------------------------

cha de tanchagem.

Propriedades e beneficios da tanchagem
A tanchagem (Platango major) tem propriedades adstringentes. O chá das folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia.

As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorroidas. A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades.

As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.

Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente duas colheres de sopa em um litro de água e esperar esfriar. Coe e está pronto. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade.

É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remédio.

Indicações terapêuticas

Afecções das vias respiratórias, como boca e garganta.
Infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
Inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins, na bexiga.
Gripes, apendicite, inflamações, conjuntivite, hemorroidas, problemas urinários,
Diarreia, cólica infantil, febres intestinais, feridas.

Há relatos de cura de ferida no útero e de HPV. Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante quatro meses e a cada duas semanas fazer ducha vaginal com o chá de morno para frio. Essa receita também serve para câncer de colo de útero.

------------------------

beneficios da planta medicinal Tanchagem.

Descubra as propriedades e os beneficios da planta medicinal Tanchagem, tambem conhecida por tanchagem maior e para que serve. Nome cientifico: (Platango major). A tanchagem maior Possui propriedades adstringentes. As folhas em infusão usam-se como cicatrizantes; combate diarreias, problemas gastrointestinais e dores de dentes, desinflama os gânglios, pára os catarros dos brônquios, e inflamações da boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água a ferver sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes; usa-se também contra a lepra, mordeduras de cão e queimaduras. Em banhos sentados usa-se contra o excessivo fluxo da mulher (leucorreia).
As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorróidas. A infusão de folhas usa-se para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. Há mais de 120 variedades de platango. É adstringente. As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.
CHÁ DE TANCHAGEMUsa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e aquele pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente 2 colheres de sopa em um litro de água e esperar até esfriar. Coe e está pronto. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos, é um grande remédio! Boa sorte!

------------------------

TANCHAGEM - Plantago major.

TANCHAGEM - Plantago major
Tanchagem é uma das ervas mais usadas na Índia. Existem mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo. Nos estados americanos, as mais comuns são P. major e a P.lanceolata, essa de folhas largas e aquela de folhas estreitas. É uma das nove plantas sagradas da antiga Lacnunga Saxônica, onde era chamada de "weybroed". As propriedades curativas já foram mencionadas por Shakespeare e Chaucer.

INDICAÇÃO: O chá de Tanchagem é usado como depurativo, diurético, antibacteriano, regulador intestinal (constipação) e para boca amarga e combater tosses e bronquites. É usado, também, em casos de dor de estômago, diarréia e desinteira. Também usada em gargarejos para dor e inflamação de garganta. Contém mucilagem que é protetora intestinal e uterina.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

*Tem propriedades cicatrizantes, por isso, as folhas frescas maceradas são úteis contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento em pequenos cortes.

------------------------

A tanchagem.

A tanchagem (Plantago ssp, Plantago major), também conhecida como transagem ou tansagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.
A medicina popular indica a infusão de suas folhas para os casos de ardor do estômago, afecções das vias respiratórias e uro-genitais, diarreia, disenteria. Adicionalmente tem efeito depurativo do sangue.
Sob a forma de gargarejos, combate as inflamações da boca e da garganta, os sangramentos das gengivas, as anginas e as parotidites. O gargarejo habitual com o seu chá faz desaparecer a inchação das amígdalas, podendo evitar a sua remoção cirúrgica.
As folhas frescas, maceradas na forma de emplastro, curam úlceras na pele.
As minúsculas sementes (após estarem secas as espigas) são ótimas contra disenteria e infecções intestinais (podem ser comidas in natura, ou bebidas com água).

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro