------------------------

cha de colonia.

CHÁ DA COLÔNIA

Modo de preparar

Cortar uma folha em pequenos pedaços.

Colocar os pedaços da folha em uma vasilha.

Adicionar um litro de água fervente.

Cobrir.

Deixar esfriar.

Coar.

Guardar na geladeira para ser tomado durante o dia.

Quando e como usar

Indicação: Pressão alta leve ou moderada e ação diurética.

Modo de usar:

O chá deve ser bebido ao longo do dia como se fosse água. Ele deverá ficar com a coloração amarelada, caso contrário poderá ter havido oxidação dos princípios ativos da colónia. Preparar um novo chá todos os dias e controlar a pressão.
2 - Material utilizado: As folhas.

Modo de preparar

Cortar as folhas em pequenos pedaços.

Colocar duas colheres das de sopa de folhas picadas

dentro de uma xícara das de chá.

Adicionar água fervente.

Cobrir.

Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.

Coar.

Quando e como usar

Indicação: Pressão alta leve ou moderada e ação diurética.

Modo de usar:

Tomar uma xícara de chá, três vezes á dia. Repetir o tratamento e controlar a pressão.

------------------------

Propriedades Medicinais da Colônia.

Propriedades Medicinais da Colônia

Alpínia ou colônia - Uma espécie originária da Ásia e parente do gengibre(China e Japão), passou a ser cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental.

É uma herbácea rizomatosa, da família das Zingiberáceas.
As plantas são também conhecidas como falso-cardamomo, helicondia, jardineira, gengibre-concha..

Podem chegar a 2 ou 3 metros de altura e suas folhas são aromáticas, longas, largas e brilhantes.
As flores, que surgem no verão e outono, são róseas e brancas, agrupadas em inflorescências semi-pendentes e apresentam aroma suave e agradável.

O fruto é do tipo cápsula, de formato globoso e abriga diversas sementes. A propagação de alpínia se dá por meio da divisão de rizomas. Planta de clima ameno necessita de luz solar plena ou meia-sombra com pelo menos 4 horas de sol por dia. O solo indicado para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e apresentar boa drenagem, gosta de regas espaçadas e não se dá bem com solo encharcado.

Propriedades medicinais:

As propriedades medicinais estão relacionadas às folhas, flores e rizomas. Suas folhas e raízes contêm kavaína e dehydrokavaína. Estas substâncias dão à Alpinia zerumbet as a propiedade de ser relaxante e anti-stress.

É também conhecida por sua ação anti-hipertensiva (atribuída às substâncias presentes no extrato e no seu óleo essencial). Outras substâncias presentes na planta são: alcalóides, taninos, cardamonina, isalpinina, canfeno, cânfora, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e zinco; que contribuem para a sua aplicação na fitoterapia, dando-lhe indicações contra a artrite e a asma. Além de também ser considerada anticatarral, antitérmica, antiulcerogênica, estomáquica, depurativas, diuréticas, anti-histéricas, e vermífugas.

No entanto, sua ingestão pode ter alguns efeitos colaterais: pode causar intoxicações leves e efeitos cardíacos. É contra-indicado para gestantes.

O contato com a sua seiva pode causar irritações na pele e nos olhos.

Alguns estudos com o chá das folhas da colônia confirmam o seu efeito hipotensor, diurético e sua ação antiinflamatória. A colônia tem sido também estudada em relação às atividades antifúngicas e antibacterianas.

------------------------

Colônia Grande erva aromática.

Colônia Grande erva aromática, rizomatosa, de folhas longas e largas de pontas finas, com flores campanuladas coloridas de róseo, marrom e branca, dispostas em belas inflorescências semipendentes. É de origem asiática, mas vem sendo cultivada em todos os estados do Brasil como planta medicinal e ornamental. Pode ser facilmente multiplicada por plantio dos rizomas, que são parecidos com gengibre. Estes, ao se tirar a parte aérea, são plantados em canteiros de areia, irrigados diariamente e deixados brotar. Quando atingirem o tamanho de um palmo, as mudinhas podem ser transplantadas para canteiros permanentes preparados com terra e esterco curtidos. Desbastam-se as touceiras a cada seis meses.

USO
Indicado para tratamento da hipertensão e de estados de ansiedade com o uso do chá preparado com as folhas frescas.

COMO FAZER O CHÁ

O chá é feito colocando-se um litro de água quase fervente sobre os pedaços cortados de uma folha; cobre-se e deixa-se esfriar, o chá recém-preparado deve ficar com coloração amarelada e não rósea , pois a cor avermelhada indica que houve oxidação de alguns de seus constituintes; depois de preparado, o chá deve ser mantido na geladeira e renovado diariamente, devendo-se tomar 1 litro do chá por dia, como se fosse água. A pressão arterial deve ser verificada com freqüência e, no caso de manter-se alta, deve-se preparar novo chá usando duas folhas em um litro. No caso a pressão não baixar com doses de até três folhas deve-se procurar o médico para novo exame e mudança de tratamento.

------------------------

Chá da Colônia combate pressão alta.

Chá da Colônia ( Alpinia zerumbet ) - combate pressão alta leve ou moderada
Planta Medicinal: Colônia ( Alpinia zerumbet )

Material Utilizado: As folhas da colônia

Modo de preparar o chá da colônia

Colocar os pedaços das folhas em vasilha. Adicionar um litro de água fervente. Cobrir. Deixar esfriar. Coar. Guardar na geladeira para ser tomado durante o dia.

Quando e como usar o chá da colônia:

Indicação: Pressão alta leve ou moderada

Modo de Usar: O chá deve ser bebido ao longo do dia como se fosse água. Ele deverá ficar com a coloração amarelada, caso contrário poderá ter havido oxidação dos princípios ativos da colônia. Preparar um novo chá todos os dias e controlar a pressão.

Observação: As flores dão um saboroso chá aromático.

Contra-Indicação: O chá deve ser evitados por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e por pessoas de pressão baixa.
Postado por Marcelo Gomes às 23:09
Marcadores: chá para baixar a pressão alta, Chá Para Pressão Alta, dicas para pressão alta, ervas para pressão alta, ervas que curam pressão alta, remédio caseiro para pressão, tratamento natural para pressão

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro