------------------------

cha verde como tomar.

Tire as dúvidas sobre as ervas que desintoxicam e afinam a silhueta
Ele já virou curinga na dieta de quem quer emagrecer. Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o chá mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer. Você tem alguma dúvida sobre como preparar e usar a bedida? Agora é a hora de resolver essas questões:

Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

E a medida ideal da erva e da água?
O ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá.

Dá para deixar o chá mais gostoso?
Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor das ervas mais amargas, sem interferir nos efeitos terapêuticos. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde, por exemplo. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Existe algum segredo para armazenar a erva?
Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Quantas xícaras de chá verde devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, beba no máximo 1,5 litro. Em grande quantidade, a erva pode causar diurese.

Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno - cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir - quente, frio ou gelado -, desde que tenha sido feito da maneira adequada. Se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Posso adoçar o chá?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

O chá de saquinho funciona?
Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático.

Na minha cidade só tem o chá verde em sachê. O que devo fazer?
Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

Dá para preparar o chá horas antes de consumi-lo?
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

Qual o melhor horário para tomar os chás?
Entre as refeições. Nesse período, ele reduz o apetite.

Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Diferentemente do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá-preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?
Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá-preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá- preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

------------------------

O chá que é vendido pronto tem o mesmo efeito?

O chá chá verde que é vendido pronto tem o mesmo efeito? 
Não. O chá verde pronto para beber não apresenta quantidade suficiente de fitoquímicos para o emagrecimento. 

Posso substituir a água diária pelo chá verde? 
Não, a água é insubstituível. O chá verde não tem o papel de hidratação e é diurético. 

É verdade que o leite corta algumas das propriedade do chá verde? 
Sim. O leite e os derivados cortam as propriedades do chá. Não consumo os dois em uma mesma refeição. Por exemplo, um sanduíche com queijo não é bem-vindo com o chá verde. 

Posso tomar o chá verde no chimarrão, substituindo o mate? 
Sim. Tome juntamente com o mate. 

Tem alguma contra-indicação? 
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento, é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde. 

Quando tomo o chá verde no jantar, não consigo ter uma boa noite de sono. Por quê? 
O chá verde altera o ciclo de sono e desperta a maioria das pessoas, pois ele contém cafeína. Se a bebida está prejudicando o seu sono, evite tomar no horário noturno. 

Ele pode provocar perda de potássio ou outros minerais? 
Sim. Isso acontece porque ele aumenta muito o volume urinário. Mas, se você ficar em até quatro xícaras, a perda é mínima e não provoca prejuízos à saúde. 

Chá verde tem prazo de validade? 
Sim. Até seis meses, as catequinas (principais substâncias do chá verde) são mantidas intactas. Depois disso, elas perdem cerca de 32% do efeito antioxidante. Ou seja, o chá deixa de ter o mesmo poder de manter as células saudáveis e a pele jovem. Isso acontece porque as catequinas são sensíveis à luz e ao oxigênio. Mas esse prazo de validade pode ser ainda menor se a erva for armazenada de maneira inadequada. "O ideal é comprar e manter o chá verde num frasco escuro e hermeticamente fechado", aconselha Vanderli Marchiori, nutricionista especializada em fitoterapia, de São Paulo. Como as catequinas também são sensíveis ao calor, outra recomendação é manter a embalagem na geladeira.

------------------------

ChÁ verde bebida poderosa.

ChÁ verde bebida poderosa
Todo ano os cientistas descobrem novas propriedades em alimentos que antes não eram levados tão a sério. Vilões da boa forma ontem podem virar aliados da vida saudável amanhã, claro que em quantidade limitada. Café, abacate, ovo e chocolate já passaram por pesquisas que encontraram efeitos positivos para o organismo. Por isso, quando, há cerca de dois anos, o chá verde surgiu como o novo queridinho da dieta, muita gente aderiu sem pensar. Mas você sabe tudo que essa plantinha pode fazer por você?

Apesar de tudo que já foi dito, ainda pairam muitas dúvidas no ar. Afinal, tudo na vida tem prós e contras, não é mesmo? Poucas pessoas sabem que o chá verde possui cafeína, que em excesso pode provocar dores de cabeça, distúrbios do sono e hipersensibilidade. Por isso, saber o quanto tomar, em quais momentos do dia e de que maneira é essencial para a saúde.

Para esclarecer mais sobre o assunto, entrevistamos duas especialistas em nutrição, Raquel Maia Chaves e Thais Siqueira de Moraes, sócias-proprietárias da Dhamma Consultoria em Alimentação.

1) Quais são os benefícios do chá verde para a saúde?
O chá verde é rico em catequinas, um tipo de flavonóide com propriedades antioxidantes. Elas são “seqüestradoras” de radicais livres, substâncias prejudiciais ao organismo. Uma pesquisa realizada na Universidade de Tohoku (Japão) mostra que a erva é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer. Seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

2) Qual é a quantidade ideal a ser consumida por dia (em xícaras de chá)?
Ainda não existe um consenso sobre o assunto. Especialistas em fitoterapia apontam que quem bebe cinco xícaras por dia tem 16% menos chance de desenvolver doenças cardíacas. Há uma corrente que defende a ingestão diária de um litro de chá verde (seis ou sete xícaras) para obter o mesmo efeito e ainda prevenir o câncer. Essa dose é limite e não deve ser ultrapassada, pois o excesso pode causar efeitos colaterais, como insônia e manchas nos dentes.

------------------------

Como Tomar o Chá Verde.

Como Tomar o Chá Verde
Mesmo tendo um gosto amargo, o sacrifício que se deve fazer para tomar o chá verde é muito compensatório. Entre diversas outras vantagens o chá ajuda no emagrecimento e ajuda a manter a pele bonita e saudável.

Entretanto, para um bom resultado um gole apenas do chá verde não adianta, o correto é tomá-lo todo e todos os dias. A associação de uma dieta balanceada com a ingestão do chá verde todos os dias pode fazer uma pessoa perder até cinco quilos em duas semanas.

O ideal é não acrescentar nada ao chá para adocicá-lo, porque isso pode fazer com que ele perca princípios ativos essenciais para a sua função normal no organismo. Para fazê-lo o ideal é que a água esteja preste a entrar em ebulição, e para que ela não entre, basta prestar atenção em quando surgir suas primeiras bolhas, assim que elas surgirem desligue o fogo. Logo depois acrescente duas colheres de sopa da erva para um litro de chá e abafe por uns três minutos. Depois que corar já poderá ingerí-lo.O ideal é tomar de cinco a seis xícaras por dia, podendo ser até mais se for da preferência do indivíduo – de acordo com alguns especialistas não existe risco de efeitos colaterais, a não ser para quem já tenha alergia a cafeína.

Para aqueles que possuem problemas de insônia é bom que não tome o chá pela noite porque ele possui cafeína. De manhã é bom tomá-lo em jejum e morno. O resto do dia a pessoa pode escolher o horário que quizer para tomar desde que seja pelo menos cinco xícaras ao decorrer de todo o dia.

O melhor é fazer o chá na hora de tomar, mas em até 24 horas o chá preserva todas as suas substâncias intactas. Depois desde período o chá já terá reduzido uma boa parte da sua eficiência.

Para quem não está suportando o gosto amargo do chá, ao invés de colocar duas colheres de erva em um litro de água, no princípio da dieta pode colocar apenas uma, ou ainda acrescentar um pouco de mel, ou melhor acrescentar umas folhinhas de hortelã para amenizar um pouco o amargo. Se a pessoa tentou de tudo isso e mesmo assim está achando o chá intragável, existem as cápsulas de chá verde muito encontrado em farmácias e lojas de suplementos alimentares.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro