Facebook

Chá de Oolong

Chá de Oolong

Chá oolong – ajuda a emagrecer e é mais potente que o chá verde A novidade agora para quem quer emagrecer é o chá oolong, uma variedade da planta Camellia sinesis, originário da China e também conhecido como qingcha (chá verde azulado). A diferença do chá oolong para o chá verde está no processo de fermentação à qual a planta é submetida, já que as duas são originárias da planta da mesma espécie. O oolong é semifermentado, o que lhe confere uma maior quantidade de flavonoides do que o chá verde. Uma pesquisa americana comprovou que mulheres que consumiram chá de oolong após o almoço aumentaram 10% o gasto de energia e as que tomaram chá verde o gasto foi de apenas 4%, portanto, o oolong possui mais efeitos estimulantes do metabolismo do que o chá verde. O chá oolong é rico em flavonoides, é estimulante e antioxidante natural, que combate o envelhecimento das células. Além disso, como acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer. O chá oolong deve ser consumido após as refeições ou em chás da tarde, acompanhado de algum alimento. O ideal é consumí-lo duas vezes ao dia. Para prepará-lo, basta ferver um litro de água e esperar dois minutos para abaixar a temperatura (o ideal é 90°). Acrescente sete colheres de sobremesa rasas da planta e deixe em infusão por dois a quatro minutos.

Como preparar um chá oolong

O oolong é um chá chinês tradicional que, com uma oxidação entre 10% e 70% situa-se entre o chá verde e o chá preto. As folhas do chá oolong são tradicionalmente enroladas para formar uma espécie de caracol ou então são apresentadas em forma de bola. Minuciosamente preparado, é um chá cujo paladar forte e até um pouco amargo, acaba por deixar persistir um sabor doce. Aprenda a preparar um chá oolong da forma correta. A chaleira Qualquer chaleira pode ser utilizada para preparar um chá oolong e o único requisito é que seja largo o suficiente para permitir a expansão das folhas de oolong. Se utilizar um cesto ou infusor de chá, certifique-se que também este possui a largura suficiente para acomodar convenientemente as folhas de oolong. Tradicionalmente, porém, o chá oolong é preparado numa chaleira yixing, produzida num barro com o mesmo nome e cuja qualidade superior permite uma maior absorção do aroma e do sabor do chá. Em alternativa, pode também ser utilizada uma chaleira gaiwan que, composta por uma tigela coberta, em porcelana ou vidro, remonta à primeira dinastia Ming. Ambas as chaleiras podem ser encontradas em lojas especializadas. Aquecimento prévio Recomenda-se o aquecimento prévio da chaleira antes da sua utilização – basta enchê-la com água a ferver, aguardar 30 segundos e esvaziar. As vantagens? Ao colocar as folhas do chá oolong numa chaleira quente antes de adicionar a água, poderá desfrutar, em pleno, da sua maravilhosa fragrância. Para além disso, o aquecimento prévio da chaleira irá estabilizar a temperatura da mesma, evitando que a água esfrie rapidamente na hora de fazer a infusão.

Chá oolong – Cheio de benefícios e emagrece

Originário da cultura chinesa, o chá oolong é semi-oxidado e semi-fermentado. Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e levemente adocicado, um pouco parecido com o gosto do chá verde. Possui baixos níveis de cafeína, e por isso torna-se bastante relaxante para beber. Ele é rico em antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio, selênio, cobre e manganês, vitaminas dos tipos A, B, C, E e K, além de muitos ácidos fólicos e niacina. Todos estes nutrientes reunidos transformam o chá oolong em um maravilhoso remédio caseiro para vários problemas. Chá oolong - Cheio de benefícios e emagrece Foto: Reprodução O chá é feito a partir das folhas da mesma planta que dá também origem ao chá verde e ao chá preto, a diferença é o teor de oxidação de cada um. O oolong encontra-se bem no meio, entre o chá verde e o chá preto, e por isso é chamado de semi-oxidado. Benefícios deste chá maravilhoso Diminui os níveis de colesterol no sangue, evitando arteriosclerose; Reduz a probabilidade de acontecer alguma doença cardíaca ou de teor inflamatório; Auxilia no fornecimento de antioxidantes para o corpo; É ótimo para tratamentos de pele; Muito indicado para preservação de uma boa saúde dental; Ajuda na redução da obesidade quando tomado diariamente; Elimina potencialmente os radicais livres, graças aos seus compostos polifenólicos; Indicado para o tratamento de eczema e outros problemas de pele; Ajuda a promover uma boa estrutura óssea, além de estimular um crescimento saudável do corpo; É bastante indicado para prevenção de câncer de pele; Trata diabetes do tipo 2 com bastante sucesso; Os polifenóis do chá ajudam a reduzir em mais de 18% os níveis de estresse.

Emagreça bebendo chá oolong!

Pesquisas já comprovaram que mulheres que tomam uma xícara de chá oolong após o almoço perdem 10% de gordura, enquanto as que tomam o chá verde (também muito indicado para dietas) perde apenas 4%. Por este motivo, o oolong é bastante indicado para aquelas mulheres que desejam emagrecer, mas principalmente para casos de obesidade. Ele trabalha acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a queimar gorduras mais rapidamente. O ideal é consumir uma xícara do chá duas vezes por dia, de preferência após o almoço e no lanche da tarde. É importante que ele seja consumido sempre juntamente com alguma outra comida para não agredir o estômago. É fácil encontrá-lo a venda em lojas de produtos naturais ou em lojas de produtos orientais, e também na internet.

Conheça historias de quem emagreceu