------------------------

cha de Alfafa.

Emagrecer com alfafa
Quem deseja emagrecer, pode tirar partido da alfada. Esta leguminosa é rica em ferro, potássio, cálcio, fósforo e outras diversas vitaminas que favorecem o estado nutricional do indivíduo e ajuda a emagrecer por ser um alimento desintoxicante.

Devido ao seu alto teor de fibras, a alfafa facilita o processo de emagrecimento, pois sacia o apetite, melhora o trânsito intestinal e tem fator desintoxicante, que leva à eliminação de toxinas pelo suor, urina e fezes.

Segundo os especialistas 100 gramas de alfafa contém apenas 29 calorias, e ela pode ser consumida de diversas maneiras. Dela pode-se aproveitar as folhas, o broto e as sementes, cada um à sua maneira.

As sementes de alfafa tem um sabor adocicado e ficam ótimas em sanduíches. As folhas podem ser utilizadas em saladas mistas e os brotos podem ser consumidos crus, assados ou cozidos juntamente com carnes brancas ou vermelhas.

A alfafa é um alimento rico em proteína vegetal, sendo indicada especialmente para indivíduos que praticam muita atividade física. Este nutriente é importante na formação dos músculos e conferem um corpo mais firme.

Mas quem deseja emagrecer não deve simplesmente comer uma grande quantidade de alfafa todos os dias. É preciso investir numa alimentação equilibrada e praticar exercícios

------------------------

Alfafa Medicago sativa.

A Alfafa Medicago sativa) é uma leguminosa perene (renovada constantemente pela natureza), pertencente à família Fabaceae e subfamília Faboideae, originalmente encontrada na Ásia Menor e no Cáucaso, apresentando uma grande variedade de ecotipos (subtipos adaptados ao clima da região). Em Portugal é também chamada de Luzerna.

INDICAÇÃO: O Chá de Alfafa é indicado para escorbuto, anemias, circulação sangüínea, falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo, artrose, artrite, e como anti-abortivo e calmante.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

------------------------

Chás que dissolvem a gordura

Chás que dissolvem a gordura

Na hora de enxugar as medidas, a gente bem sabe que fórmulas mágicas não funcionam. Mas, por outro lado, alguns ingredientes têm um poder quase milagroso. Esse é o caso dos chás, que desintoxicam o organismo e ativam o metabolismo. Por isso, elaboramos um menu repleto desta bebida milenar, capaz de enxugar até 12 quilos em um mês. Que poder!

Prepare-se para nocautear a balança contando com aliados imbatíveis: chás testados e aprovados por um especialista no assunto, o nutrólogo Gino Bruno Françozo, do Centro Avançado de Medicina Estética, em Americana (SP). Ele é também fitoterapeuta, médico ortomolecular e pesquisador de plantas medicinais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP). Veja o que o nutrólogo diz a respeito da ação das ervas na dissolução das gorduras: "Na minha prática clínica, tenho observado que o principal papel de algumas ervas é regular o organismo e, assim, pôr um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso". Os chás pesquisados por ele contêm substâncias que penetram no fígado, onde fica armazenada a gordura. Ali, é fabricada a bílis, líquido que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino. Daí sua ação emagrecedora.

Refeições equilibradas

A dieta dos chás exige um certo sacrifício. Não dá para comer nem um chocolate. Nem um docinho que seja. Vai faltar açúcar, mas suas refeições estarão bem equilibradas, com carboidrato, proteína, fibras e frutose (o açúcar das frutas) na medida certa. Ou seja, você não ficará sem um único nutriente de que precisa para permanecer saudável. Melhor: vai comer de tudo um pouco. Só não vale doce. Pode não ser fácil, mas funciona. Você também vai precisar moderar os alimentos de alto índice glicêmico. É o caso dos tubérculos, como batata, mandioca, mandioquinha e cenoura. Segundo Françozo, eles aumentam as taxas de açúcar no sangue, que, por sua vez, estimulam a produção da insulina. Em excesso, esse hormônio faz com que o organismo retenha mais gordura. Resultado: multiplicam-se as células adiposas e, para seu desapontamento, o ponteiro da balança vai lá para cima

Controle a fome

Combinações alimentares também interferem no aumento do índice glicêmico. Ingerir, por exemplo, arroz, farinha branca, cenoura e batata de uma vez faz subir rapidamente as taxas de glicose no sangue. Isso significa que, além de acumular calorias, o excesso de açúcar no sangue provoca a hiperglicemia. O corpo, então, reage. De que forma? Fazendo cair drasticamente a taxa glicêmica. Quando isso acontece, a sensação de fome é maior e você… ataca a geladeira.

Para controlar o gatilho da fome, evite:

Mais de duas frutas na mesma refeição.
Mais de dois vegetais na mesma refeição.
Manga, abacate e caqui.
Pão integral que contenha farinha de trigo branca (esse ingrediente costuma estar nos produtos industrializados, alguns mais, outros menos. Por isso, verifique o rótulo antes de comprar). Se possível, adquira em casas de produtos naturais.
Comer carne vermelha mais do que duas vezes por semana. As toxinas naturais do alimento atrapalham o metabolismo, dificultando a digestão e a queima calórica.
Comer arroz integral e outro carboidrato (pão ou batata, por exemplo) no mesmo dia.

------------------------

ERVAS ESPECIAIS.

ERVAS ESPECIAIS
As plantas emagrecedoras são divididas em cinco categorias, de acordo com suas funções e áreas de atuação no organismo. A partir dessa classificação, é possível escolher uma ou duas ervas de cada grupo a fim de se obter um chá poderoso, que garanta ótimos resultados para a sua necessidade. Se a idéia é se livrar da ansiedade que a faz atacar a geladeira ou regular o intestino, eleja ervas de efeitos digestivos e calmantes.

Um alerta: não misture mais de dois extratos de cada grupo, sob o risco de fazer mal à saúde. Se administrados de forma errada podem apresentar grau de toxicidade alto. Grávidas e lactantes jamais devem ingerir qualquer chá sem antes consultar o obstetra. Também não faça uso contínuo dos chás, evitando assim transtornos no metabolismo. Os do tipo laxante, por exemplo, podem provocar desidratação. O certo é tomar por 30 dias, fazer uma pausa de uma semana e voltar a consumir uma outra erva do grupo. É fácil encontrar a matéria-prima em casas de produtos fitoterápicos ou homeopáticos e em mercados municipais, que costumam vendê-los a granel. Conheça abaixo as classes em que as plantas se subdividem:

DIURÉTICAS
CAVALINHA, DENTE-DE-LEÃO, ABACATEIRO, QUEBRA-PEDRA, CABELO DE MILHO, SABUGUEIRO.
Indicação - Retenção de líquidos. Esses produtos naturais atuam nos rins e na glândula supra-renal. Inibem um hormônio chamado cortisona, que impede a perda de peso.

DIGESTIVAS
CÁSCARA-SAGRADA, CHAPÉU-DE-COURO, ZEDOÁRIA, HIBISCO, PSILIUM, FUCUS (OU FUCO).
Indicação - Prisão de ventre. Esse grupo tem elementos que regulam as atividades do fígado. Assim, a bílis, produzida por esse órgão, passa a quebrar a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino. Com essa 'forcinha' as comidas mais pesadas, como carnes e gorduras em geral, não ficam paradas no estômago e, assim, não causam a sensação de estufamento e azia.

DESINTOXICANTES
ALFAFA, BUGRE, SALSAPARRILHA, CHÁ VERDE, ESPINHEIRA-SANTA, BARDANA.
Indicação - Eliminar toxinas. Desempenham o papel de faxineiras do organismo, à medida que captam as toxinas (substâncias responsáveis por desequilibrar as funções das células e ocasionar o aumento de peso) e tratam de eliminá-las através da urina, do suor ou das fezes.

CALMANTES
ALECRIM, CAPIM-LIMÃO, HORTELÃ, MELISSA, CAMOMILA, JASMIM, MULUNGU.
Indicação - Ansiedade. As ervas interferem no sistema nervoso, trazendo sensação de tranqüilidade e calma. Isso ajuda a dar adeus à compulsão.

EMAGRECEDORES
ALFAFA, CAVALINHA, CANA-DO-BREJO, CARQUEJA, CAPIM-LIMÃO, GRAVIOLA.
Indicação - Facilitar o emagrecimento. Atuam nos rins, fígado e intestino, regulando as atividades desses órgãos e acelerando o metabolismo. Agem na quebra dos lipídios, que são eliminados pelas fezes. Algumas dessas ervas também têm efeito laxativo.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro