Facebook

Chá de Alpiste

Chá de Alpiste

Chá de alpiste – Benefícios e receita desta infusã O alpiste (Phalaris canariensis) é uma planta pertencente à família Poaceae e de gênero Phalaris. Em sua estrutura morfológica apresentam as folhas finas e alongadas, geralmente são herbáceas silvestres e de hastes ocas. Dessa planta, costuma-se utilizar tanto suas sementes quanto seus frutos. É bastante conhecido por seu uso como alimento de aves, mas ela possui outras aplicações que podem servir inclusive para nós, humanos. Benefícios desta semente Dessa forma, sua indicação mais comum é destinada para terapia de diurese, sendo neste caso recomendável o acompanhamento de um médico especialista. Mas, também pode ser usado por pessoas que querem emagrecer, como sempre, devendo estar fortemente associada a uma dieta balanceada e também à prática de exercícios físicos. O grão de alpiste é riquíssimo em fibras que são responsáveis pela facilitação do transito intestinal e auxílio ao organismo na eliminação das toxinas que são ingeridas na alimentação. Também se pode falar das propriedades anti-inflamatória e regeneradora de funções hepáticas e pancreáticas, mas estas ainda são objetos de estudos contínuos. Destaca-se também o uso do alpiste para tratamentos de pessoas que possuem diabetes, pois, dentre as propriedades que esta semente proporciona encontra-se a de alívio ou cura de edemas, além de tratamento da retenção de líquidos. Há também informação sobre o uso do alpiste no controle da pressão arterial e até mesmo na promoção do crescimento de unhas e cabelo. O alpiste pode ser ingerido de diversas formas: no incremento do grão nas massas de pão, da adição de grãos na salada, na trituração das sementes para fazer farinha que podem ser usadas em sopas e sucos, no preparo do leite de alpiste e no preparo de chás. O leite é feito a partir do repouso dos grãos em um copo com um pouco d'água. O leite do alpiste contém uma rica quantidade de enzimas e pode ser usado para tratar diabetes, além de curar os rins, fígado e pâncreas. Já o chá de alpiste – ao qual nos ateremos a seguir– é indicado principalmente para terapia de diurese, mas também pode ser associado a dietas de emagrecimento.

Chá de alpiste: nova moda

Chá de alpiste: nova moda Quer emagrecer e restaurar a tonicidade dos seus músculos? A nova moda nas academias cariocas é o chá de alpiste. Isso mesmo! As frequentadoras das academias do Rio estão usando um energético à base de comida de passarinho. A receita é simples: Deixe o alpiste de molho na água. No dia seguinte, ele estará como uma palha. Aí é só bater no liquidificador Depois coe com uma peneira. E acrescente gengibre e baunilha. Será que fica bom? O alpiste passou por profunda pesquisa na Universidade Nacional do México em função do alto valor proteico e dos seus aminoácidos estáveis, que podem circular seguros e indestrutíveis pelo organismo. O resultado da pesquisa revelou que o alpiste tem a capacidade de recarregar e curar o organismo humano. Os rins ao serem recarregados com as enzimas do alpiste passam por uma saudável diurese que elimina o excesso de líquidos do corpo.
 Também reduz a hipertensão e, por possuir a enzima lipase que dissolve rapidamente depósitos de gordura das veias e artérias, é grande remédio contra obesidade e restaurador da tonicidade muscular. Como é diurético funciona em casos de cistites, abundância de substâncias nitrogenadas no sangue, ácido úrico, gota, hipertensão arterial, edemas, sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos, gastrites e úlcera do estômago. Por ser emoliente relaxa e abranda as partes inflamadas, além de refrescante se usado externamente em eczemas.

Benefícios do Alpiste

Benefícios do Alpiste Originário do Mediterrâneo, o alpiste é uma planta que oferece inúmeros benefícios à saúde humana. Vastamente utilizada na alimentação de pássaros, é uma das sementes mais poderosas do planeta, com uma imensa carga proteica. Um produto derivado que vem mostrando bastante eficácia no tratamento de várias patologias é o leite de alpiste. Segundo vários especialistas, ele é um poderoso anti-inflamatório natural, que além de ser rico em vitaminas do complexo B (que aumenta a energia do organismo), também é uma fonte de vitaminas do complexo E, que atuam como antioxidantes, eliminando substâncias que possam prejudicar a nossa saúde. Benefícios do Alpiste Para ter uma ideia de como o alpiste pode ajudar, confira alguns benefícios comprovados dessa semente. O leite de alpiste é extremamente poderoso. Por possuir uma quantidade imensa de enzimas e mais proteína que 3 quilogramas de carne vermelha, ele é usado para tratar casos de diabete. Ele age curando os rins, fígado e o pâncreas, levando à cura em pouquíssimas semanas. O alpiste pode ajudar também no tratamento do colesterol, auxiliando o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Hipertensos também podem usar o chá dessa semente como uma forma de tratamento. Em poucas semanas começam a surgir os efeitos. Trata a cirrose, controlando os hepatócitos do fígado, desinflamando-o. Age eliminando o excesso de líquidos no nosso corpo, recarregando os rins com enzimas importantes ao seu correto funcionamento. Por conter lipase, ele elimina com rapidez a gordura do organismo, tanto das veias e artérias, como também dos depósitos (culotes, barriga, braços, etc.) Em algumas partes do mundo, ele é usado para tratar pedras nos rins e infecções urinárias. Outros benefícios: age contra gastrite, úlcera, hiperuricemia, edemas, gota, entre outros problemas de saúde. omo consumir Além do leite e do chá, você também pode adicioná-lo em receitas como massas de pães, tortas, etc. Por possuir fibras, auxilia bastante o tratamento de problemas da flora intestinal. Quanto ao leite de alpiste, existe uma dica que não pode ser deixada de lado: nunca adicione açúcar, pois ela anula seu princípio ativo. Como fazer o leite em casa Durante a noite, coloque cinco colheres (sopa) de alpiste e deixe de molho em um pouco de água. Pela manhã, jogue fora a água e coloque o alpiste que ficou de molho dentro de um liquidificador. Adicione água pura e bata por alguns segundos. Você obterá um leite espumoso, que deve ser tomado da seguinte maneira: um copo grande pela manhã (de jejum) e outro poucos instantes antes de dormir.

Propriedades do Alpiste

É riquíssimo em fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino e a eliminação das toxinas, principalmente as gorduras. Suas enzimas também tem outras funções, tais como: anti-inflamatórias, hipolipemiantes, regeneradoras da função pancreática, regeneradoras da função hepática, redutoras da hipertensão arterial. Remédio natural ideal para desinflamar órgãos internos como o fígado, rins e pâncreas. É perfeito para quem tem diabetes. Elimina edemas e trata as retenções de líquido. Depurativo do sangue, previne as placas de ateroma, aquelas que obstruem as artérias e veias. Previne arteriosclerose. Aumenta o tônus muscular, é perfeito pra quem quer ganhar massa muscular. Trata a cistite. É rico em Lipasa, uma enzima que ajuda a eliminar o colesterol do sangue. Excelente fonte de antioxidantes que previnem o envelhecimento e desgaste prematuro da pele. É rico em proteínas de alta qualidade; umas seis colheres de alpiste tem mais proteínas que dois ou três quilos de carne. Conclusão: é um alimento perfeito para todos. Utilização do Alpiste Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar. Já para animais, principalmente as aves, o alpiste é o alimento de primeira necessidade. Receita do Leite de Alpiste Ingredientes 2 a 5 colheres de sopa de semente de alpiste 500 ml de água filtrada ou mineral Modo de Preparar Deixar de molho as sementes na água durante toda a noite ou por 8 horas. Colocar as sementes junto com a água no liquidificador durante 4 minutos. Coe muito bem toda a solução - para não prejudicar o esôfago, além de passar na peneira, deve-se também coar num pano limpo. O prejudicial é a fuligem da casca que contém muita sílica. Os passarinhos retiram a casca do alpiste, antes de comê-lo. Posologia Tomar 1 copo em jejum e 1 copo antes de dormir (não comer mais nada depois do ultimo copo). Tomar durante 3 meses e parar um mês. Se precisar, repetir novamente. Conservação O leite de alpiste restante conservar em geladeira em vasilhame de vidro de cor verde ou âmbar fechado (pode ser garrafa de vidro bem lavada e esterilizada). Validade Um dia. O leite de alpiste deve ser consumido no dia em que foi feito. Receita do Chá de Alpiste Indicações Baixar a glicose. Ingredientes Duas colheres de (sopa) de alpiste Cinco copos de água de 250 ml: pode ser o copo de requeijão de vidro. Modo de Preparar Coloque numa leiteira o alpiste e a água, Deixar ferver sem tampa até reduzir para um copo. Posologia Tomar um copo por dia, não importa se de manhã, tarde ou noite. Tomar durante 3 meses e parar um mês. Se precisar, repetir novamente.

Conheça historias de quem emagreceu