------------------------

cha de abacate.

Abacate (Persea americana)

Estamos diante de uma planta que muitos poderiam estar perguntando: Abacate??? É o mesmo abacate que utilizamos como fruta para preparar um frappé ??? Mas possui ação medicinal ???". Sim, isto mesmo, é a mesma planta, e o que muitos não imaginam, é o poder terapêutico que esta planta de nossos pomares possui. Mas primeiramente vamos falar um pouco mais de história.

Nativa da América Central, o abacate já era utilizado pelas civilizações pré-colombianas como alimento e medicamento. Foi levado para a Europa como um fruto exótico pelos colonizadores, mas como é uma planta de clima tropical não se aclimatou às condições climáticas do Velho Continente. Provavelmente foi introduzido no Brasil pelos portugueses, encontrando condições de solo e clima favorável, acabou fixando residência de maneira definitiva, se tornando até mesmo bem brasileiro.

Planta que pode atingir até uns 15 metros de altura, com folhas de coloração verde escura e frutos de vários formatos e tamanhos. No Brasil o mercado prefere abacates grandes, de polpa amarelo claro, sem fibras, e adocicado, e é empregado principalmente para preparo de bebidas adocicadas com leite, ou mesmo amassado com açúcar. No resto do mundo os frutos são consumidos na forma de saladas bem temperadas ou então na forma de cremes salgados e temperados com pimentas e outros condimentos. No México, um dos locais de origem do abacateiro, existe a famosa guaca mole, que é preparado com abacate bem picadinho e temperos diversos, como pimenta-do-reino, alho, limão, sal, salsa e cebolinha; e é consumido com outros pratos, como o taco, ou mesmo uma salada de alface.

Quanto as qualidades terapêuticas do abacateiro estas são inúmeras. Vamos começar pelas folhas, que possuem ação diurética devido a ação do princípio ativo D-perseitol. Indicada para afecções do sistema urinário como cistites e uretrites, possui uma ação levemente carminativa, e hipotensora suave. Pode ser utilizada tanto na forma de cápsulas, tinturas ou mesmo o chá das folhas. Quanto ao fruto, por ser rico em óleos fixos, estes são muito empregado como fitocosméticos. Estes óleos possuem ação, nutritiva e emoliente da pele, deixando-a macia e sedosa. Experimente fazer uma máscara facial com abacate bem amassado, ou então quem tiver os cabelos muito secos, pode aplicar nos cabelos e deixar alguns minutos. Os resultados são impressionantes. Já as sementes possuem ação anti-inflamatória. Em algumas regiões do interior é comum as pessoas colocarem um caroço de abacate bem picado em um litro de álcool e deixar macerando por alguns dias. Quanto estiver com dores musculares ou articulares é só passar o álcool com abacate que em poucos minutos a dor começa a ceder. O abacateiro serve de exemplo da importância de se conhecer, não só a planta, mas também qual parte da droga pode ser utilizada para determinada finalidade terapêutica.

------------------------

Abacate Emagrece! Reduz Colesterol! Combate Diabetes!

Abacate Emagrece! Reduz Colesterol! Combate Diabetes!
O abacate é um fruto que traz muitos benefícios à nossa saúde. Para conseguir todos os benefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções do fruto.
.
Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário. Uma alerta, porém, como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

Conhecido como abacate em Português, pêra de jacaré ou avocado em Inglês, aguacate ou palta em Espanhol, o abacate é um fruto, mas normalmente nos referimos a ele como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados.
.
Acredita-se que veio para o Brasil no início do século XIX e hoje ocupa o quarto lugar como produtor deste fruto, antecedido apenas pelo México, Estados Unidos e República Dominicana.

Aproximadamente 70% do peso do abacate se refere à polpa do fruto e, apesar de ser conhecido como um fruto muito calórico e, é de fato, já que suas propriedades em 100 gramas, são:
Calorias: 162.0; Potássio: 339mg; Vitamina E: 1,01mg; Proteínas:2,22g; Colesterol: 0; Fibras: 2.

Este fruto é fonte de muitos nutrientes e, é uma das frutas com um dos mais elevados teores de proteínas e também fornece 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

No Brasil, o abacate é consumido ao natural com açúcar e como sobremesa na preparação de vitaminas, sorvetes, sobremesas, mousses, cremes e bebidas. O nosso país é o único do mundo onde o abacate é consumido com açúcar, como sobremesa é também usado para fazer vitaminas; na culinária mexicana, conhecido como guacamole, é comum consumí-lo em saladas temperado com vinagre, pimenta e maionese; e em Moçambique é usado com açúcar e limão.

------------------------

Chá de Folha de Abacateiro.

Chá de Folha de Abacateiro

O chá de folha de abacateiro é muito usado em tratamentos para emagrecer, por ser diurético (consequentemente, anti-inflamatório)

Mas o Abacateiro é indicado para o tratamento de muitos outros problemas.

A seguir apresenta-se uma lista dos problemas de saúde para cujos o Abacateiro (as diferentes partes) é indicado.

Indicações:

Abcessos, ácido úrico, afecções hepáticas, aftas, anemia, amigdalite, artrite, infecções urinárias (rins, bexiga, etc.), bronquite, cansaço, caspa, dores de cabeça (e cefaleias), cistite, histeria (cólica), diarreia, desinteria, dispepsia, problemas digestivos, diurético, dores abdominais, eczema do couro cabeludo, edemas, estomatites, arroto, stress (estresse), febre intermitente, flatulência, gota, hepatite, hipertensão, pés inchados, indigestão, inflamações dos dedos, nevralgia do trigémio, panariços, queda de cabelo, reumatismo, rouquidão, catarro, expectoração, sífilis, tossde , tuberculose, ureia, uretrite, varizes, verminose, vesícula, estimulante da bilis, regularizar o fluxo menstrual, emenagogo (faz menstruar, facilita a menstruação)

------------------------

Chá de folha de abacateiro para a gota.

Chá de folha de abacateiro para a gota
A gota é uma doença provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue e que acaba depositado nas articulações. Tomar o chá de folha secas de abacateiro, ajuda a eliminar o ácido úrico, atenuando os sintomas. É ainda muito útil para a redução de gases intestinais e como diurético é excelente para os rins e bexiga.

Em pessoas com tendência a ter tensão arterial baixa devem ter cuidado com a quantidade ingerida e nunca deverão tomar mais do que 3 chávenas por dia.
Para fazer o chá, coloque 500 ml de água a ferver, depois retire do lume e adicione 10 folhas de abacate secas que encontra em ervanária ou loja da especialidade. Deixe repousar durante 15 minuto, coe e beba de seguida.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro