Facebook

chás digestivos.

chás digestivos

Conheça os chás que auxiliam na digestão
Bebida dissolve gorduras e diminui a formação de gases
Chá de boldo, de menta, hortelã, camomila, erva-doce, etc. Quem nunca tomou um deles depois de exagerar no almoço ou comer aquela feijoada que não caiu bem? Por ser feito basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.

Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora, segundo Nardino. "Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem", diz o farmacêutico, que também recomenda o consumo de chá branco.
"Ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave", afirma. Já a nutricionista funcional Daniela Jobst, recomenda o chá verde como um ótimo digestivo, já que ativa a produção de ácidos estomacais.

Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão hortelã, menta, hibisco, psilium, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Essas infusões são ótimas de serem consumidas depois das refeições. Um velho conhecido do sistema digestivo é o boldo, também chamado popularmente como boldo-do-chile.

Chás ajudam na digestão, aceleram o metabolismo e combatem o inchaço
Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. "Mesmo sendo muito comum entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê", diz o farmacêutico.

Segundo a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes, uma xícara de chá quente depois das refeições ajuda a fazer digestão. "Escolha o chá de sua preferência, independente do sabor, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases", garante.

chás que facilitam a digestão

Conheça alguns chás que ajudam na hora da digestão
Alfavaca Ocimun selloii*

Propriedades
Seu chá atua basicamente no estômago. Elimina gases, além de prevenir gastrite e vômitos.
Preparo
Em 1 xícara, bote 1 colher de sobremesa de folhas e flores. Adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Beba antes das principais refeições.

Sálvia Salvia officinalis

Propriedades
Ela estimula a produção de enzimas que participam da digestão, especialmente no estômago. Gestantes, porém, devem evitá-la.
Preparo
Ponha 1 colher de sobremesa de folhas e flores em 1 xícara de chá e adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara duas vezes ao dia.

Alecrim Rosmarinus officinalis

Propriedades
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, cortam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal. Gestantes devem passar longe.
Preparo
Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.

Limão taiti Citrus limonum

Propriedades
Seus princípios ativos estimulam a produção de secreções gástricas. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C e pectina, um tipo de fibra, que contribuem para a proteção e a recuperação do aparelho digestivo.
Preparo
Bote em 1 xícara de chá 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas e da casca ralada. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome logo após as principais refeições.

Chá verde e banchá Camellia sinensis.

Propriedades
Os princípios ativos do chá verde favorecem a digestão, estimulando as secreções gástricas. Já o banchá, além de fazer isso, regula o pH do estômago.
Preparo
Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa da erva. Ferva a água, espere amornar e despeje na xícara. Deixe em infusão por cerca de três minutos. Beba inclusive durante as refeições.

Camomila Matricaria chamomilla

Propriedades
Regulariza a função digestiva, diminui dores no estômago e cólicas intestinais. Como tem ação antiinflamatória, é capaz de ajudar na prevenção de gastrites e úlceras.
Preparo
Coloque 1 colher de chá de flores e adicione água fervente em 1 xícara de chá. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara três vezes ao dia.

Menta (também conhecida como hortelã) Mentha piperita L.

Propriedades
Graças a seu princípio ativo, o mentol, a infusão acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor na barriga.
Preparo
Em 1 xícara de chá, bote 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Beba 1 xícara entre as refeições.

Gengibre Zingiber officinalis

Propriedades
Estimula a produção de enzimas responsáveis por quebrar as proteínas, principalmente.
Preparo
Ferva 1 xícara de chá de água com duas fatias de gengibre por 5 minutos em fogo baixo. Coe e tome durante as refeições ou logo em seguida, especialmente se o prato principal for à base de carnes.

* Chás populares, como os de alfavaca e o de boldo, podem causar aborto. Dessa forma, as gestantes devem evitar, por segurança, qualquer chá medicinal para resolver problemas digestivos.

Super alimentos que ajudam na digestão

É frequente sentir-se um enorme mal-estar depois de comer em excesso, ou mesmo sentir um desconforto doloroso que se segue a uma escolha errada no menu.

Aliados a isso, aparecem muitos problemas digestivos, entre os quais se contam a azia e a prisão de ventre. Estes dois são, só por si, dos principais responsáveis pelos desconfortos digestivos. Todavia, esses problemas podem ser solucionados com a simples ingestão de alimentos que possuem propriedades que facilmente beneficiam a digestão. Mas atenção: se os problemas persistirem durante muito tempo, é preferível consultar um médico. Em seguida, apresentamos-lhe a listagem dos alimentos que ajudam na digestão e eliminam o desconforto:

Fibras

As fibras são essenciais na digestão, uma vez que prolongam o tempo durante o qual o alimento se mantém no tubo digestivo. Tanto as insolúveis (nomeadamente cerais e farelos) quanto as solúveis (principalmente frutas, legumes e verduras) são aconselhadas. Contudo, convém recordar que o mecanismo através do qual cada uma atua é diferenciado. Realmente, as fibras insolúveis não são digeridas, e acabam por aumentar a velocidade intestinal. Assim, contribuem principalmente para o correto funcionamento intestinal, ainda prevenindo as doenças intestinais. Por outro lado, as insolúveis retêm líquidos, o que vai formar um gel pegajoso no estômago, retardando o esvaziamento gástrico. Assim, é alcançada uma sensação de maior saciedade mais rápido. Idealmente, deve-se consumir entre 25 a 30g diárias de fibras no geral.
Lembre-se ainda que, em ordem a potenciar o efeito benéfico da ingestão de fibras, é importante que o seu consumo seja feito em conjunto com a água.

Ameixa

Uma vez que possui um alto teor de fibras e em si estão presentes certos ácidos orgânicos digestivos, a ameixa tem um elevado potencial laxante, com a habilidade de melhorar o trânsito intestinal. Embora sempre dependente da quantidade de fibras que seja ingerida por outras vias, o consumo ideal para potenciar a máxima efetividade da ameixa seria 1 a duas peças por dia.

Conheça historias de quem emagreceu