Facebook

Chá de Calêndula

Chá de Calêndula

Propriedades: Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes. Anti-ictérica, antiscorbútica, anti-oftalmica, excitante, emenagoga, antispasmódica, anti-abortiva. Uso interno e externo. Pode ser encontrada em cápsulas, pomadas, tintura ou usada em forma de chá ou, ainda, em forma de emplastros na pele. Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieiras. Formas de Usar: Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas de pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após. A infusão da flor é boa para a digestão; também a infusão é recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas. Cosmética: Excelente em loções para o rosto, como a receita a seguir: 1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã. Uso caseiro: Para complemento de jardins externos e para arranjos.

Propriedades da calêndula

A calêndula, de nome científico calendula officinalis é uma planta medicinal também popularmente de bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada, e verrucária, que pode ser utilizada para diversos fins terapêuticos. Propriedades da calêndula Adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida. Para que serve a calêndula Acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras na mama, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações. Modo de uso da calêndula A calêndula é uma ótima forma combater a pele ressecada. Essa planta medicinal pode ser utilizada nas saladas, em forma de chá e como remédio. Infusão: 2 colheres de sopa das flores da calêndula em 1 xícara de chá de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Tomar 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite. Cataplasma: Socar folhas e flores da calêndula num pano limpo (gaze) e pôr em cima da ferida, ou acne e deixar atuar durante 30 minutos.

Benefícios do Chá de Calêndula

A Calêndula é rica em flavonóides e saponinas triterpeno, que tem propriedades anti-inflamatórias. Já os esteróis tem benefício hormonal hormonal para as mulheres. Outros ingredientes incluem os carotenóides, fitoesteróis, polissacarídeos e resina. Calendula também parece ter propriedades antivirais, mas os cientistas ainda estão fazendo estudos. A Calêndula é benéfica como: anti-inflamatório, antifúngico, calmante todos os tipos de irritações de pele e erupções cutâneas, antibacteriana, ajuda a regular o ciclo menstrual, ajuda a aliviar os espasmos musculares, reduz febre, ajuda a desintoxicar, anestésico. Calendula é uma planta muito versátil. Do chá das flores pode ajudar com úlceras, colite e outras doenças do estômago. Tomada como chá, a erva também ajuda com problemas de vesícula biliar. O uso mais comum da Calendula é tópica. Ela pode ser usada na fabricação de loções, compressas, cataplasmas. Ele funciona muito bem para curar doenças da pele, como acne e capilares. A seiva do tronco da planta ajuda a curar verrugas e calos. As flores secas podem ser friccionada em ferimentos para ajudar a acelerar a cicatrização.

Uso culinário Chá de Calêndula

Usar as lígulas (pétalas) para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos. Nomes Populares: Calêndula, mal-me-quer, maravilha Nome Científico: Calendula officinalis L. / Planeta regente: Sol Origem: Erva de origem européia, vulgar nos jardins públicos. Partes usadas: Flores e folhas Lendas e Mitos: Seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas).Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento.Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas. Uma das lendas que a envolvem diz que a menina que pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros. Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal. Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7 horas, pode aguardar chuva. Características e Cultivo: Planta anual e rústica, de 30 a 50 cms de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo. Planta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de ervas daninhas, e com bom teor de umidade (mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).

Conheça historias de quem emagreceu