locais dependentes desses recursos. Um exemplo desta transformação está no Estado do Maranhão, especialmente em uma região conhecida como "Pré-Amazônia", onde o jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Holm.; Rutaceae), um recurso natural que beneficiava milhares de pessoas da zona rural, foi gradativamente privatizado. A expansão do mercado de pilocarpina (um alcalóide de extenso uso em oftalmologia) nos últimos 30 anos, provocou crescimento descontrolado no extrativismo de folhas de jaborandi, conduzindo ao esgotamento e à ameaça de extinção das populações naturais deste recurso vegetal. Paralelamente, esta pressão sobre as populações naturais acelerou o processo de domesticação desta espécie e a sua privatização pela indústria farmacêutica. Este estudo teve como objetivo principal avaliar a exploração e cultivo do jaborandi no Maranhão, buscando o esclarecimento sobre os benefícios e malefícios econômicos, sociais e ambientais decorrentes da sua exploração. Os resultados obtidos mostram que, historicamente, não houve nenhum benefício significativo compartilhado entre a indústria farmacêutica e as populações envolvidas no extrativismo do jaborandi no Maranhão.

Conheça historias de quem emagreceu