------------------------

cha de noni.

O Suco de Noni e o Diabetes
O Suco de Noni apareceu pela primeira vez em meu consultório há aproximadamente 05 anos. Um de meus pacientes tinha feito uma viagem de férias ao Caribe e trouxe algumas garrafas deste fantástico suco para meu conhecimento. Segundo ele, o Suco tinha diversas propriedades farmacológicas, podendo inclusive ser utilizado efetivamente para o tratamento do Diabetes Mellitus. Como não conhecia muito sobre o assunto, orientei a ele que evitasse o consumo do suco e que mantivesse seu tratamento regular. Mas, logicamente, esta não foi a única vez que fui perguntado sobre este "milagroso" suco. Decidi então pesquisar um pouco mais e falar sobre ele na coluna do Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
O nome científico do Noni é Morinda citrifoli. Originário do Sudoeste da Ásia, ele foi extremamente difundido na Índia e foi trazido pelo Oceano Pacífico até as ilhas da Polinésia Francesa. No Japão, a árvore é conhecida como "Yaeyama-aoki", sendo inclusive encontrada na Prefeitura de Okinawa. A árvore da onde o fruto é colhido pode atingir até 9 metros de altura e tem folhas largas, de cor verde escuro. O fruto é oval e atinge 4 a 7 cm de tamanho. Ele tem uma cor branca quando colhido e um odor muito forte e característico. Embora o odor não seja muito agradável, o fruto pode ser comido cru ou cozido, assim como as sementes do fruto, que normalmente são ingeridas após assadas.
É impressionante a quantidade de propriedades medicinais atribuídas ao Suco de Noni. Além de suas propriedades contra o DM, encontrei relatos também de efeitos antiinflamatórios, analgésicos, anti-sépticos e até mesmo anti-cancerígenos. Não temos como discutir todos estes efeitos milagrosos, então vou descrever principalmente o que existe de evidência científica para o tratamento do Diabetes.
Existem alguns artigos investigando os efeitos do suco de Noni sobre a glicose plasmática. É importante observar que estes estudos foram realizados principalmente em ratos, e não em humanos. Os estudos comprovam que parecem existir algumas substâncias presentes no Suco de Noni (entre elas, alguns potentes anti-oxidantes e substâncias chamadas antroquinonas) que realmente exercem efeitos na redução dos níveis de glicose plasmáticos. Os possíveis efeitos benéficos incluem uma melhora da secreção de insulina pelo pâncreas assim como uma redução na velocidade da absorção da glicose no intestino. Além disso, a presença de potentes anti-oxidantes pode explicar parcialmente alguns dos outros possíveis efeitos benéficos do produto. Embora estes benefícios tenham sido demonstrados (novamente, principalmente em ratos e outros modelos animais), os possíveis efeitos colaterais não foram avaliados nestes estudos.
Acho que é extremamente importante lembrar que precisamos de estudos em humanos para podermos afirmar que um produto é eficaz no tratamento de uma doença. No caso do Suco de Noni, não consegui encontrar nenhum estudo clínico em humanos que demonstrassem não só os benefícios, mas também os possíveis efeitos colaterais deste produto. Além disso, como em outros "produtos naturais", encontrei relatos de pacientes que apresentaram graves efeitos colaterais, incluindo lesão no fígado e nos rins com o suco de Noni. Mais ainda. Um estudo realizado no Brasil, utilizando modelos animais, demonstrou que o Suco de Noni também pode ter feitos adversos graves sobre a gestação.
Com base na ausência de estudos em humanos, e na existência de possíveis efeitos deletérios, a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), em 2004, verificou que o Suco de Noni vinha sendo comercializado no Brasil e que diversas propriedades medicinais (descritas acima) vinham sendo atribuídas a ele em peças promocionais. Devido a esta promoção indevida, mais de 15 peças publicitárias foram suspensas nesta época. Da mesma forma, o FDA (Federal Drug Administration), o órgão americano responsável pela aprovação de alimentos e medicamentos nos EUA, também não aprovou o Suco de Noni. Acredito que a melhor maneira de terminar esta coluna seja com um parágrafo retirado diretamente do Site da ANVISA, na íntegra:
"As publicações científicas sobre o Suco de Noni têm trazido muita controvérsia sobre sua segurança como alimento. Considerando tratar-se de uma solicitação de registro de um novo alimento sem histórico de consumo no país e que teria consumo livre sem supervisão profissional, a avaliação de sua segurança deve ser baseada em critérios rígidos. É notória, ainda, a falta de estudos sistemáticos avaliando o Suco de Noni em humanos nos países onde o produto é comercializado. Assim, as evidências científicas avaliadas até o momento não comprovam a segurança dos produtos contendo Morinda citrifolia para uso como alimento.
Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Noni não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos."

------------------------

Como noni dieta do chá, como o chá de noni emagrecimento.

Como noni dieta do chá, como o chá de noni emagrecimento
Frutas em geral e, em particular, noni são grandes aliados ao tentar perder peso naturalmente. Esta fruta tropical geralmente é consumido origem através de seu suco ou sumo. Outra forma é através do consumo de um chá de infusão. Então, vou mostrar como preparar e chá de noni emagrecimento, para integrá-lo em uma dieta para perder peso.

Noni é uma fruta de origem tropical, o que geralmente é consumido através de seu suco ou sumo. Outras maneiras pelas quais ele pode consumir noni, é através da preparação de chá ou infusão.

Antes de saber como noni dieta do chá, lembre-se suas propriedades

O noni tem terpenos, beta caroteno, substâncias consideradas antioxidantes naturais, que agem para melhorar e estimular o metabolismo celular e orgânico.

Contém fitoesteróis, substâncias vegetais ideais para reduzir os níveis de gordura no sangue e, assim, diminui as reservas de gordura do corpo.

Graças a esses compostos noni, ajuda a limpar o corpo, aumentando a eliminação de resíduos e toxinas, e impedindo o acúmulo de líquido, uma vez que estimula a diurese e funcionamento renal.

------------------------

Como noni chá de emagrecimento?

Como noni chá de emagrecimento?

Coloque 2 colheres de chá de erva noni em um recipiente com água a ferver.

Deixa-se repousar durante 15 minutos.

Coe e beba ao longo do dia.

Como o chá de noni para perda de peso?

Você pode tomar três xícaras de noni por dia, um antes do almoço, o descanso após o almoço e jantar.

Se a perda de peso é importante compreender que comida é nossos aliados para atingir esse objetivo, é necessário aprender a usar para nosso benefício.

Lembre-se que a atividade física é essencial para qualquer tratamento de emagrecimento

------------------------

Febre de consumo noni.

Febre de consumo
Apesar da dificuldade de encontrá- lo in natura, o maior mistério em relação ao noni — e que também reforça sua popularidade — tem a ver muito mais com as suas supostas propriedades terapêuticas. Seu consumo no Brasil é recente, sendo mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. De acordo com estatísticas de 2003, uma garrafa do suco era vendida a cada dois segundos (ou menos) pelo mundo afora — sem falar das cápsulas e dos chás. "O sucesso está diretamente ligado ao fascínio que o homem sente por tudo que pareça mágico, milagroso e, sem muitas explicações precisas ou de forma vaga, anuncie-se capaz de curar várias doenças", acredita o médico Leandro Pomini, de São Paulo.

Isso não quer dizer que o noni não tenha propriedades benéficas. Significa apenas que ainda não existem provas consistentes do ponto de vista científico de que realmente cure ou previna males. Há poucos estudos isentos a respeito — e nenhum com seres humanos, apenas ratos. "Essa fruta pode até vir a ser algo maravilhoso em termos de cura, mas ainda não existem provas conclusivas, nem estudos populacionais que sirvam de base para afirmar isso hoje", diz a nutricionista Denise Schirch, de São Paulo.

Mesmo com a falta de informações precisas — o maior fabricante do suco no Brasil não quis dar informações nutricionais sobre o produto —, não se pode condenar a fruta. "Não faz mal algum consumir o noni", garante George Guimarães. "Só pode haver algum risco se a pessoa deixar de seguir seu tratamento por causa disso", acrescenta. É que os derivados do noni não são remédios, mas complementos alimentares. E o FDA e a Comissão Européia, organismos que funcionam como agências reguladoras de saúde nos Estados Unidos e na Europa, concluíram que não há evidências dos benefícios desse alimento para a saúde humana.

Motivo da controvérsia O noni e seus subprodutos geram polêmica porque anunciam ter uma substância chamada proxeronina, um precursor de um aminoácido denominado xeronina — que só um pesquisador descobriu até hoje. A xeronina foi encontrada e batizada pelo médico Ralph Heinicke, nos anos 50, quando ele fazia estudos com o abacaxi. Na ocasião o cientista ficou tão convencido dos poderes curativos de sua descoberta que passou anos estudando suas propriedades.

Quase não há menções a essa substância fora dos trabalhos de Heinicke e dos produtores de suco e de cápsulas obtidos a partir do noni. Quem fizer buscas em vários bancos de dados de pesquisa dificilmente encontrará algo sobre a xeronina ou sua precursora. O professor Richard Mithen, chefe da equipe de pesquisa do Centro John Innes e do Institute of Food Research, na Grã-Bretanha, afirma que nunca ouviu nada a respeito da xeronina e também não encontrou documentos científicos descrevendoa. Mesmo assim, Mithen, que recentemente produziu com sua equipe um superbrócolis que pode ajudar a prevenir câncer, acredita que o suco de noni é boa fonte de antioxidantes.

Estas substâncias são conhecidas por suas propriedades anti-radicais li vres, capazes de auxiliar na prevenção de tumores malignos — algo que, segundo o professor, o suco de laranja também pode fazer. "Todas as frutas contêm antioxidantes", completa o nutricionista George Guimarães.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro