Facebook

Chá de Tanchagem ou tansagem

Chá de Tanchagem

Uma infusão benéfica

O chá de tanchagem, Plantago Major, tem inúmeras propriedades e é um dos chás medicinais mais usados em nosso país e também em outros, como a Índia e Estados Unidos, sendo que existem mais de duzentas espécies pelo mundo.
A plantinha rasteira, facilmente encontrada, pode ser utillizada completamente, desde as folhas, as flores e até a raiz e possui vitaminas, minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio e outros elementos constitutivos, sendo usado, inclusive, na culinária, em bolinhos, refogados, omeletes e recheios de massas.

Possui propriedades antibacteriana, cicatrizante e tonificante, por isso, é ótimo para tratar acne e outros problemas de pele, como feridas, queimaduras, sangramentos de pequenos cortes e irritações de pele, sendo aplicado diretamente sobre as lesões, em forma de emplatros, com as folhas bem lavadas e socadas.
As compressas de tanchagem servem para aliviar:
terçóis ,
conjuntivites,
picadas de insetos, como as de abelhas.
Além disso, o chá, pela infusão das folhas serve para tratar afecções de garganta, entre outros bucofaringeanas e gastrintestinais.
As sementes, usadas em infusão, deixadas em maceração da noite até o dia seguinte, servem como laxante suave se bebido em jejum.

Tanchagem uma planta impressionante.

Tanchagem ou transagem uma planta impressionante
A tanchagem (Plantagossp, Plantago major), também conhecida como transagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas.

As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.

A medicina popular indica a infusão de suas folhas para os casos de ardor do estômago, afecções das vias respiratórias e uro-genitais, diarreia, disenteria.

Adicionalmente tem efeito depurativo do sangue. Sob a forma de gargarejos, combate as inflamações da boca e da garganta, os sangramentos das gengivas, as anginas e as parotidites. O gargarejo habitual com o seu chá faz desaparecer a inchação das amígdalas, podendo evitar a sua remoção cirúrgica. As folhas frescas, maceradas na forma de emplastro, curam úlceras na pele. As minúsculas sementes (após estarem secas as espigas) são ótimas contra disenteria e infecções intestinais (podem ser comidas in natura, ou bebidas com água).

Indicações para Tanchagem

Acne, ácido úrico, aftas, afecções hepáticas, amigdalite, anemia, angina, apendicite crônica, azia, bronquite, câncer, catarro pumonar, cistite, cólica infantil, conjuntivite, cravos, debilidades, diarréia, disenteria, distúrbios renais, disúria, edema nacrótico, enxaquecas, epistaxe, espinhas, estomatite, faringite, febres intestinais, flebite, feridas, fissura no bico do seio, furunculoses, gastrites, gengivas fracas, gengivite, gota, hematuria, hemoptise, hemorragias, icterícias, impuresas na pele, irritações nos olhos, inflamações (bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias respiratórias), irritação na pele pós-sol, infecções, laringite, litíase urinária, nefrite, obstipação, parotidite, paludismo, picadas de insetos, prostatite, psoríase, queimaduras, resfriados, sinusite, terçol, tosses, traqueobronquite, tumores, úlcera gástrica, úlceras intestinais, uretrite crônica e varizes. Atenção nunca utilize qualquer medicamento ou até mesmo plantas sem consultar o médico.

CHÀ DE TANCHAGEM INDICAÇÕES TERAPÊUTICA.

Afecções das vias respiratórias como boca e garganta,
infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
É adstringente,
Combate inflamações nos ouvidos
nos olhos,
nas gengivas,
na garganta,
nas amígdalas,
na faringe,
no estômago,
nos Intestinos,
nos rins,
na bexiga,
gripes, apendicite, inflamações,
Contra a conjuntivite,
hemorróidas,
problemas urinários,
Auxilia contra diarréia,
cólica infantil,
febres intestinais,
Cura feridas.

São estes alguns dos beneficios da planta tanchagem. Tenha uma vida positiva.

Chá de tanchagem para que serve?

O chá é um poderoso aliado contra problemas gastrointestinais, dores nos dentes, além disso, é eficaz para desinflamar boca e garganta e ajuda a extrair catarro dos brônquios. O chá de tanchagem é cicatrizante e tem propriedades adstringentes. Suas folhas servem para curar feridas, hemorróidas, fístulas e se forem escaldadas em água fervente, podem ser aplicadas em lepra, queimaduras e até mesmo mordidas de cão.

O chá de tanchagem também é muito bom para aftas e ferimentos nas gengivas, basta bochechar, pois ele é um excelente cicatrizantes. Para tosse, hemorragias nasais e mucosidades, basta fazer uma infusão de folhas. E se o caso é leucorréia, recomenda-se o chá morno para um banho de assento.

Como fazer o chá de tanchagem?

Cozinhe bem a planta (folhas e pedículos). Depois espere esfriar, coe e beba. Lave bem a planta antes de fazer o cozimento, já que ela é rasteira e acumula muita terra. Pode armazenar em uma garrafa e ficar fazendo o uso por alguns dias, principalmente em casos de inflamações.

chá de tanchagem

Principais indicações

Veja abaixo as principais indicações deste maravilhoso chá:

Infecções na garganta, nas gengivas e na boca;
Afecções nas vias respiratórias;
Inflamações nos ouvidos, nos olhos, na faringe, nas amígdalas;
Inflamações no estômago, nos intestinos, na bexiga e nos rins;
Diarréia, febres intestinais, feridas, hemorróidas, conjutivite;
Gripe, apendicite e inflamações;
Como se percebe, o chá de tanchagem é um ótimo remédio. Pode ser facilmente encontrada e possui vitaminas e minerais como potássio, ferro, fósforo, dentre outros. Ela é contra indicada durante a gestação, lactação e para pessoas com problemas no coração.

Conheça historias de quem emagreceu