------------------------

cha para memoria.

ERVAS QUE PROTEGEM A MEMÓRIA

Preservar a memória é essencial para a nossa liberdade. A disputa acirrada do mercado de trabalho, a falta de estabilidade no emprego e o empobrecimento que vem com a aposentadoria são três motivos assustadores que nos obrigam a cuidar da memória já, pois, ao que tudo indica, seremos longevos e preferimos ser dependentes de nós mesmos do que delegar ao outro o gerenciamento de nossas vidas.

Quando começa-se a deixar o fogão aceso ou a chave da casa no lado de fora da porta, os familiares ou amigos próximos, por amor, são os primeiros a cercear a liberdade de quem perde o juízo. É nessa fase que muita gente perde também a casa, seus móveis, seus objetos e suas referências mais íntimas, e vai morar em um quarto familiar ou de uma clínica.

Fitoterápicos conhecidos como Smart Drugs atuam sobretudo de forma preventiva para manter íntegras a nossa capacidade de raciocínio e o nosso potencial criador. Por não serem inócuos, os fitoterápicos concentrados em cápsulas, não devem ser tomados sem o consentimento de seu médico.

Ginkgo-Biloba: um dos mais importantes tônicos medicinais naturais que intensificam a circulação e oxigenação cerebral. O extrato da folha da árvore da Ginkgo-Biloba passou por vários estudos que revelaram a sua ação positiva na capacidade cognitiva.

O extrato das folhas desta árvore oriental é rico em bioflavonóides, SOD e carotenóides. A ação conjunta de seus componentes possui potente ação antioxidante, aumenta a circulação cerebral e acelera a transmissão nervosa. Além de facilitar o aprendizado, a ginkgo-biloba trata tonteiras e labirintites associadas à deficiência de oxigenação cerebral. Dose usual do extrato (24%): 60-240mg/dia.

Ginseng coreano (Panax ginseng) e Ginseng americano (Panax quinquefolius): o ginseng coreano é o mais estimulante. O ginseng americano é mais suave e mais indicado nas convalescenças. Segundo a percepção oriental, o ginseng aumenta a vivacidade, restaura a energia Yang e ativa o nosso sistema reprodutor e criador.

Rico em flavonóides, que além de aumentarem o fluxo sangüíneo cerebral diminuem a agregação das plaquetas, evitam a formação de coágulos e microderrames, responsáveis pelos "buracos" na memória. Dose usual: 1 envelope de seu granulado (à venda em casas de produtos naturais) diluído em 1 xícara de água morna, uma vez ao dia, ou em cápsulas, 500-1000mg/dia. O chá da sua raiz pode ser preparado em decocção, 1-9 gramas/dia.

Chá verde (Camellia sinensis, Green tea): o chá verde e o chá preto vêm das folhas da mesma planta, porém são processados de forma diferente. O chá verde é o mais antioxidante e o favorito entre os orientais. Hoje associa-se o hábito deste chá com uma menor incidência de ataques cardíacos e com a maior longevidade. Entre seus componentes químicos principais destacam-se os polifenois, inclusive a quercetina, que reduzem o risco de derrames e tromboses. Contém cafeína, que beneficia a percepção, ativa o nosso estado de alerta e melhora as funções cognitivas. Dose usual: 2 xícaras ao dia, uma de manhã e outra à tarde.

------------------------

Chá para memória ginseng .

Chá para memória
A ginseng contém ações estimulantes sobre o sistema nervoso, bem como possui algumas substâncias que melhoram a aprendizagem e a memória. É um ótimo antioxidante e exerce uma importante ação antienvelhecimento. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo assim as anemias. Não é aconselhável que o ginseng seja consumido junto a cafeína ou outros produtos excitantes. Já o alecrim é uma erva que é um fitoterápico, por isso ajuda quem sofre, depressão, exaustão física e intelectual
Ingredientes:
1 colher de (chá) de alecrim
1 colher de(chá)de ginseng
1 colher de chá de noz moscada em pó
2 copos de água
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes para ferver por 5 minutos em seguida coar.
O ideal é que se beba 2 vezes ao dia, quente.
Obs:Atenção, antes de tomar qualquer coisa é necessário que consulte o seu médico.

------------------------

Chá verde deixa a memória afiada.

Chá verde deixa a memória afiada

Em uma pesquisa recente, estudiosos da Terceira Universidade Médica Militar, na China, notaram que as cobaias que tomaram chá-verde encontraram uma plataforma escondida com mais facilidade do que aquelas que não beberam a infusão.

Tudo indica que a substância EGCG, um de seus ingredientes, é a responsável pelo feito, porque atuaria na geração de células nervosas.
"O efeito da neurogênese precisa ser mais estudado, porém, sabe se que as catequinas do chá, a exemplo da EGCG, realmente agem no sistema nervoso central, protegendo contra doenças neurodegenerativas

------------------------

Chá do Santo Daime ativa áreas da visão e da memória, aponta estudo.

Chá do Santo Daime ativa áreas da visão e da memória, aponta estudo
Os efeitos sobre o cérebro causados pela substância alucinógena ayahuasca, mais conhecida como "chá do Santo Daime", viraram tema de uma apresentação científica neste sábado (25) em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Quatro pesquisadores mostraram seus estudos sobre a bebida na 27ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), que ocorre na cidade desde quarta-feira (22).
Um dos estudos, conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, analisou a atividade cerebral de cinco homens e cinco mulheres, entre 24 e 48 anos, antes e após 40 minutos da ingestão do chá. Cada voluntário passou por dois exames de ressonância magnética.
Segundo o professor adjunto do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tiago Sanchez, que foi co-autor da pesquisa, liderada entre 2007 e 2011 pelo professor Draulio de Araújo – hoje na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) –, a bebida ativa uma região do cérebro relacionada à memória e outra ligada à visão, mesmo se a pessoa estiver com os olhos fechados.
Isso poderia esclarecer, por exemplo, as visões ou imagens de caráter espiritual que os praticantes relatam.
"Esse fenômeno, assim como um sonho lúcido, poderia explicar o caráter realístico e místico das visões durante os rituais com ayahuasca", afirma Sanchez.
De acordo com ele, estudos anteriores já mostraram que o chá atua nas mesmas conexões da serotonina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar.
Substâncias do Santo Daime
Outro palestrante presente no debate sobre os efeitos do chá do Santo Daime no corpo foi o neurocientista e pesquisador da Unifesp Eduardo Schenberg, que pretende iniciar uma pesquisa sobre o tema até o fim do ano, com 18 voluntários.
Schenberg deve analisar as variações nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, após a ingestão da ayahuasca. Além disso, quer observar como o organismo humano metaboliza – ou seja, aproveita – as substâncias contidas no chá.
Planta usada para fazer o chá do santo daime
Planta usada para fazer o chá do Santo Daime

Para isso, será feita uma eletroencefalografia – exame que põe eletrodos no couro cabeludo e analisa as correntes elétricas do cérebro – após cada participante ingerir uma cápsula de chá desidratado ou de placebo, que não tem efeitos químicos sobre o corpo.
"A bebida tem uma farmacologia bem complexa, que inclui pelo menos quatro substâncias importantes. Três delas atuam no sistema de transmissão da serotonina e a quarta, chamada de dimetiltriptamina ou DMT, ativa a área do cérebro que induz a visões de caráter realista", ressalta Schenberg.
Segundo o neurocientista, a bebida já foi "exportada" pelo Brasil para 38 países, onde funcionam unidades das igrejas do Santo Daime, da União do Vegetal e da Barquinha.
O pesquisador ainda procura voluntários para o estudo, e os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Psiquiatria da Unifesp. É preciso ter mais de 21 anos, já estar iniciado nesse ritual, não usar drogas, antidepressivos nem ter doenças psiquiátricas ou neurológicas.
Além dos dois trabalhos, apresentaram-se na Fesbe, neste sábado, os pesquisadores Luis Eduardo Luna e Suely Mizumoto, que falaram, respectivamente, sobre antropologia e história da ayahuasca e sobre escalas para avaliar as imagens mentais geradas por ela.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro