------------------------

cha de maracuja.

Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. 

100% aproveitável 

E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. 

Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria. 

------------------------

CHÁ DE MARACUJÁ E MAÇÃ.

CHÁ DE MARACUJÁ E MAÇÃ

INGREDIENTES

Casca e polpa de 1 maracujá

1 maçã com casca, cortada em 4

4 xícaras (chá) de água

Mel, açúcar, ou adoçante a gosto

MODO DE FAZER

Lave bem o maracujá e a maçã. Corte-os em 4 partes.
Em uma panela coloque a água, maracujá e a maçã.
Leve ao fogo alto. Quando ferver diminua a intensidade do fogo e deixe fervendo por 10 minutos em fogo baixo.
Coe e sirva imediatamente.
*Esse chá pode ser servido gelado!

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

------------------------

Suco de maracujá para emagrecer.

Suco de maracujá para emagrecer
O suco de maracujá é um excelente remédio caseiro para emagrecer.

A farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal desse remédio caseiro. Essa parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de carboidratos e ainda proporciona a sensação de saciedade.

Ingredientes:

1 maracujá grande,
2 copos de água,
1 colher (chá) de farinha da casca do maracujá e
açúcar à gosto.
Modo de preparo:

Corte o maracujá ao meio, retire toda a sua polpa e bata no liquidificador com a água. Adoce à seu gosto e adicione a farinha da casca do maracujá depois de pronto.

A farinhacom casca de maracujá pode ser facilmente feita em casa e pode ser encontrada em farmácias e em lojas de produtos naturais e pode ser acrescentada a qualquer suco, sopa, iogurte vitamina ou até mesmo com um pouquinho de água.

Recomenda-se ingerir 1 colher de sopa da farinha da casca do maracujá 3 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço e jantar. Mas para facilitar o emagrecimento deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e em açúcar e praticar atividade física regularmente.

------------------------

Dicas de chá para emagrecer.

Dicas de chá para emagrecer
A maioria das pessoas estão preocupadas com a estética e a aparência física, mas mesmo assim não se alimentam de maneira adequada. A vida está cada vez mais corrida e a população não tem tempo para nada e com isso acabam se alimentando em qualquer lugar e normalmente a refeição escolhida é rica em carboidratos, açucares e gorduras o que fazem com que engordemos e ainda ganhemos uma barriguinha mais saliente. E além de tudo isso a correria do dia-a-dia faz com que a pessoa fique ansiosa, depressiva e muito nervosa. Mas, se você quer acabar com isso de uma vez por todas, veja aqui cinco chás que ajudam a emagrecer e ainda ajudam a acalmar os ânimos. A coisa mais chata é fazer aquele regime e parece que o tempo passa tão depressa e os quilos a mais não somem e fica cada vez mais difícil cumprir suas metas.

Além de continuar com a sua dieta e com a prática de atividade física é indicado à ingestão de alguns chazinhos que ajudam a emagrecer e acalmar o estresse numa boa. Com isso você consegue resolver dois problemas com uma solução totalmente boa para a saúde. Os principais chás são: Camomila, o qual tem ação calmante, ajuda o sistema nervoso e ainda tem ação desintoxicante e antioxidante; Capim cidreira é um calmante e ajuda a reduzir os gases que incham ainda mais a barriga; Maçã tem ação calmante e, além disso, tem efeito digestivo; Melissa tem poder calmante e várias propriedades antioxidantes que atuam na prevenção contra vários tipos de câncer; E por último o chá de Maracujá que é ótimo calmante e ainda tem ação antiinflamatória.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro