------------------------

cha de Betula.

BÉTULA

Betula pendula

Descrição : Bétula ou vidoeiro são os nomes que se dão à planta que antigamente se chamava de árvore da sabedoria porque fornecia aos pedagogos argumentos para inculcar as doutrinas sadias. A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. A bélula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas. A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca. Produz um carvão leve com que se fabricam lápis para desenho. Os ramos da bétula servem para o fabrico de vassouras. Da casca se extrai resina que se utiliza em archotes. Os lapões e os suecos comem a sua segunda casca que é nutritiva e também serve para fabricar uma cerveja caseira bastante agradável ao paladar. A casca é ainda utilizada no fabrico de uma tintura amarela. Dela se extrai um óleo de que os russos se servem para curtir couros finos. A seiva vinhosa que sai das incisões feitas em seu tronco, depois de fermentado com um pouco de açúcar, produz uma bebida refrigerante.

Parte utilizada: Brotos, folhas, óleo essencial (extraído do broto das folhas), sementes.

Habitat: É natural da Europa e Ásia.

História: A casca da Bétula tem sido usada desde o período mesolítico, como papel e na construção civil e também como corante. A partir do século XII começa a ser citada como cicatrizante

Princípios Ativos: ácido ascórbico, ácidos fenóis-carboxílicos, betulabina, canferol, catequina, fitócitos, galactosídeos, glicosídeos quercetínicos, hiperosídeo, miricetina, quercitrina, princípios amargos, resinas, sesquiterpenos, triterpenos.

------------------------

Bétula contra reumatismo, diurético.

Bétula ( vidoeiro ) - contra reumatismo, diurético, psoriáse e muito mais benefícios

Planta medicinal que pertence a família de árvores chamada betulaceae. Para uma maior compreensão, as bétulas ( vidoeiro ) são árvores pequenas ou arbustos, com o tamanho médio e de características de climas temperados do hemisfério norte. A bétula pode ser utilizada como chá, cataplasmas, decoção e infusão, em problemas de celulite, gota, reumatismo, ácido úrico, articulações, bexiga, psoriáse e como diurético. Ela também possui muitas propriedades medicinais que são: analgésico, antibacteriano, anti-reumático, adstringente, amargo, febrífugo e adstringente.

Receitas Medicinais

Chá de Bétula

Ingredientes:
1 colher ( sopa ) de folhas frescas de bétula
1 litro de água

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e deixe levantar a fervura. Acrescente as folhas de bétula. Desligue o fogo, tampe e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 1 xícara ( chá ) de 3 a 4 vezes ao dia.

------------------------

A Energia da Cura da Bétula.

A Energia da Cura da Bétula
A bétula é uma arvore silvestre de grande porte que pode alcançar 24 metros de altura com galhos finos e folhas ovais serradas, cujo nome botânico Bétula alleghaniensis (amarela), Bétula pendula (prateada), Bétula lenta (vermelho-cereja) e Bétula alta pertence a família das Betuláceas.

O suco com água era usado para gargarejo, feridas e inflamações na boa. Ao longo dos séculos sua graxa é usada na fabricação de vinhos medicinais e chá de suas folhas como chá diurético. Também era usada em loções para a pele, em ungüentos e perfumes. Na Rússia o óleo de alcatrão de bétula era empregada na fabricação de sabonetes, produtos masculinos, nos couros por conferir o odor curtido. Na Alemanha era usado em fórmula de tonico capilar. A madeira resistente é usada em moveis e utensílios domésticos e agrícolas.

Componentes químicos: ácido salicílico, salicilato de metila, betuleno, betulenol.

Propriedades; analgésico, anti-séptico, adstringente, depurativo, desinfetante, diurético, inseticida e tônico geral.

Como óleo essencial é um óleo forte, que pode irritar a pele, precisa ser adicionado a um óleo carreador. É obtido através de maceração e destilação.

No corpo: É um óleo purificador, limpa o sangue, estimula as glândulas sudoríparas, auxilia a liberação de toxinas nocivas, purifica as linfas, auxiliar em infecções. Aumenta o fluxo urinário, alivia cistite, ajuda na eliminação da albuminúria (proteína na urina), dissolve cálculos na bexiga e rins. Suas propriedades podem auxiliar o tratamento da obesidade, celulite e hidropisia.
Elimina o ácido úrico das articulações usado em tratamento de reumatismo articular, gota, dores musculares e dores em geral.

Na pele; Útil nos casos de dermatoses crônicas, eczemas, psoríase, acne ulcerações e infecções cutâneas.

------------------------

Óleo de Betula p/ Celulite 100ml - Weleda.

Óleo de Betula p/ Celulite 100ml - Weleda
Com o novo Óleo de Bétula para Celulite, a WELEDA desenvolveu um cosmético natural inovador, que combate a celulite não apenas em suas causas internas, mas também no seu aparecimento externo.

Sua fórmula com componentes vegetais foi elaborada para evitar o surgimento da celulite, à medida que estimula a dinâmica do organismo e promove o equilíbrio saudável da pele: as próprias forças do corpo responsáveis pela regulação e regeneração tornam a pele mais firme e lisa. Desta maneira, o Óleo de Bétula para Celulite WELEDA previne eficazmente a celulite naqueles casos em que existe uma tendência para desenvolvê-la, e melhora o estado da celulite já instalada, bem como a aparência da pele. De forma perceptível, visível e mensurável.

O Óleo de Bétula para Celulite WELEDA contém valiosos extratos vegetais medicinais de alecrim, gilbardeira (Ruskus aculeatus) e tenras folhas de bétula colhidas manualmente durante a primavera.

Preparados feitos a partir de folhas de bétula - já veneradas e usadas como cosméticos em culturas passadas - fazem uma espécie de faxina no organismo, à medida que estimulam os líquidos corporais e as atividades metabólicas.

A base do produto é composta por óleos vegetais selecionados, que atuam até as camadas mais profundas da pele. Usados em massagens suaves, auxiliam a circulação sangüínea e o metabolismo cutâneo: O tecido ganha nova elasticidade, a pele fica lisa e suave.

A composição do Óleo de Bétula para Celulite WELEDA é suavizada com a adição de óleos naturais essenciais. Os refrescantes aromas do grapefruit e do cipreste auxiliam a ação vitalizante, bem como estimulante da circulação e de purificação da pele.

Nas folhas finas e móveis da bétula ocorrem intensos processos metabólicos que formam óleos essenciais e flavonóides naturais, componentes vegetais cujos efeitos promovem a limpeza do sangue e de todos os líquidos corporais.

Óleo de damasco, rico em ácidos graxos essenciais, que fazem parte dos elementos construtivos vitais metabolicamente ativos do organismo humano. Na qualidade de componentes da gordura cutânea do próprio corpo, possuem um efeito anabólico.

Óleo de trigo, em virtude de seu elevado teor de vitamina E a lecitina, é especialmente indicado para o tratamento intensivo de uma pele cansada. Óleo de jojoba interioriza a característica da sempre verde planta de deserto que pode armazenar água por um longo período. O óleo de jojoba possui uma forte ação na conservação da umidade, mantendo a elasticidade natural da pele.

A gilbardeira, originária da região mediterrânea, abriga em seus rizomas fortes substâncias que tradicionalmente são utilizadas em casos de congestão dos líquidos corporais.

O alecrim é plasmado pela força do calor solar. Preparados farmacêuticos com a "ardente" planta medicinal atuam de forma estimulante sobre a circulação e o metabolismo.

O Óleo de Bétula para Celulite WELEDA é um cosmético natural sem adição de aromas, cores e conservantes sintéticos, bem como matérias-primas à base de óleo mineral. Apenas óleos vegetais amadurecidos ao sol estimulam - ao contrário de óleos minerais como a vaselina, que não são absorvidos pela pele - as múltiplas funções naturais cutâneas.

Componentes (declaração completa): Óleo do caroço de damasco, óleo de jojoba, óleo de trigo, mistura de óleos essenciais naturais, extrato do óleo (óleo do caroço de damasco) das folhas de bétula, do rizoma da gilbardeira e das folhas do alecrim.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro