------------------------

cha para insonia.

Chás para dormir- chá para insonia
Está cada vez mais complicado ter uma boa noite de sono? Não consegue fazer uma noite completa a dormir? Tem dificuldade em adormecer? Não quer optar por ingerir remédios para dormir? Não tem tempo para fazer exercício que ajuda no sono? Já tentou tudo isto mas nada resulta para lhe dar sono? Talvez alguns chás para dormir de ervas naturais possam ser o indicado para si!

Porque não optar por uma boa chávena de chá para dormir antes de ir para a cama? O chá existe há mais de 2 mil anos, é uma bebida bastante natural e saborosa consumida como uma bebida terapêutica que trás benefícios para a saúde.
A infusão de algumas ervas pode ser uma forma muito simples, prática e eficaz para provocar o sono, porém não é qualquer chá que serve para induzir o sono, alguns actuam como estimulantes e têm exactamente o efeito contrário… Cuidado com a quantidade de líquidos ou comida no estomago, pois em excesso pode causar mal-estar e atrapalhar o sono.

Existem bastantes variedades de plantas, folhas, ervas, etc, que se pode utilizar para fazer chás para dormir e insónia, mas o que importa aqui são aquelas que nos provocam o sono de forma a combater as insónias.

O chá natural pode ser um aliado do sono, mas existem algumas plantas, que mesmo que sejam naturais, só deverão de ser utilizadas com indicação médica, pois embora sejam naturais, poderão interferir no metabolismo do organismo e pode haver risco de interacção com antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outra medicação que actue no sistema nervoso.

Por outro lado, também há outras plantas que podem ser utilizadas para fazer chá que não têm qualquer restrição para que sejam consumidas em forma de chá, estas plantas actuam como calmantes, como é o caso do famoso chá de camomila que é o mais conhecido como um chá para dormir e calmante para tratar a insónia. O chá de camomila contém um aminoácido que relaxa o sistema nervoso e actua como tranquilizante natural. Como alternativa à camomila ainda existem outras plantas com efeitos semelhantes como é o caso da passiflora e da erva-cidreira.

Outras sugestões de chás para dormir que servem de calmantes são combinações de laranja com hortelã marroquina, maçã com camomila ou maracujá com pêssego e mel .Qualquer chá tem uma preparação fácil. Basta colocar água a ferver, juntar um pouco da planta da qual pretende fazer o chá e esperar entre 5 a 10 minutos. Quando servir o chá, se achar que precisa de juntar algo para adoçar (como é o caso do açúcar), é aconselhável que use o mel no lugar do açúcar.

------------------------

Conheça os alimentos anti-insônia e prepare o jantar do sono.

Conheça os alimentos anti-insônia e prepare o jantar do sono
Para muitos a hora de dormir é a mais prazerosa do dia, já outros sofrem com a perda de sono. Estudos indicam que em cada dez pessoas, quatro não dormem bem ou não conseguem ter uma noite de sono completa.

Alimentos prejudiciais ao sono

A alimentação pode prevenir e ajudar no tratamento da insônia. "Os insones devem evitar alimentos e bebidas, como pimenta, café, refrigerantes à base de cola, chocolate, chá mate, chá preto, canela, gengibre, alimentos gordurosos como carnes vermelhas e massas com excesso de molho", afirma a nutróloga Liliane Oppermann.

A quantidade de comida ingerida ou a falta da mesma antes de dormir também pode influenciar no sono. "Uma pequena dose de álcool pode até induzir ao sono, porém o sono acaba não sendo produtivo e se a dose for maior, além de prejudicar o sono, a respiração também acaba sendo afetada", explica a médica.

Oito alimentos que ajudam a combater a insônia

Alface - A alface é um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono, a melhor forma de consumi-la é no jantar com molho de iogurte natural e ervas finas.

Vegetais verdes - Os vegetais são ricos em magnésio, cálcio e vitamina B ajudam na hora de acalmar o corpo.

Noz-moscada - Esse tempero/especiaria já vem sendo usada há muitos anos em outros países como sonífero.

Chá de camomila - Funciona como excelente relaxante muscular, ideal para pessoas que praticam musculação.

Hortelã - Contribui para o relaxamento dos nervos e boa digestão, seu uso é indicado após as refeições.

Leite - O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono, pode ser consumido com cereais.

Maracujá - O maracujá possui algumas propriedades que funcionam como calmante. Por esse motivo, além de acalmar, relaxa e ajuda a dormir.

"Jantar do sono": Salada de alface e mousse de maracujá light

A alface é um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono, a melhor forma de consumi-la é no jantar, com molho de iogurte natural e ervas finas. Para beber, experimente bater no liquidificador 1 limão expremido, ½ laranja, 1 copo de água, 1 colher de chá de capim cidreira e adoce a gosto, é tiro e queda para uma boa noite de sono.

Como sobremesa, mousse de maracujá light, segue receita: 1 copo de iogurte desnatado, 1 colher de chá de gelatina sem sabor, 100ml de água, 1 colher de sopa de polpa de maracujá, 1 clara em neve, adoçante a gosto. Dissolva a gelatina em 100ml de água quente, junte com o iorgurte o maracujá e o adoçante, bata tudo no liquidificador e por último dê uma leve misturada com a clara em neve e leve a geladeira por pelo menos 1 hora.

------------------------

Chá verde não é remédio para todos os males.

Chá verde não é remédio para todos os males
Última entrevista publicada no Vya Estelar - clique aqui e leia - sobre chá verde gerou mais uma saraivada de e-mails. O médico especializado em MTC Dr. Jou Eel Jia esclarece dois pontos:

1º) "Estão fazendo uma verdadeira panacéia com o chá verde, ele não é remédio para todos os males", diz o médico.

2º) Qualquer pessoa que tenha um estado de saúde alterado, deve consultar seu médico para saber se pode tomá-lo; ou se o chá verde serve para isso, para aquilo... Mas a princípio o chá verde, se não tomado em excesso, não possui contra-indicação, exceto para quem tem histórico de gastrite, pois um dos seus compostos, o tanino, pode irritar a parede do estômago, mesmo se tomado em cápsulas.

Vya Estelar - Existe uma quantidade máxima para se tomar o chá verde e um mínimo para sentir os benefícios de suas propriedades?

Dr. Jou Eel Jia - Cinco xícaras no máximo e duas a três xícaras por dia, é uma boa indicação para se usufruir de seus benefícios.

Vya Estelar - Qual é o melhor intervalo para se tomar o chá verde, para quem deseja emagrecer?

Dr. Jou Eel Jia - Três a quatro vezes ao dia no intervalo entre as refeições.

Vya Estelar - Pode ser tomado antes das refeições?

Dr. Jou Eel Jia - Pode sim, mas o ideal e depois para ajudar na digestão e não agredir o estômago.

Vya Estelar – O chá verde pode ser tomado com açúcar ou adoçante?

Dr. Jou Eel Jia – Sim, isso não altera suas propriedades.

Vya Estelar - O chá verde causa insônia?

Dr. Jou Eel Jia – Não provoca insônia, mas pode prejudicar a qualidade do sono, se tomado em excesso, devido suas propriedades estimulantes. Por isso deve ser tomado no máximo até umas três ou quatro horas antes de ir se deitar. O chá verde não possui cafeína, mas um excitante chamado teofilina.

Vya Estelar - Sabonete e hidratante à base de chá verde, tem algum efeito sobre a saúde?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe uma comprovação científica. Mas é provável que seu poder adstringente possa reduzir certas secreções da pele como as glândulas sebáceas que deixam a pele oleosa.

Vya Estelar - Camélia Sinensis, presente no chá verde, é prejudicial para o fígado?

Dr. Jou Eel Jia - Só se tomar em excesso, mais de cinco xícaras por dia, pois o efeito de um composto do chá verde o tanino, pode agredir o sistema digestivo.

Vya Estelar – Chá verde ajuda no tratamento de bronquite?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe estudo clínico a respeito.

Vya Estelar - Chá verde inibe ou aumenta a libido?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe nenhum estudo científico sobre isso.

Vya Estelar – Chá verde pode provocar espinhas?

Dr. Jou Eel Jia – Que eu saiba não. Não existe nenhum estudo que indique isso.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

------------------------

insônia se caracteriza pela incapacidade.

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais. Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.

Localizar as causas da insônia pode ser facilitado pela poli-sonografia, um exame que monitora o paciente enquanto dorme.

Insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico. Não se automedique.

Causas da insônia

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.

Recomendações

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica:

* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;

* Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;

* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;

* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;

* Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional;

* Use técnicas de relaxamento. Progressivamente contraia e relaxe todos os músculos do corpo, começando pelos dedos dos pés e terminando na face. Massageie suavemente o couro cabeludo. Tente visualizar uma cena ou paisagem que lhe traga satisfação;

* Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;

* Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;

* Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc. Eles têm sido usados há séculos por pessoas que garantem sua ação relaxante;

* Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.

* Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;

* Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;

* Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;

* Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;

* Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.

Advertência

Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. Por isso, não é à toa que torturadores impedem que o acusado durma quando querem arrancar deles uma confissão.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro