------------------------

cha de tilia.

A TÍLIA é nativa da Europa. Existem algumas espécies do género tília como por exemplo a Tília x vulgaris, a Tília cordata, Tília plathyphylos e a Tília x europaea que é um híbrido entre T.cordata e T.platyphylos. A tília pertence à família das tiliáceas.
As flores da tília são ricas em mucilagem e óleos essenciais como o geraniol, o eugenol e o farnesol, o que confere o aroma característico às suas flores. Contém ainda flavonóides e glicósidos, saponinos, taninos e sais de manganês. A casca da planta contém mucilagem, polifenóis, taninos, heterósidos e triterpenos.
Uma infusão bem quente de chá de tília constitui um excelente sudorífico (que estimula a sudação), muito recomendado em estados febris, gripes e catarro, especialmente em crianças devido à sua acção levemente calmante e ao seu sabor agradável e adocicado.
É um bom calmante do sistema nervoso e muito utilizado em crianças hiperactivas. A tília é ainda útil no alívio de dores de cabeça e insónias. Devido à acção dos bioflavonóides, é eficaz como hipotensor. Combate a arteriosclerose, a tosse, a bronquite, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais.
Esta planta funciona ainda como sedativo, ansiolítico e anti-espasmódico.

Deve-se fazer um repouso de dois ou três dias a cada vinte dias, pois o uso contínuo pode causar taquicardia e diminuição da tonicidade do músculo cardíaco.
A utilização do chá de tília para combater gripes, tosse e bronquites foi aprovada pela Comissão Europeia.

------------------------

chá de Tília é boa para aliviar gripes

Em chá de Tília, é boa para aliviar gripes e bronquites. Saiba como a deve plantar, tratar e consumir

Tília
Uma infusão bem quente de chá de tília estimula a sudação, recomendada em situações de estados febris, de gripes e de catarros.

As tílias são elegantes árvores de grande porte, poderosas, exuberantes e bonitas. Possuem delicadas flores amareladas em forma de coração e de suave e agradável aroma que medem cerca de 10 centímetros.

As flores ficam como que penduradas por cima da folha mas na realidade trata-se de uma escama em forma de folha. Existem crenças no folclore dos países nórdicos acerca das tílias. Alguns povos dizem que é sob a sua copa que aparecem as fadas nas noites quentes de verão (o mesmo se diz sobre o sabugueiro, ao que consta seriam as duas grandes favoritas destes seres etéreos do imaginário ou não).

Diz-se ainda na Irlanda que aquele que adormecer debaixo de uma tília será transportado para a terra das fadas (Fairyland). Na realidade, a copa de uma tília adulta pode ter um perímetro de cerca de 50 metros. Podem atingir cerca de 30 metros de altura e o diâmetro do seu tronco pode chegar a atingir 1,30 metros. Os frutos são arredondados de cerca de 8 milímetros, com casca cinzenta, finamente estalada. Galhos finos com botões com duas escamas.

As espécies que existem

A tília é nativa da Europa, sendo no entanto cultivada em todo o mundo. Existem algumas espécies do género tília como por exemplo a Tilia x vulgaris, a Tilia cordata, Tilia plathyphylos e a Tilia x europaea que é um híbrido entre T.cordata e T.platyphylos. Em Portugal, cultiva-se a T. X vulgaris e a T. Tomentosa, de nome cumum tília tomentosa.

A tília pertence à família das tiliáceas. O seu nome inglês é lime tree ou linden tree, em francês tilleul e em castelhano tilo. As propriedades e as partes utilizadas são as mesmas em todas as espécies. Para fins medicinais, utilizam-se as inflorescências inteiras e por vezes mas raramente também se utiliza a casca privada da cortiça (alburno).

------------------------

Propriedades terapêuticas da tília.

Propriedades terapêuticas da tília
As propriedades terapêuticas da tília são conhecidas desde a Idade Média, quando era associada pelos europeus à prosperidade e a fertilidade. Curandeiros e herbalistas, desde então, usam tanto a flor quanto a casca do pé de tília para chás e tinturas. Veja abaixo o efeito desta erva no corpo humano. Poderá optar por um chá, ou, por 3 gotas da tintura num copo de água, todos os dias (até que necessário).

Sistema Digestivo

A parte interna da casca da árvore tília possui uma substância que trata inflamações e alivia o desconforto gastrointestinal. Pode-se também beber o chá da casca para problemas intestinais, ou distúrbios na vesícula biliar. Já a flor, é indicada para tratar a indigestão, e para relaxar a musculatura do aparato digestivo.

Nervos

A tília conquistou fama como um dos remédios naturais mais populares para tratar a ansiedade, seja em adultos, seja em crianças. É comum herbalistas recomendarem chá de tília para bebes muito inquietos, ou agitados. Para os adultos, é indicado para aliviar sintomas do estresse, como a indisposição gástrica, ou dores de cabeça. Se tem dificuldade para dormir por disturbios no Sistema Nervoso, o chá de tília vai levar não só ao relaxamento antes de ir para a cama, como também vai evitar a insônia.

Sistema Respiratório

As propriedades antiespasmódicas fazem desta planta um grande remédio natural para resfriados e tosse. Mucilaginosa e adstringente, acalma a tosse irritante e fortalece o Sistema Imune, ajudando o corpo a eliminar estas condições.

------------------------

As propriedades do chá de tília para a ansiedade.

As propriedades do chá de tília para a ansiedade
O chá de tília para combater ansiedade
A ansiedade é uma emoção com a que vive a diário. Pode controla-la com diversos tratamentos e terapias, mas também pode ajudar-se de certas infusões como o chá de tília; o qual possui propriedades para combater a ansiedade.
tila Embora a ansiedade seja uma emoção normal, quando chega longe de mais pode converter-se num transtorno difícil de controlar.

Para que isso não aconteça existem remédios caseiros como o chá de tília, que pode ajudar-lhe a combater a ansiedade de forma natural.

Propriedades do chá de tília para a ansiedade
O chá de tília é uma infusão que atua como sedante natural, pois ajuda a reduzir a excitação nervosa.
Por outro lado, esta infusão ajuda a conciliar o sono, reduzindo a insônia de modo natural.
Do mesmo modo, se sofre de problemas digestivos como consequência dos nervos, por exemplo, azia de estômago, diarréia ou cólon irritável, entre outros; a tília pode combater estes efeitos.
Estes benefícios que oferece a planta de tília pode obtê-los de diferentes formas, através da sua infusão, bebendo até 3 chávenas diárias; ou utilizando a decocção das suas folhas para realizar um banho de imersão relaxante.

O chá de tília incluso pode combiná-lo com outras plantas com efeitos similares, por exemplo, a planta da valeriana, cidreira ou lavanda. Todas elas podem ajudar a controlar e reduzir a ansiedade.

A infusão de tília possui muitas propriedades medicinais, especialmente se sofre de ansiedade e as suas consequências. Por isso, tenha-la presente como remédio natural contra a ansiedade.

Recorde que se você sente-se ansiosa e não pode controlar é preciso que consulte com um médico.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro