Facebook

Melão de são caetano

Melão de são caetano

Melão-de-são-caetano contra diabete
O chá de melão-de-são-caetano (Momordica charantia) previne gripe e age contra a febre; as folhas agem na leucorreia, nas cólicas causadas por vermes, nas menstruações; o revestimento das sementes com vaselina dá um unguento supurativo; o suco do fruto é purgativo, vermífugo e contra hemorroidas; o chá das folhas combate a diabete.

Para diabete, fazer decocção de 20 g de folhas picadas (frescas ou secas) em um litro de água e deixar por dez minutos. Tomar uma xícara (chá) pela manhã e outra antes do jantar. A ação diminuidora do açúcar sanguíneo do suco fresco ou do extrato da fruta verde foi claramente estabelecida em estudos clínicos e experimentais.

MELÃO DE SÃO CAETANO

Momordica charantia

Descrição : Erva da família das cucurbitaceae, tambêm conhecida como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. Trata-se de um cipó herbácio, de cheiro desagradável, caule sulcado e fino, ramos quadrangulares, folhas palmatífidas, e alternas, flores amarelo-pálidas ou brancas em cachos ou corimbos, solitárias masculino e femininas, e fruto abrindo-se em três válvulas espinhosas, cor-de-ouro, tendo, no interior, as sementes cobertas de um arilo vermelho de 1.6 à 3 centímentros de comprimento. O fruto é uma cápsula coberta de protuberâncias moles, de constência carnosa, amarelo-avermelhado quando maduros. As semente são comidas pelas crianças e muito procuradas pelos passarinhos e crianças. Suas folhas clareiam a roupa e tiram machas. Todo o fruto é comestível quando novo.

Origem : Originária da África

Habitat : Encontra-se em áreas tropicais da amazônia, África, Ásia e Caribe. Aparece em quase todo o Brasil em terrenos abandonados.

História : Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do amazônas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e arilo das sementes.

Propriedades : antileucorréico, anticatarral, anti-reumático, bactericida, antivirótico, anticancerígeno, antileucêmico, antitumoral, hipoglecimiante, anti-inflamatório nas colites, purgativo nas constispações com fezes ressecadas, vermífugo e anti-parasitário

Como plantar melão-de-são-caetano

O melão-de-são-caetano (Momordica charantia), também conhecido como melãozinho, melão amargo, nigauri (da língua japonesa) ou goya (da língua okinawana), é uma trepadeira herbácea que pode atingir 5 m de comprimento. Seus frutos, dependendo do cultivar, variam muito em tamanho, forma e textura externa, e são normalmente consumidos quando ainda imaturos, cozidos ou como picles. Quando maduros, os frutos se tornam muito amargos e se abrem, porém a polpa que envolve as sementes é doce, e pode ser consumida cru. Tanto as folhas jovens quanto as pontas dos ramos podem ser consumidas. O melãozinho também é usado para fins medicinais.

Melão-de-são-caetano com frutos
O melão-de-são-caetano é uma trepadeira herbácea que pode crescer sobre cercas e caramanchões - imagem original: http://flic.kr/p/989vK1
Clima
O melãozinho ou melão-de-são-caetano pode ser cultivado em regiões tropicais ou subtropicais. O ideal é um clima quente e úmido, sem baixas temperaturas.

Luminosidade
O melãozinho necessita de alta luminosidade, preferencialmente com luz solar direta, mas tolera sombra parcial.

Modo de Usar são-caetano

Modo de Usar : infusão de folhas secas, para leucorréia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água. Sumo - feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. decocção para diabétes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar. infusão - 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar. Pomada - raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos. - frutos cozidos: vomitivos e antivenéreos. - frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos. - suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. - raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele. - infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas - infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves - infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorréia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. - infusão do fruto: hemorróidas. - ungüento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos. - suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura. - suco puro das folhas: sarna.

Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois tambêm é abortivo e inibidor sa síntese proteíca. Tambêm é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarréia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarréia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue - glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos fobre as leveduras e fungos; seu uso prilongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sangüínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese protéica; pode causar aborto.

Superdosagem : alguns autores afirmam que meia colherada do sumo do fruto maduro pode matar um bezerro grande em 16 horas, depois de apresentar vômitos e diarréia; constatou-se lesões testiculares em cães e alterações sobre os parâmetros sangüineos em suínos.

Conheça historias de quem emagreceu