------------------------

cha de arruda.

Chá de arruda – Para que serve?
A arruda é um arbusto cercado de misticismo, conhecida como uma planta capaz de afugentar mau-olhado e que também serve para benzimentos, costuma ser utilizada por benzedeiras em suas rezas e em vasos perto das portas de entrada das casas, para cuidar da proteção energética do local.
Para que serve?

Se funciona no quesito "proteção", não se sabe, mas a arruda tem muitas aplicações em diversas receitas de tratamentos caseiros, sendo bastante utilizada em casos de menstruações difíceis, atrasos menstruais, etc. Tendo um efeito bastante efetivo para provocar a menstruação. Consequentemente, em casos de gravidez, é um risco muito grande, pois, estimula a contração das fibras musculares do útero, causando forte hemorragia e até a morte! Portanto, se for utilizá-la para forçar a vinda da menstruação, é melhor se certificar de não estar grávida antes!

O chá da arruda também funciona como potente calmante e, além disso, tem indicação de uso externo, preparado bem forte, para matar piolhos. Também é usado externamente para lavar feridas, sendo usadas as folhas frescas e "machucadas" sobre feridas para ajudar na cicatrização.
Veja outras indicações e propriedades da arruda

Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antiasmática, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, antinevrálgica, antitetânica, aromática, carminativa, calmante…
Trata: olhos cansados e inflamações nos olhos, onicomicose, insônia, pneumonia, prisão de ventre, parasitas (piolhos), feridas, sarna, varizes, vermes, etc.
INFUSÃO: De 2g a 3g de folhas secas por litro de água fervente. Beber duas xícaras ao dia.
MACERAÇÃO: 1 colher de café de folhas em 1 xícara de café de água quente, deixar por 5 minutos tampada e beber 3 vezes ao dia.
TINTURA: colocar 1 copo de folhas em 1 litro de álcool e deixar por uma semana. Para tratamento de sarna.
INFUSÃO DE 20g de folhas frescas em um litro de água quente. Para piolhos e sarna.

------------------------

Arruda Ruta graveolens.

Arruda (Ruta graveolens)

O chá de arruda serve para afecção dos rins, azia, asma brônquica, problemas na bexiga, dermatite, dor intestinal, enxaqueca, problemas no fígado, gases, gota, hemorroidas, inchaço nas pernas, incontinência urinária, insônia, menstruação escassa e vermes. Externamente age contra piolhos, flebites, abscessos, erisipela varizes.

Para fazer o chá, coloque duas colheres de sopa da erva em um litro de água fervente, tampe e deixe abafado por cerca de dez minutos. Coe e beba uma xícara três vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

------------------------

Chá de Arruda receita.

Chá de Arruda receita.

Popularmente, o Chá de arruda é conhecida por afastar o mau-olhado e a inveja, mas, para além dessa função, a planta possui diversas propriedades medicinais. Ela possui uma substância chamada rutina, também conhecida como vitamina P, que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. Por esse motivo, a erva ou Chá de arruda pode ser utilizada no tratamento de varizes. Além disso, a arruda é indicada no alívio das dores reumáticas, tratamento de cistos, dores de cabeça e úlceras. Isso porque a planta possui ação analgésica, anti-inflamatória, calmante, febrífuga e fortificante.

Para aproveitar todos esses benefícios, recomendamos o consumo do Chá de arruda. Veja como preparar a bebida de Chá de arruda.
Benefícios do Chá de arruda

Você vai precisar para fazer Chá de arruda:

1 punhado de arruda fresca ou desidratada
1 litro de água
Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente a arruda em seguida. Com o fogo desligado, deixe o líquido em infusão por 30 minutos e depois coe.

Posologia do Chá de arruda

Tomar 1 xícara do Chá de arruda de 3 a 4 vezes ao dia.

Cuidados com Chá de arruda.

O Chá de arruda deve ser evitada por mulheres grávidas, pois a erva pode causar hemorragias e até mesmo o aborto. Se consumida em excesso, a erva também causa tremores, vômito, náusea, sonolência, dores abdominais e convulsões.

------------------------

ARRUDA informações complementares.

ARRUDA informações complementares
Espécies de arruda
Nomes em outros idiomas
Rue, common rue, garden rue, german rue, herb-of-grace, countryman´s treacle, herbygrass, aruta, somalata, sadab, weinraute.

Origem
Sua predominância está nos países de clima temperado, embora se diga que é originária da Ásia Menor.

Características
De origem herbácea e com muitos ramos, ela cresce em touceiras e chega a atingir até 60cm de altura e compõe uma família que abrange em torno de 1600 espécies de arbustos e árvores, além de algumas herbáceas.

A arruda é uma planta de existência longa, que se renova a cada primavera. Suas folhas, de um bonito verde claro, contrastam com o amarelo-ouro de suas flores em ramalhete, dotadas de quatro pétalas, com exceção da flor central que possui cinco pétalas. Os frutos têm a forma de cápsulas arredondadas.

Toda a planta é dotada de um odor característico, forte, devido à presença de uma essência de sabor picante que, na maioria das vezes, permanece mascarado pelo próprio perfume. Na composição das folhas são encontrados princípios amargos, resina, goma, matérias tânicas e, sobretudo, um glucosídio denominado rutina.

Incontestavelmente a arruda é muito conhecida na medicina, seja científica ou popular, da mesma forma como está presente no folclore. Segundo o dito popular, a arruda serve para tirar o mau olhado das pessoas invejosas.

Indicações terapêuticas (continuação)
Afecção dos rins, alterações menstruais, ansiedade, asma brônquica, bexiga, calvície, cefaléia, ciática, clerose, conjuntivite, derrame cerebral, dermatite, dores de ouvido, dor intestinal, enxaqueca, flebite, fígado, fragilidade dos capilares sanguíneos, gases, gota, hemorróidas, hipocondria, inchaço nas pernas, incontinências de urina, inflamação, inflamação nos olhos, insônia, limpeza de feridas, nevralgia, olhos cansados, onicomicose, otite, ouvido (feridas e zumbido), nevralgias, normalização das funções do ciclo menstrual (menstruação escassa), paralisia, parasitas (piolhos e lêndeas), pneumonia, prisão de ventre, repelente de insetos (pulgas, percevejos, ratos), reumatismo, sarna, varizes, vermes (oxiúros e ascárides).

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro