Facebook

Erva nogueira

Erva nogueira

NOGUEIRA COMUM- PLANTA MEDICINAL

Juglans regia

Dessa árvore se extraí a noz usada para a produção de óleos usados para a coloração de assoalhos. Essa planta é usada para o combate a vermes intestinais.

Descrição : Planta da família das juglandáceas, também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia.

Essa árvore é muito conhecida. possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo.

O fruto é uma drupa, envolto em uma casca verde, que se torna preta ou marrom escura quando amadurece, sendo este utilizado na coloração de assoalhos.

A parte comestível do fruto é constituida pela noz, que serve ainda para a fabricação de um óleo muito apreciado em algumas regiões.

Parte utilizada: Folhas, sementes, casca do caule, casca das nozes.

Curiosidade : Os romanos associavam a forma da amêndoa ao cérebro de Júpiter, conta uma lenda que Mitríade, famoso rei grego, imunizou-se contra venenos mediante o uso de nozes.

Durante muito tempo seu uso foi associado a moléstias da cabeça, devido a seu formato de cérebro humano.

Diz uma lenda cristã que quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, Eva carrregou uma grande quantidade de folhas de nogueira, achando que essas lhê poderiam ser úteis.

Propriedades : É adstringente, anti-séptica, cicatrizante, tonificante, vermífuga e hipoglicemiante. A infusão das folhas da nogueira faz baixar as taxas de açúcar na urina, é usado nos intervalos do tratamento de insulina nos diabéticos. A infusão de suas folhas pode ser usada externamente para o tratamento de afecções genitais em mulheres.

NOGUEIRA - Juglans spp

A Nogueira-comum é uma árvore que pode medir até 25 metros, da família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia, cuja madeira é de ótima qualidade. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia, possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo. Suas folhas contêm um óleo aromático, além de possuir flores em amentos e frutos drupáceos, conhecidos como nozes são muito resistentes.

INDICAÇÃO: O Chá de Nogueira => Trata o útero, bexigas, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarréia, fraqueza orgânica, gota, hemorróidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração.

USO EXTERNO: É um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

Nogueira Oriunda da Ásia Ocidental

Nogueira
Oriunda da Ásia Ocidental, Sudeste da Europa, China e Himalaia, a Nogueira é uma árvore de altura variável, chegando a medir 10-25 metros de altura; com caule de casca acinzentada e pouco rugosa; possui flores monóicas, dispostas em amento; brácteas imbricadas, concrescentes inferiormente como perigônio que é 5-6 lobado e livres no ápice; o fruto é uma drupa, com mesocarpo de sabor adstringente e sementes volumosas; a folha de cor verde-escura na página superior e verde mais clara na página inferior, é composta-imparipinada, formada de 4 ou 9 folíolos e mede de 6 a 15 cm de comprimento sobre 3 a 7 cm de largura; os folíolos são ovais ou oblongos, acuminados, inteiros ou um pouco emarginados e percorridos por uma grossa nervura mediana, sobre a qual estão inseridas, de cada lado, cerca de 12 nervuras laterais e possui cheiro fraco, aromático e sabor amargo e adstringente.
A noz, que se consiste do fruto do tipo drupa, serve ainda para o fabrico de um óleo muito apreciado em algumas regiões, além de juntamente com as folhas constituírem de matérias-primas antigamente muito utilizadas em tintura para o tingimento capilar.

Nome Científico: Juglans regia L.

Nome Popular: Nogueira, Nogueira-da-Índia, no Brasil; Nogal, em língua espanhola; Noce, na Itália; Noyer, na França; Walnut Tree, Persian Walnut, Walnut e English Walnut, em inglês; Walnussbaum, na Alemanha; Orejovoie, na Rússsia; Nogal Comun, em Cuba.

Nogueira Juglans regia

Casca: Antifúngico, Adstringente, Detergente, Purgante
Suas folhas ainda possuem um óleo aromático, e o seu chá auxilia na redução de glicose presente na urina, sendo bastante utilizada no tratamento de portadores de diabetes, como um ótimo banho para limpeza íntima das mulheres, repelente de insetos e cicatrizante de FERIDAS e erupções cutâneas, pode ser utilizado para LIMPESA DE PELE.
Seu uso ainda trata de males como doenças uterinas, sistema urinário, inflamações dos ovários, anemia, anginas, ARTRITE E REUMATISMO, dermatose, diabete, diarreia, FRAQUEZA orgânica, gota, HEMORRÓIDAS, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, ARTRITE E REUMATISMO e transpiração.
O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento.
Embeber os CABELOS em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.
Como fazer o chá - RECEITAS CHÁS MEDICINAIS
RECEITAS MILAGROSAS Plantas e Ervas Medicinais

Conheça historias de quem emagreceu