------------------------

cha de hortela.

O chá de hortelã é uma tisana (infusão) de hortelã,Mentha piperita. É isento de cafeína.
Benefícios[editar]

Embora não existam estudos sobre os benefícios do chá de hortelã1 acredita-se que o chá de hortelã tem benefícios graças ao mentol em sua composição. Utilizado em:
síndrome do intestino irritável
náuseas e vômitos
diarréia
cefaléia
indigestão.2
halitose
controle de asma leve
estresse

------------------------

Benefícios do chá de hortelã.

Benefícios do chá de hortelã

A hortelã (Mentha sativa) é conhecida desde a antiguidade como uma planta rica em propriedades medicinais e benefícios para a saúde em geral, sendo, sem dúvida, a planta mais usada no mundo, podendo encontrar-se numa ampla variedade de diferentes confecções. Para além dos efeitos afrodisíacos já documentados pelos árabes, a hortelã tem ainda a seguinte ampla gama de benefícios:

Auxilio no emagrecimento.
Auxilio no tratamento de tosses e resfriados, incluindo dores de garganta.
Excelente tônica para combater o estresse e a ansiedade (Fonte de vitaminas do complexo B).
Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores de estômago.
Combate vírus e bactérias.
Alívio de dores musculares.
Ajuda na digestão
Melhora o hálito.
Os benefícios da hortelã podem ser aproveitados através inalações, sucos ou mesmo temperos para refeições. Contudo, onde consegue aproveitar mais as suas propriedades, é no chá de hortelã, tendo um aroma e gosto muito agradável. De modo a preparar este chá, deverá colocar folhas de hortelã numa chávena e cobrir com água fervente, mais ou menos, durante 5 a 10 minutos, dependendo da sua densidade. Depois de coar, beba, preferencialmente, ainda quente.

Poderá ter o melhor aconselhamento para a toma do mesmo na sua farmácia de manipulação especializada, bastando para isso se dirigir às nossas lojas, ou acessar, facilmente, os nossos produtos que contêm hortelã, como Chá Branco Abacaxi e Hortelã Sanavita.

------------------------

Os benefícios do chá de hortelã para a saúde.

Os benefícios do chá de hortelã para a saúde
O chá de hortelã é recomendado como: expectorante, para minimizar tosse e também no combate a germes, como amebas e giárdias.

De sabor peculiar e bastante agradável, a hortelã (Menta piperita) é ingrediente comum em diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde.
Indicação do chá de hortelã
Essa erva é recomendada como:
Expectorante;
Antimicrobiana;
Antifúngica;
Antiviral;
Antialérgica;
Antioxidante;
No tratamento de dores e inflamações dentárias;
Dores reumáticas;
Nevralgias;
Amebíase e giardíase.
Saúde no Dia a Dia
Na prática, o chá de hortelã ajuda a reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, pois exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Além disso, o chá de hortelã tem poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta a até sinusite, é relaxante do sistema nervoso, sendo recomendada em casos de insônia, e aumenta as atividades cerebrais, favorecendo a memória e a concentração.
Outras aplicações popularmente conhecidas para o chá de hortelã são no combate ao mau hálito, para amenizar sintomas de gripes e resfriados e para facilitar a expectoração de catarro.
Comprovação científica
Tratar doenças relacionadas à falta de saneamento básico: essa é a descoberta mais recente sobre os benefícios do chá de hortelã. Pesquisadores da universidade federal de Brasília (UNB) divulgaram recentemente que o princípio ativo óxido de piperitenona, presente na erva, tem a capacidade de matar amebas e giárdias, que são os germes responsáveis por problemas como dor de barriga, diarreia e vomito. Para resolver esses problemas, a medida diária recomendada para fazer o chá é de 1 colher (chá) de hortelã fresca para 1 e ½ xícaras (chá) de água.
Contraindicações:
Gestantes;
Mulheres em fase de amamentação;
Crianças menores de 6 anos;
Pessoa com sudorese excessiva e enxaqueca crônica.

------------------------

Chá de hortelã pode reduzir excesso de pêlos na mulher.

Chá de hortelã pode reduzir excesso de pêlos na mulher

Chá de hortelã pode ajudar a controlar o excesso de pêlos em mulheres, dizem pesquisadores turcos.

Segundo um estudo, tomar chá de hortelã duas vezes por dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher.

O hormônio causa o crescimento excessivo de pêlos escuros e grossos na barriga, seios e rosto (condição chamada de hirsutismo).

O estudo foi realizado pela Universidade Suleyman Demirel, em Isparta, e publicado na revista especializada Phytotherapy Research.

O hirsutismo geralmente é ligado a desequilíbrios hormonais e é comum entre mulheres que têm a síndrome do ovário policístico.

A condição é normalmente tratada com drogas que reduzem os níveis do hormônio andrógeno, ou masculino, no corpo da mulher.

Os cientistas turcos dizem que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural.

Toda mulher produz uma quantidade pequena de hormônios masculinos, entre eles a testosterona. No entanto, uma produção maior desses hormônios pode levar ao crescimento excessivo de pêlos.

De acordo com os pesquisadores, o consumo da hortelã havia sido associado a uma redução na libido de homens em uma cidade chamada Isparta, no sudoeste da Turquia.

Para estudar os efeitos da planta em mulheres, 21 voluntárias com hirsutismo, 12 sofrendo da síndrome do ovário policístico, tomaram dois copos de chá de hortelã por dia durante cinco dias.

Cada copo foi preparado com 250ml de água fervente e 5 gramas de folhas secas. A infusão foi bebida entre cinco e dez minutos após o preparo.

Os pesquisadores verificaram uma diminuição significativa nos níveis de testosterona ativa no sangue e um aumento em vários hormônios femininos.

Entretanto, não houve diminuição nos níveis gerais de testosterona, uma indicação de que o hormônio estava acoplado a proteínas na corrente sangüínea e inativo.

Para os cientistas turcos, é possível que a hortelã tenha a propriedade de afetar o metabolismo de hormônios como a testosterona ou influir diretamente na síntese de hormônios andrógenos.

A coordenadora do estudo, Mehmet Numan Tamer, disse que é preciso fazer mais pesquisas sobre o assunto.

"Este estudo mostra que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural para mulheres com sintomas leves".

"Agora precisamos fazer mais estudos para testar a confiabilidade desta descoberta, e para ver até que ponto a redução nos andrógenos ajuda mulheres com hirsutismo leve".

Comentando a pesquisa, Richard Sharpe, da unidade de Human Reproductive Sciences do Medical Research Council, em Edimburgo, disse que o estudo é mais uma indicação de que plantas podem ter efeito em hormônios humanos.

Mas recomendou às mulheres que sofrem de hirsutismo ou da síndrome do ovário policístico que façam um tratamento médico.

"A mudança (produzida pela hortelã) é relativamente modesta e eles não mostraram no estudo se haveria qualquer conseqüência para as mulheres", disse Sharpe.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro