------------------------

cha de losna.

A losna é uma maravilhosa planta medicinal que pode também ser referida por outros nomes, absinto, erva-do-fel, erva-de-santa-margarida, sintro, erva-dos-velhos e erva-dos-vermes.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos [Esconder]
1 Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas
2 Efeitos Colaterais
3 Chá de Losna
Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas
Já é usada desde a antiguidade e possuiu um óleo essencial designado por absintina, responsável por diversas propriedades medicinais. A losna é originária da Ásia, Europa e Norte de África e, o Brasil é um dos países que mais cultiva esta planta, sobretudo em hortas, jardins e locais agrestes próximo do litoral.
A Losna é uma erva aromática que, pode viver até aos dez anos e apresenta um sabor tão amargo ao ponto de na Bíblia ser mencionada como um símbolo de dificuldade e tristezas da vida, só conseguindo suportar o seu desagrado sabor quem tem fé na sua eficácia curativa.
Trata-se de uma planta que pode atingir os 80 cm de altura, sendo bastante cultivada derivado da sua utilização para licores.
A Losna é indicada sobretudo para catarros, cólicas, envenenamentos, escrófulas, perturbações gástricas, falta de apetite, gripes, hidropisia, histerismo, mau hálito (halitose), má digestão, menstruação difícil e dolorosa.

------------------------

LOSNA - Artemisia absinthium L.

LOSNA - Artemisia absinthium L
Quem já provou um chá de losna conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna". Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico.

INDICAÇÃO: Chá de Losna => Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado, anemia, anorexia, ativar a circulação, azia, cólicas intestinal, dispepsias, limpar e regularizar o funcionamento do estômago, rins, bexiga e pulmões, nevralgias, mau hálito, menstruação difícil e dolorosa, prisão de ventre, regularizar o fluxo menstrual, vômito etc...

COMO FAZER: 1 colher/sopa de erva para meio litro de água quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.

COMO BEBER: ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão. ( 2 xícaras ao dia )

------------------------

A losna Propriedades.

A losna, cientificamente designada Artemísia absinthium, é uma erva medicinal que pode ser conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.

Esta erva de sabor amargo é usada desde a antiguidade, possuindo um óleo essencial conhecido como absintina que é reponsável pelas suas propriedades medicinais.

Propriedades

Vermífuga; estimulante da produção de sucos gástricos;

Indicação

Falta de apetite, má digestão; insuficiência hepática.

Efeitos colaterais

Altas doses: tremores, convulsões, tonturas e até delírios. O uso crônico ou com álccol (licor) pode provocar dependência, alucinações e danos neurológicos permanentes.

Contra-indicação

Gravidez; amamentação; gastrite.

Modo de uso

Para preparar o chá adicione 20g de folhas ou flores em 1 litro de água fervente e tome 1 s´cara de chá antes das refeições principais.

Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos, mas se a finalidade for obter as flores, a colheita deve ser realizada logo que as flores desabrochem.

Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca, para isso coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois conserve em caixas de madeira.

------------------------

Conheça as propriedades e aprenda a preparar o chá de losna.

Conheça as propriedades e aprenda a preparar o chá de losna

A (Artemisia Absinthium) é uma erva medicinal que, segundo registros, deve ser usada há milhares de anos. Muito conhecida por suas propriedades medicinais, a losna também é usada na fabricação da bebida alcoólica absinto. Na Grécia antiga, era usada em homenagem à deusa Ártemis, que era a deusa da fecundidade e da caça, daí derivou seu nome científico.
Alguns nomes comuns como a planta também é conhecida: Absinto; absíntio; Absinto Romano, absinto-comum, absinto-grande, absinto-maior, aluína, alvina, amargosa, artemísia, absíntio, absíntio-comum, acinto, acintro.
Quando usada de maneira correta, sem excessos, a losna aumenta a secreção biliar e melhora o funcionamento do fígado, sua infusão tem uma característica bem marcante: o sabor amargo!
Contam que a losna, por essa característica, foi mencionada em um provérbio do sábio rei Salomão: " A infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna!"
Essa planta também tem outras propriedades como

trata anemias;
ativa a circulação sanguínea;
melhora a azia;
as dispepsias;
alivia cólicas intestinais;
limpa e normaliza o funcionamento do estômago;
trata rins, bexiga e pulmões;
menstruações difíceis e dolorosas;
regulariza o ciclo menstrual;
nevralgias;
mau hálito;
prisão de ventre;
vômitos;
vermífuga;
febrífuga;
tônica, estimulante;
repele piolhos, etc.
Se a infusão for bebida meia hora antes das refeições, age como estimulante do apetite e da digestão, sendo útil para tratamento de problemas relacionados à anorexia, por exemplo.
Como se prepara o chá de losna?

Chá de losna ou absinto
Aprenda como fazer o chá de losna | Imagem: Reprodução
- Ferve-se meio litro de água e desliga-se o fogo, acrescentando-se 1 colher de sopa do chá e deixando-se abafado por 10 minutos.
Cuidados e contra-indicações

Não deve ser utilizada por gestantes, lactantes nem por longos períodos ou em grandes quantidades, pois pode causar reações adversas, como sufocamento ou paralisia.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro