Facebook

Chá de Urtiga

Chá de Urtiga

Chá de Urtiga e seus benefícios. Chá de urtiga Conhecida como uma planta que encostou, queimou e a parte que passa fica muito irritada e ardida. A urtiga queima para se proteger de quem quer destrui-la, isso era o que diziam. Procurando saber mais sobre esta planta, descobri que ela tem propriedades medicinais e o que queima é um ácido que tem nos pelos das folhas. Chá de urtiga propriedades medicinais são bastante conhecidas. Ela é adstringente, anti-radicais livres, anti-seborréica, anti-séptica, antiescorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicémica, revitalizante, revulsiva, tónica, vasoconstritora, tonificante capilar. Nome Botânico do Chá de urtiga: Urtica dioica L. Família: Urticaceae Parte utilizada do Chá de urtiga: Folhas frescas ou secas e raiz Histórico: A urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. Usada também como planta medicinal e como alimento. O seu uso na indústria têxtil, foi abandonado no princípio do século XX. Hoje a urtiga é utilizada como planta medicinal, comestível e fonte de clorofila. Chá de urtiga das folhas encontra-se uma substância histamínica e ácido fórmico. Contém ainda no resto da panta: taninos, mucilagens, vitamina A, C, B2, B5, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na); clorofila, ácidos graxos, fitosterol (ß-sitosterol), carotenóides, flavonóides (glicosídeos da quercetina) e secretina.(fonte:Usinadeletras.com.br) Indicações do Chá de urtiga: ácido úrico, anemia, asma, brônquicos, buco-faríngeas ( infecções), cabelos (caspa, crescimento, opacos, queda), ciática, complemento alimentar, circulação, cravos, depuração do sangue, diabete, diarreia, digestão, dor reumática, espinhas, ferida, gota, hemorragia, manchas, pele (feridas, irritação pós-sol, queimadura, sardas, tecidos danificados, úlceras), próstata (hiperplasia benigna), problemas urinários, reumatismo gotoso, úlcera, etc.. Contra-indicações e cuidados no uso do Chá de urtiga: gestantes e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais. Podem ocorrer reacções alérgicas. Por isso, sempre consulte um médico antes de usar este ou outro remédio caseiro com plantas medicinais.

Como fazer chá de urtiga fresca

Como fazer chá de urtiga fresca Há muitas razões para se beber chá de urtiga. É cheio de vitaminas, potássio, ferro e cálcio. Não é apenas bom para você como também fácil de encontrar; as plantas são talhadeiras e crescem por todo lugar. A urtiga pungente pode ser encontrada na Europa, América do Norte e Ásia. O chá de urtiga vai bem com a comida e também dá um bom tônico (uma bebida usada para prevenir doenças). Localize um arranjo de urtiga pungente cultivada naturalmente, longe de trânsito de carros, pesticidas ou resíduos animais. Margens de rios e bosques são bos lugares para se procurar. 2 Traga sua luva, pote e tesoura. 3 Corte fora cuidadosamente as extremidades superiores da urtiga, as chamadas pontas. As pontas geralmente terão uma tonalidade de verde mais claro que o resto da planta. Você pode usar mais da planta, mas o chá ficará mais amargo. 4 Pique grosseiramente com a tesoura as pontas da urtiga no pote. 5 Traga uma panela ou uma cafeteira (estilo pistão). Coloque as pontas cortadas da urtiga na panela ou cafeteira. Você precisa de uma xícara de água para cada punhado de urtiga cortada. Não é necessário medidas exatas para se fazer uma boa xícara de chá. 6 Ferva a água em uma chaleira. Quando ferver, adicione-a à panela cheia de urtiga ou à cafeteira.

Remédio caseiro para tosse alérgica Chá de urtiga

Remédio caseiro para tosse alérgica Chá de urtiga A tosse alérgica é um problema de saúde relativamente sério e que geralmente deve ser tratado com um profissional competente no hospital. Porém, se a pessoa está apenas com uma alergia leve e controlada, existe um remédio caseiro muito bom para eliminar o desconforto: O Chá de urtiga. O chá é feito rapidamente e o alivio vem em apenas alguns minutos.urtiga Ingredientes do chá de urtiga 1 colher de sopa de folhas já secas de urtiga 200 ml de água filtrada Como fazer Coloque a água na panela e deixe ferver. Quando estiver fervendo, apague o fogo e coloque rapidamente a urtiga. Coloque uma tampa na panela e aguarde a temperatura diminuir. Depois e só coar e servir. Se preferir, você pode adoçar o chá com mel. Como administrar Beba o chá duas vezes ao dia.

Propriedades medicinais da urtiga

Há muitas pessoas que têm problemas de saúde e têm este remédio à mão, as urtigas, mas que as arrancam e deitam fora, continuando a sofrer. Também há pessoas esclarecidas que não desprezam (nem dispensam) um esparregadinho de urtigas ou, simplesmente, juntá-las na sopa. As urtigas têm má fama e são chatas de manipular porque provocam irritação na pele, ao contacto. Mas esse efeito desaparece quando cozidas (que é a forma mais comum de serem usadas). Usando luvas já não há problema. Vejamos os benefícios que se podem colher do consumo de urtigas. Propriedades medicinais: Adstringente, anti radicais livres, anti-seborreica, anti anémica, anti séptica, anti escorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicemiante, revitalizante, revulsiva, tónica, vasoconstritora, tonificante capilar e das unhas. As urtigas são muito usadas, em fitoterapia, para tratamento de TODOS os problemas de pele e não só. Indicações: Anemia, asma, afecções brônquicas (dos brônquios), infecções da boca e faringe, caspa, queda e crescimento dos cabelos, brilho (vida) dos cabelos e pele, eczema, cravos, espinhas, feridas, sardas (pano), úlceras da pele, manchas, queimaduras solares e outras, outras erupções cutâneas, ácido úrico, ciática, gota, reumatismo (dor do), problemas sanguíneos: de circulação e outros, depurativa do sangue, anti hemorrágica, diarreia, diabetes, problemas digestivos, úlceras do aparelho digestivo, prostatites (hiperplasia benigna), problemas das vias urinárias… As urtigas podem ser usadas para fazer esparregado, na sopa, ou simplesmente cozidas. Também se podem deixar secar, triturar e juntar na alimentação ou para fazer um chá, fervendo um pouco e tomando sem coar. A dose média, para tratamento, é de cerca de 6 a 10 gr por dia, quando se usam urtigas secas. Se as urtigas forem frescas podem exceder-se as 100 gr diárias. As urtigas são referidas como sendo contra indicadas para grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou devidos a problemas renais (dos rins)… E, obviamente, se houver intolerância gástrica que se manifesta através de náuseas e vómitos. Usar água de urtigas para combater os pulgões das plantas: colocar 100 gr de urtigas frescas, ou 20 gr de urtigas secas em um litro de água e mexer de vez em quando. Borrifar as plantas com essa água passados dois dias. Portanto, podem me mandar "às urtigas" (com luvas) que eu não me importo.

Conheça historias de quem emagreceu