------------------------

cha de malva.

Benefícios e propriedades do chá de malva
Do jardim para a horta, a malva serve como planta ornamental, hortaliça e chá medicinal!

A malva (Malva Sylvestris) cultivada como planta ornamental, por conta de suas belas flores, é originária da Europa e, além do seu uso na fitoterapia, a planta é usada como hortaliça desde o século VIII a.C. Esta espécie não deve ser confundida com outras existentes no Brasil ou no exterior e conhecidas pelo mesmo nome "malva", pertencentes a outras espécies ou gêneros como Sida, Pavonia, Abutilon, Althaea, Eremanthus, etc. Existem 40 gêneros da família das malváceas no mundo, 20 deles são encontrados na flora indígena brasileira, ou são cultivados, como o quiabo, o algodoeiro, a alteia, etc. Das plantas chamadas popularmente de"malva", existem umas 30 espécies e é necessário muito cuidado com as confusões, pois as finalidades medicinais de algumas malvas são diferentes.
As flores da malva são bastante consumidas nos países europeus, inclusive quando secas, são mais consumidas do que as folhas.

Essa planta, comumente usada na medicina popular no Brasil, possui substâncias como taninos, mucilagens e óleos essenciais que são responsáveis por suas proriedades calmantes, laxativas e emolientes. Na época renascentista, na Itália, era usada como cura de todos os males, inclusive nos conventos, suas flores eram usadas em um chá, como um calmante dos desejos sexuais. Na antiguidade também era usada, em forma de uma poção à base de sumo da planta, para dar disposição durante todo o dia, Carlos Magno gostava de ter essa planta em seus jardins imperiais e, os gregos, a tinham como sagrada, imaginavam que a malva libertava o espírito da escravidão das paixões. Talvez isso se devesse ao efeito calmante, o mesmo que diminuía o desejo sexual nas freiras da Itália!

------------------------

Para que serve a malva.

A malva, de nome científico Malva sylvestris L., é uma planta medicinal que possui folhas alternadas, pecioladas e com bordos dentados que têm flores de até 4 cm de diâmetro, azuladas ou arroxeadas com 5 pétalas estreitas que surgem na primavera e no verão. Ela possui ação diurética, laxante e também expectorante. A malva também é conhecida pelos nomes: malva-das-boticas, malva-das-hortas, malva-grande, malva-lisa, malva-maior malva-silvestre ou malva-verde.

Para que serve a malva

Infecções, prisão de ventre, retenção hídrica, afta, úlceras da córnea, doenças das vias respiratórias, diarreia, problemas de estômago como a dispepsia, gengivite, amigdalite, gastrite, estomatite, herpes labial, faringite; corrimentos vaginais, diabetes, gripe, resfriado.

Propriedades da malva

Possui ação curativa e que aliviam a irritação devido à presença do ácidos múcicos, óleos essenciais e ácidos tânicos em sua estrutura. Tem ação anti-inflamatória e protetora das mucosas do sistema digestivo, respiratório e cutâneo porque contém mucilagem, vitamina A, B1, B2 e C, carotenos, óleos essenciais, esteárico, ácido cumarínico, clorogênico e cafeico, flavonóides, taninos e derivados antraquinônicos.

Modo de uso da malva

As partes da malva usadas para fins medicinais são: as folhas e as flores para chás ou infusões, mas seu uso externo é mais seguro pois quando consumido em doses elevadas pode causar intoxicação.

Chá: Junte a malva com bagas de roseira brava e de maçã seca, cerca de 4 a 6 colheres desta mistura num bule com água fervente e deixe descansar por 15 minutos e coe a seguir.
Efeitos colaterais da malva

Pode causar intoxicação quando utilizada em grandes doses.

------------------------

Malva malva sylvestris.

chá de malva
Malva (malva sylvestris) e excelente para evitar vários sintomas prejudiciais a saúde, evita prisão de ventre, acnes, problemas de estômago e garganta, furúnculos, e excelente para a pele entre outros benefícios.

As propriedades benéficas da malva se encontram concentradas nas flores, folhas e raízes, com isto a erva possui ótimos benefícios no tratamento e prevenção das doenças, além de ser rica em vitaminas A, B 1, B 2 e vitamina C em 100 gramas da erva encontramos 118 miligramas desta vitamina, óleos graxos e carotenos, a malva possui também 35% de gorduras e 20% de proteínas.

O chá de malva feito das raízes e ótimo como anti-inflamatória contra infecções da mucosa respiratória, cutânea e digestiva, o que torna o chá excelente contra dor no estômago, resfriados, gripes, e ótima para melhorar a má digestão, dermatite, ótima se usada como expectorante.

Foi realizada várias pesquisas para descobrir os benefícios da erva no controle das taxas de glicose no sangue e comprovaram que o chá e ótimo para ajudar a diminuir a glicose consumida durante as refeições, as antraquinona da malva são ótimas para melhorar o sistema de defesas do corpo, além de ser excelente laxativo, o chá feito com suas folhas e ramos são ótimos para diminuir os mucos causados pelas gripes e resfriados e diminuir sintomas de diarreias.

A erva possui excelentes propriedades como ácidos graxos, flavonoides, ácidos cumarínicos, antraquinônicos cafeico e clorogênicos que são ótimos para serem usados com laxativos.

Se usado em compressas o chá e ótimo contra os furúnculos na pele, acnes além de ajudar a refrescar a pele.
Mas precisamos observar bem os rótulos das embalagens com estrato para termos certeza que realmente estamos adquirindo a malva sylvestris, isto porque existe outra espécie de malva no mercado, para evitar cometer enganos e prejudicar a saúde e aconselhado consultar um médico que entenda de fitoterapia, podemos encontrar a malva nas farmácias em formas de extratos líquidos e comprimidos.

------------------------

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA MALVA.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA MALVA Emolientes: sempre que tenhamos grãos ou furúnculos, chagas, ulcera ou qualquer tipo de lesão na pele, as propriedades o mucílago contido nesta planta servirá para os ablandar. ( Cataplasma da planta mole machucada sobre a parte da pele afetada) (Também nos eczemas é muito conveniente aplicar uma compressa fria com a decocción de umha mancheia de folhas secas e flores por litro de água) Cuidado dos olhos: Com o chá da planta seca pode-se realizar um colírio natural que sera muito útil em caso de ressecamento ocular. Anticatarral,béquica, pectoral, garganta : . Rica em mucílagos, resulta ideal, pelas suas propriedades emolientes, para suavizar as mucosas do aparelho respiratório. Utiliza-se nas afecções dos processos respiratórios como tosse, especialmente de natureza seca, catarros, dor no peito, afonia, rouquidão, sibilancia, etc. . ( Chá durante 5 minutos de uma colherada de flores com duas folhas de eucalipto. Um par de xícaras a dia ) ( Em uso externo realizar gargarismos com esta preparação) ( gargarismos com a decocción das flores e folhas secas para a dor de garganta) . (Chá durante 10 minutos de duas colheradas de folhas secas por xícara de água – dor no peito. Para aumentar seu valor protetor pode-se tomar com mel.) Prisão de ventre: ( Decocción durante 20 minutos de 30 gr. de flores e folhas secas por litro de água. Tomar 3 xícaras por dia) Inflamações da boca: ( Enxágües com a decocción durante 10 minutos de uma colherzinha de flores por xícara de água.)

PROPRIEDADES ALIMENTÍCIAS DA MALVA A malva também pode consumirse como alimento. Conhece-se desde tempos históricos, pois já foi muito utilizada pelos Gregos e os Romanos, que a consumiam abundantemente misturada com outras verduras. A parte dos valores medicinais vistos anteriormente, é uma planta muito rica em vitaminas A, B, C, e E.

PROPRIEDADES COSMÉTICAS DA MALVA Pelas suas propriedades emolientes, é muito utilizada em cosmética. Tônicos faciais: Podem-se elaborar compressas para colocá-las sobre o rosto com a decocción de um punhado de folhas secas por litro de água. O líquido que resulta de ferver umha mancheia de flores também constitui um bom tônico facial. Colheita e conservação: A primavera é a melhor estação para colher as flores antes que se tenham aberto. As folhas devem apanhar-se quando a planta se encontre bem florescida na primavera ou verão. Guardá-las em um recipiente seco e hermético. Bem. Pois espero que gostasses da malva. Umha flor humilde, mas muito beneficiosa, polo que se ve.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro