------------------------

cha de urucum.

URUCUM - Bixa orellana

Urucum (Bixa orellana L.) é uma planta produtora do corante natural bixina, podendo alcançar de 2 a 9 m de altura. É ornamental, pela beleza e colorido de suas flores e utilíssima como fornecedora de sementes condimentares, estomáticas, laxativas, cardiotônico, hipotensor expectorante e antibiótico, agindo como antiinflamatório para as contusões e feridas, apresentando, ainda, emprego interno na cura das bronquites e externo nas queimaduras.

INDICAÇÃO: Anemia, cardiotônico e prisão de ventre.
Uso externo : nas queimaduras, evita a formação de bolhas.

COMO FAZER: Coloque 1 colhere de sopa de semente ou folhas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

------------------------

Receita com ervas medicinais para emagrecer.

Receita com ervas medicinais para emagrecer

Tratamento de 90 dias:

Uma mescla de ervas para emagrecer para as fases citadas acima:

Uso do Urucum para emagrecer:

1ª ao 15ª dia tomar 3 sementes 2x ao dia
16ª ao 30ª dia tomar 4 sementes 2x ao dia
31º ao 45º dia tomar 5 sementes 2x ao dia
46º ao 60º dia tomar 6 sementes 2x ao dia
61º ao 75º dia tomar 7 sementes 2 x ao dia
76º ao 90º dia tomar 8 sementes 2 x ao dia

------------------------

Benefícios medicinais da semente de urucum.

Benefícios medicinais da semente de urucum
Os benefícios medicinais do urucum incluem o fornecimento de vitaminas, tratamento de problemas estomacais, vermes e hemorroida. É realmente ampla a listagem de doenças que pode combater. Transportado da Ásia para as Américas pelos espanhóis, por volta do século 17, é uma planta de onde se pode usar folhas, óleo essencial e sementes. Muito rico em carotenoides, o urucum também é aproveitado por vários segmentos industriais. O corante que é extraído de sua semente é usado em cosméticos, bronzeadores, alimentos, e tecidos.

Doenças que podem ser tratadas

Este fruto é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, e nas vitaminas B2, B3, A e C. Contém cianidina, os ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, fitoquímicos que ajudam a prevenir e tratar doenças. Misturar as sementes com óleo de coco, ou azeite de oliva, é produzir um remédio caseiro que pode ser aplicado topicamente para tratar queimaduras, feridas e picadas de insetos. O interessante, é que impede a formação de cicatrizes.

As sementes também são usadas com sucesso para a cura da icterícia. Para crianças, o chá das sementes deve ser dado para matar vermes. O uso da tintura remonta a antiguidade, para tratar doenças venéreas, controlar os sintomas da menopausa, melhorar a libido sexual, e para diminuir suores noturnos, dores, ou inchaço.

------------------------

URUCUM e Beneficios.

URUCUM e Beneficios.

O Urucum é uma semente, que fica dentro destas capsulas, é muito utilizado para fazer o colorau...
Aqui agradecemos por conhecer o Urucum da vovó, que recebe este nome porque é retirado do sítioherminia que pertence a vovô Mirtão e vovó Lourdes. Hoje ficamos feliz por sua passagem neste blog, esperamos que tenha gostado do conteudo descrito abaixo:
Quase tudo sobre Urucum: Colorau, Urucum Baixo, mede-se no máximo 5metros de altura em fase adulta com 10anos. O preço da semente de urucum tem variações: entre R$ 80,00 e R$ 380,00 o kilo de Urucum, depende da qualidade de pureza do produto. O preço justo durante o ano, porque não tem agrotóxicos, 100% natural. Qualidade é o que sempre buscamos porém sem exageros. Ótimo para ser consumido, por estar livre de tratamento químico. produzimos em pequenas quantidades, especialmente para o cliente. Descubra aqui como conservar urucum em sementes por um ano ou até mais.

Urucum com tratamento químico não aconselho utilizar na culinária, pode resultar em problemas de saúde.

Nomes populares: Urucum, Colorau, Urucu, Açafroa red e Bixa orellana L. / Família das Bixáceas
O Urucum é o nome da semente, depois de beneficiado ele transformará em colorau e continua tendo beneficios, porém o uso da sementes trás beneficos multiplos.

UTILIDADES:
• Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, e fazer desenhos no corpo,o urucum tem sua origem na América Tropical. Para sair do corpo é preciso de muita água e sabão neutro.
• Para chás com as folhas.
• Para colorir alimentos e realçar sabores.
• Para prevenção de doenças.
• Para manter o intestino em dia chás diariamente.

O QUE USAMOS DO URUCUM?
• As sementes
• As folhas

COMO FAZER colorau?
• Para obter o pó das sementes de urucum que conhecemos como colorau, esmague-as num pilão de madeira, utilizando junto farinha de trigo ou fubá. Na proporção de 100 gramas de urucum para cada 300gramas de farinha ou fubá, quanto mais esmagar mais forte ficará, algumas pessoas passam o urucum antes no azeite, ele soltará mais rapido a cor. Depois deverá coar o produto e jogar as sementes fora, não morda as sementes ou reutileze, o oleo de dentro da semente é muito forte.
"OUTRO METODO USADO É: Aqueça 4 colheres (sopa) de óleo de soja em uma frigideira e coloque as sementes maduras de urucum, mexendo sempre. Assim que tiver quente (sem estar fumegante) passe para uma tigela e junto 1kg (considerando que vc tem 1kg de sementes) de fubá bem fino e vá esfregando com a mão de pilão até o fubá ficar bem vermelhinho e as sementes ficarem totalmente desprovidas da camada externa vermelha. Em seguida, passe por uma peneira fina. Conserve em vidro escuro e bem fechado.DICA: é preciso paciência. no começo o fubá fica laranja e é comum as pessoas pararem por aí, mas o certo é parar mesmo quando ele estiver realmente bem vermelho."(DINHA MATHEUS)
• CHÁ COM FOLHAS: Para obter o chá das folhas, cinco folhas deixadas no sol para secar bem e sem fungos, amasse-as triturando-as, 1 litro de água e 150gramas de açúcar mascavo, para cada 5 gramas de folhas bem secas, não sirva quente demais, pode ser consumido uma vez por dia apenas.
O chá das folhas tem ação digestiva, relaxante e laxante, assim pede-se o consumo morno, após as refeições não aconselha-se o chá quente.
Formas de chá, sucos e leites e tudo mais com sementes:
• 1) O chá das sementes Urucum tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante assim pede-se o consumo frio e a cada 12 horas. Deixe as sementes dentro de um copo de 300ml de água por 12 horas, coe-as e tome o chá sem açúcar. Não esqueça de coar jogue as sementes, só podem ser utilizadas uma vez.

• 2) As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito, laxante, digestivo, em um chá que terá a proporção de 7 sementes em 300 ml de água e 50gramas de açúcar mascavo por 10 minutos fervendo, deixe esfriar e sirva de preferência bem gelado. Tome uma xícara a cada 12 horas. Não esqueça de coar jogue as sementes, só podem ser utilizadas uma vez. Neste caso também pode ajudar a perda de peso, mantendo o equilíbrio e regulando o intestino e expulsando gorduras indesejadas.

SUCOS:
1) deixe 12 sementes de urucum em 1 colher água mineral ou filtrada, esfregue-a em um pilão de aço até começar soltar cor, não amasse apenas esfregue, depois passe agua dentro coando as sementes, jogue a sementes, e utilize a água colorida no seu suco 1 litro preferido de preferencia natural ou pouco adoçado, recomendo suco de caju, laranja, abacaxi, não guarde o suco tem que ser consumido.
2 outra forma do SUCO, basta deixar as sementes na geladeira em uma garrafa de 1 litro de água com as 12 sementes por 24 horas, as vezes ao abrir a geladeira lembre de agitar esse processo faz ele soltar a cor, por isso prefiro garrafa pet, depois quando der as 24 horas, basta usar a água em suco ou fazer bolo, pão ou até mesmo arroz, não esqueça de coar as sementes.
LEITE, algumas pessoas usam no leite, então para cada 200ml de leite, use 6 sementes (esfregue-a 1 colher de agua e 6 sementes em um pilão de aço até começar soltar cor, não amasse apenas esfregue) depois passe o leite já morno ou gelado como preferir neste pilão e coe bem, não aconselho usar açucar, pode usar açucar mascavo dá um sabor maravilhoso e não faz mal a saúde.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro