------------------------

cha de cravo.

Cravo-da-índia (Eugenia caryophillata)
O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais, sobretudo eugenol, que tem ação analgésica e anti-séptica.
Também tem ação estomacal e anti-séptica bucal.
Devido à sua ação analgésica, o cravo-da-índia, na forma de chá, ajuda a aliviar dores causadas por gripe e resfriado.
O chá de cravo-da-índia com erva-doce é delicioso e ótimo para a saúde.
ÓLEO DE CRAVO-DA-ÍNDIA
O óleo de cravo-da-índia, indicado para unhas fracas, combate micoses de unha, frieira e manchas brancas nas costas. É anti-séptico, antibiótico, antiviral, antifúngico, antiinflamatório, antiparasitário e analgésico. É muito usado na odontologia como analgésico e anti-séptico. Massageado na gengiva do bebê, alivia as dores da dentição. Para isso deve ser diluído em um pouco de água, pois sozinho pode causar queimadura na boca do neném.
Receita de óleo de cravo-da-índia

30 gramas de cravo-da-índia
200 ml de óleo de oliva ou girassol
Misture tudo e cozinhe em banho-maria por uma hora. Deixe esfriar, coe e guarde em um vidro limpo e seco.

------------------------

CHÁ DE CRAVO EUGENOL BENEFÍCIOS.

CHÁ DE CRAVO – EUGENOL, BENEFÍCIOS
CHÁ DE CRAVO – As famosas e tradicionais "receitas da vovó" muitas vezes nos salvam de diversas dores e problemas do dia-a-dia. Os chás são um bom exemplo disso, pois sempre que estamos com algum tipo de dor, geralmente estomacal, são para os chás que recorremos. O chá de cravo é um remédio caseiro que ajuda na digestão, além de possuir um aroma muito característico. Esse chá pode ser utilizado de diversas formas dependendo o caso, podendo ser absorvido como uma bebida ou, até mesmo, para fazer compressas e higienização do corpo e de objetos em geral.
O cravo possui um ingrediente chamado eugenol, que é um óleo responsável pelo seu aroma. Ele é utilizado em perfumes, cigarros, preparo de alimentos e até mesmo em produtos odontológicos. Além disso, o eugenol possui propriedades anestésicas e anti-sépticas. O chá de cravo, por sua vez, é muito utilizado para controlar as dores abdominais. Ele possui efeitos analgésicos e atua de maneira eficaz para aquelas pessoas que sofrem com diversas chateações no estômago.
Além disso, este chá estimula o fluxo de sangue, produção de saliva e secreções gástricas, o que auxilia na digestão. A bebida também possui qualidades anti-eméticas, ou seja, que combatem a náusea. Ele também tem sido muito utilizado para acabar com parasitas intestinais, bactérias e infecções por fungo. Qualquer pessoa pode ingerir este chá, com exceção de grávidas, que devem optar por chás mais claros como erva doce por ser efeito calmante.

O chá de cravo, quando gelado, também pode ser utilizado para a limpeza das mãos, pois limpa a pele e deixa um agradável aroma. Algumas pessoas utilizam-no para lavar o rosto no intuito de reduzir a oleosidade e diminuir as acnes. Esse chá frio também pode ser usado para limpar diversas áreas da casa, como bancadas e locais onde são preparados os alimentos.

Além de todas essas formas de uso, o chá também pode ser aplicado na maneira de compressa, devido a seus efeitos analgésicos podem aliviar várias dores, até mesmo as musculares. Quando há apenas um inchado na lesão, você pode fazer compressas com o chá gelado, mas para uma dor artrítica, o melhor mesmo é usar o chá quente. Muitas são as maneiras de utilizar este chá além da ingestão da bebida. Não dá pra dizer que as vovós não estavam certas quando diziam que os chás realmente resolvem (quase) tudo.

------------------------

Propriedades do cravo da índia.

O cravo da índia pode ser utilizado como planta medicinal pois possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas. Ele é cultivado em muitos países tropicais, mas é originário das Molucas e das Filipinas meridionais.

O cravo-da-índia também é conhecido por cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia, e seu nome científico é Syzygium aromaticum.

Propriedades do cravo da índia

Ação antibacteriana, antifúngica, antiviral, estimulante das secreções gástricas. Tem propriedades expectorantes e antigripais.

Para que serve o cravo da índia

Bronquite, tosse e síndromes gripais, para diminuição de gases intestinais. Externamente, nas inflamações da boca e da faringe, cáries dentárias e otites, como antisséptico e analgésico.

Modo de uso do cravo da índia

As partes utilizadas do cravo são os botões florais e o óleo essencial.

Chá: Colocar a água para ferver e, quando esta estiver a borbulhar, desligar o fogo e adicionar os cravos. Para cada xícara de água, usar 1 a 1,5 g de cravo. Consumir no máximo de 3 xícaras por dia.
Pó: Em cápsulas de 200 a 500 mg, 2 a 3 vezes por dia.
Tintura (1:5): 30 a 50 gotas, 1 a 2 vezes por dia.
Óleo essencial puro, em solução alcoólica ou oleosa a 10%: embeber uma gaze ou algodão e aplicar em dentes cariados.
Solução oleosa: 1 a 2 gotas no ouvido, 2 a 3 vezes por dia.
Contraindicações do cravo da índia

Não fazer uso interno (chá) em casos de gravidez ou amamentação, crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com problemas gastrointestinais ou doenças neurológicas. Pessoas com alergias respiratórias devem fazer teste de tolerância.

------------------------

Cravo e Canela da Chá Mais.

Chá de Maçã com Cravo e Canela da Chá Mais – o chá afrodisíaco

O Chá de Maçã com Cravo e Canela da Chá Mais possui uma combinação que confere um ótimo sabor, estimulante e afrodisíaco.

A maçã (Pyrus malus) é uma fruta utilizada para auxiliar no tratamento da constipação e para ajudar a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue. Além disso, pode auxiliar na redução do risco para doenças cardiovasculares.

O cravo possui propriedades antissépticas e analgésicas, além de ser um excelente antifúngico natural. Já a canela atua como um anti-inflamatório natural, além de ser antibacteriana e ter o poder de melhorar a resistência à insulina, sendo interessante para diabéticos e pré-diabéticos. Também alivia cólicas intestinais e melhora a digestão.

Recomendações de uso: Coloque um sachê em 200ml de água bem quente (não fervente – assim que aparecer aquelas bolinhas no fundo da panela, desligue o fogo) e deixe em infusão por 5 minutos. Pode ser consumido quente ou gelado.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro