Facebook

Chá de Menta

Chá de Menta

Os benefícios do chá de menta Estudo mostrou que pode ser um bom aliado no tratamento da dor Uma estudo da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, comprovou os benefícios da Hyptis crenata, uma variedade de menta muito apreciada. A investigação divulgou que esta planta conhecida como menta brasileira tem propriedades analgésicas idênticas às dos fármacos sintéticos. Durante centenas de anos, os curandeiros brasileiros utilizaram a menta para aliviar a dor e agora a sua eficácia foi comprovada cientificamente através deste estudo. O método utilizado consiste em fazer uma infusão de chá, fervendo as folhas secas de menta em água durante 30 minutos e deixando que arrefeça antes de beber. A equipa descobriu ainda que a menta atua de forma similar a uma substância analgésica anti-inflamatória muito parecida com a aspirina sintética chamada indometacina.

Como fazer o chá marroquino?

Como fazer o chá marroquino? Servir o Cha de Marrocos Servir o Cha de Marrocos Primeiro tem de colocar água ao lume. Quando a água estiver a ferver, acrescente o chá verde – e a menta se quiser; quebre as folhas para o sabor ser mais intenso – e deixe repousar nuns minutos. Adicione depois o açúcar ou não, e também pode colocar hortelã. Por vezes, também acrescentam outras ervas como salva, tomilho e alecrim. O tempo de infusão é de cerca de 3 minutos. Em Marrocos, o chá é servido no bule Berber, com desenhos mouros e feito em latão ou em banho de prata. O servir é também muito particular. Tem uma tradição de se puxar alto o bule e acertar com o chá nos pequenos copos de vidro – alguns com riscos coloridos. São os conjunto de bule, copos e um tabuleiro, também em latão, que são muitas vezes comprados pelos turistas para depois servirem em casa o verdadeiro chá marroquino.

Chá de Menta Marroquino

Chá de Menta Marroquino Quem viaja a Marrocos vai ter que beber chá de menta. Vai ter certamente outras bebidas, mas não pode deixar de provar o chá marroquino. É um facto que o chá marroquino é a bebida mais ingerida no país. Em qualquer lado e a qualquer altura. Faz parte da tradição marroquina. Mas para quem gosta de chá está no paraíso. O chá principal é o verde, mas também há o de menta e ainda o chá verde com… menta. Normalmente o chá vem com uma dose enorme de açúcar – exagerado mesmo, principalmente para quem não está habituado – por isso, se não gosta de chá doce, diga antes que o sirvam. Não é uma bebida para diabéticos. Alguns números revelam que Marrocos é o maior importador de chá verde chinês. E depois de visitar o país vai mesmo perceber que é verdade, porque é servido a toda a hora. No Norte de Marrocos é mais habitual beber-se o chá de menta e o chá verde é mais habitual no Sul do país. E se foi a portuguesa D. Catarina de Bragança, que foi rainha em Inglaterra, que levou o hábito de se beber chá para a corte inglesa, foram depois os ingleses que depois introduziram o chá em Marrocos. Como? Barco ingles do seculo XVIII Barco ingles do seculo XVIII Diz-se que foi no século XVIII, que os ingleses deixaram nos portos marroquinos um carregamento de chá que tinha navegado a partir da Ásia. A partir daí, o chá passou a ser uma bebida habitual em todo o país. E é também a boa maneira de receber por parte dos marroquinos. Pode ser recebido em casa de locais com o chá marroquino, assim como ser recebido numa loja (ou souk) com a mesma hospitalidade e com o chá para beber. E pode ser bebido quente ou frio. Mas o chá não é simplesmente uma bebida e acaba aí a história. Os chás verde e de menta são bebidas relaxante e purificadoras, drenantes e diuréticas – apesar que, para este efeito, convém não ser tão doce como o servem. Tanto o chá verde como o de menta ajudam a fazer digestões difíceis e como relaxante, são chás calmantes. O chá de menta, segundo alguns estudos, poderá também ajudar em tratamentos de asma e alergias e tem propriedades analgésicas, ou seja, que ajudam a combater a dor. Alguns cientistas chegam mesmo a dizer que tem efeitos semelhantes às aspirinas – o que se percebe porque muitos medicamentos são feitos a partir de plantas medicinais.

Os benefícios do chá de menta

O chá tem montes de benefícios, como: * melhora os níveis de concentração * aumenta os níveis de energia * é um estimulante do bem-estar geral * pode ser utilizado como prevenção e tratamento de arterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa) * é óptimo na prevenção da diabetes * diminui o risco de doenças cardiovasculares * previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas) * melhora o metabolismo lípido * tem um efeito anti-bacteriano significativo * purifica o organismo, eliminando toxinas * combate a retenção de líquidos... E muitos outros. Mas cada chá tem um benefício e/ou uma característica só dele. Chá Preto - Este chá previne contra o cancro, pois impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas; Chá de Menta/Hortelã - Relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago; Chá de Camomila - Talvez um dos chás mais conhecidos, este chá tem efeitos tranquilizantes, e ainda calmantes para quem tem problemas de funcionamento de estômago; Chá de Maçã - É um chá antidiarreico e um bom auxiliar digestivo, e também tem propriedades sedativas. DICA: Este chá ainda fica mais saboroso se lhe acrescentar um ou dois paus de canela; Chá de Carqueja - É um chá utilizado para aumentar a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens. Mas a carqueja normalmente é utilizada para curar (ou ajudar a curar) constipações, esse também elimina alguns parasitas no nosso sistema. Ele também ajuda a queimar calorias. Devo lembrar que não deve de beber chá de carqueja em excesso, pois pode gerar problemas; Chá de Cidreira - Este chá é utilizado para a diminuição de gases e cólicas, também serve de calmante natural para quem tem insónias e é muito nervoso ou "stressado". Para além que o chá é saudável porque contém água e pouquíssima cafeína. O chá verde contém apenas 1/6 da cafeína que existe num café, o chá preto 1/3 e 0 chá branco ainda mais.

Conheça historias de quem emagreceu