------------------------

cha indiano.

Chá indiano
INGREDIENTES
nenhum voto
0 comentários Avalie essa receita

Enviada por
Walfrida
Tempo de preparo
20min
Rendimento
3 porções
Imprimir receita
Conversão de medidas
Imprimir lista de compras
Enviar receita por email
2 xícaras de leite
1 e 1/2 xícaras de agua
2 colheres de chá preto
1 pedaço pequeno de gengibre
2 cravos
2 pauzinhos de canela
4 cardamomos inteiros
Açúcar para adoçar a gosto na hora de servir.
MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em uma panela de borda alta
Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 15 minutos
Mexa de vez em quando para que o leite não derrame
Coe e sirva
Cada um adoça a gosto o seu chá

------------------------

Chá Indiano Light.

Chá Indiano Light
Masala Chai é uma bebida popular na Índia, obtido da mistura do chá preto com especiarias e ervas aromáticas, que proporcionam um chá revigorante e de sabor forte, sem adição de açucar.

Produzido a partir de extratos concentrados e especiarias vegetais, o Chá Indiano segue fielmente as receitas tradicionais do Masala Chai, equilibrando sabores e aromas com a praticidade do preparo instantâneo da bebida.

Uma embalagem proporciona 50 doses.

Ingredientes: Extrato obtido da Camellia sinensis (Chá Preto), maltodextrina, cardamomo, catechu, gengibre, canela-do-ceilão, cravo da índia, antiumectante dióxido de silício. Não contém Glúten.

Disponível em embalagem: Pote de 200 gramas

------------------------

ACEITA UM CHAI?

ACEITA UM CHAI?
Bebida tradicional na Índia, o Chai vem ganhando cada vez mais adeptos em terras brasileiras
Entre essas tradições e costumes, destaca-se o tradicional chá indiano, o Chai (pronuncia-se tchai), que assim como o nosso cafezinho, é servido pelo anfitrião da casa após uma refeição, sendo também encontrado em todo tipo de estabelecimento local, como restaurantes, lojas, lanchonetes e até em trens - situação retratada diversas vezes no filme Viagem a Darjeeling, do diretor Wes Anderson.

Como é feito

O chai é preparado a partir de uma infusão de chá verde, misturado com um blend de masala (mistura que leva cardamomo, cravo, canela, feno grego, gengibre, pimenta branca e cúcuma). Por influência da colonização inglesa, costuma ser servido com leite frio, adoçado com açúcar e derramando à distância, para a formação de espuma.

A bebida é preparada pelos Chaiwallahs, profissão cada vez mais popular no país. Cada um deles possui sua receita pessoal, combinando quantidade e especiarias diferentes. Após o sucesso do filme Quem Quer ser um Milionário (no qual o protagonista é um Chaiwallah), e a popularidade da novela Caminho das Índias, o Chai caiu no gosto dos brasileiros.

"A bebida é diferente, leve e chique. Comecei a servir em um brunch aos domingos, mas resolvi trabalhar com ele também durante a semana, devido à procura", afirma Larissa Aguiar, chef e proprietária do restaurante Domitila, na zona oeste de São Paulo, que possui sua própria receita de masala, guardada a sete chaves.

Foto: Getty Images

À brasileira

Com propriedades antioxidantes, energéticas e de baixo teor calórico, o chá do oriente vem sendo servido misturado com o chá preto por esses lados. "Fugimos um pouco da forma tradicional indiana. Servimos gelado no calor e quente quando a temperatura abaixa. O importante são as especiarias, que ajudam a aguçar o paladar", enfatiza Larissa.

Outras casas, como o restaurante indiano Gopava Madhava, oferecem receitas com chá preto e leite fervidos separadamente, em proporções iguais. Além disso, a masala também pode ser misturada no coador, e o chá verde, trocado por jasmim. Uma boa cortesia após as refeições.

Adotando uma abordagem mais industrial, algumas cafeterias, como Otávio, a rede Vanilla Café, Arena Pelé, vêm trabalhando com Chai Monim, um xarope concentrado, no qual o leite é adicionado diretamente. A partir daí, fica por conta da criatividade do freguês, que pode aplicar a mistura em coqueteis, frozens e lattes. O que será que Shiva acharia disso?

------------------------

Uma delícia chamada Chai, a tradicional bebida indiana.

Uma delícia chamada Chai, a tradicional bebida indiana.


Chai é o nome do chá indiano, feito com um pouco de leite, açúcar e podendo conter gengibre, cardamomo e outras especiarias.
Da palavra chai, provém o português chá.

Na Índia, o chai é feito com leite e, eventualmente, com condimentos. Muitas vezes, vi os hindus preparando o chai na rua. É muito simples. Eles colocam em uma panela sobre o fogo a quantidade desejada de água, para um copo, dois copos etc. Juntam a quantidade de leite que é quase igual à de água. Colocam a erva do chá preto e o açúcar. Quando sobe a fervura, está pronto! Retiram do fogo e servem. No entanto, o chá preto não deve ferver porque se torna tóxico. Claro que uma leve fervura não faz mal, porém se puder evitar é melhor. Então, sugiro que você coloque a água para ferver antes, desligue o fogo e – só então – coloque a erva do chá preto, o leite e o açúcar. Açúcar branco, é claro! Na Índia nunca vi o tal de açúcar mascavo. Mas se quiser, tome sem adoçar, pois o adoçante artificial é execrável.

Masala tea, ou masala chai, é o que leva especiarias. Existe um composto que se pode encontrar em alguns importadores de condimentos, denominado tea masala. Masala (pronuncie "massála") é masculino e significa blend. Basta colocar um pouco do pó, a gosto.

Ginger tea, ou ginger chai, é feito com gengibre, o qual deve ser cortado em fatia finas ou ralado e posto na água que vai ferver. Nesse caso, deixamos ebulir alguns instantes para retirar o sabor e os princípios ativos do gengibre, antes de prosseguir na confecção do chai.

Para variar e também para dar uma refrescada no hálito, pode-se acrescentar cardamomo. Ou em pó, ou em sementes. Neste caso, retiramos as sementes da palha e esmagamo-las com uma faca ou pilão.

É de bom tom coar antes de servir, a fim de evitar fragmentos do gengibre ou do cardamomo.

Use um tipo de chá preto forte. As marcas inglesas costumam ser as melhores e são produzidas na Índia. Os melhores chás ingleses são do tipo Assam e Darjeeling, pois deixam o chai encorpado, com boa cor, aroma e sabor. Os chás pretos sul-americanos não devem ser utilizados porque são muito fracos e têm um sabor bem diferente, em nada aparentado com o do verdadeiro chá preto indiano. No Brasil, os chás indianos ou ingleses são muito caros, mas na Inglaterra e nos Estados Unidos são extremamente baratos. Vale a pena fazer uma viagem para se abastecer.
E um bom chai para você!

Ingredientes para um autêntico chai

- 500 ml de água;
- Meio copo de gengibre ralado.
- 500 ml de leite;
- 5 sementes de cardamomo;
- 2 unidades de canela em pau;
- 6 colheres (de sopa) de açúcar;
- 3 colheres (de sopa) de chá preto;

Modo de preparo
Ferva a água e adicione o gengibre, o cardamomo e a canela. Acrescente o leite, o açúcar. Desligue o fogo e coloque o chá preto para infusão por cerca de 3 minutos. Por último, coe.

Obs.: o chai só estará pronto quando a cozinha estiver limpa e organizada.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro