Facebook

Chás que curam

Chás que curam

Chás que curam - Mariana Buratti Mascarenhas Segue uma lista de chás que podem ajudar no dia a dia. Todos são feitos com ervas fáceis de serem encontradas, e a maioria pode ser cultivada em casa, sem grandes transtornos. Não recomendamos o uso de chá de saquinho, pois nem sempre se tem 100% da erva desejada, além disso, são confeccionados com o refugo da erva. Para se preparar um bom chá, devemos começar pela escolha da erva. Se for comprar a erva seca procurar aquelas de cultivo orgânico, e observar dentro do pacote, quanto menos galhos, melhor. Se for colher a erva, procurar as folhas, galhos, flores, ou as plantas mais bonitas. Nunca se deve colher após regar a planta. O preparo do chá: deve-se colocar a erva em um recipiente, em outro se ferve a água. Após a água fervida e parar de soltar bolhas, derramar sobre a erva, e abafar com um prato. Estará pronto para tomar após 10 minutos. Para fins medicinais não se deve adoçar o chá, salvo alguns que podem ser adoçados com mel. Devem ser evitados os chás que tem cafeína em sua composição, como o chá preto e o chá mate. Não há mal em se tomar chá gelado, no entanto os chás gelados prontos para beber que encontramos normalmente no mercado, são feitos de mate, com corante e conservante, aroma artificial, além de açúcar, portanto devem ser evitados. Chá de Agrião: Para tosse. Fazer chá das folhas e haste da planta. Pode adoçar com mel. Chá de Alface: Insônia e calmante Fazer chá das folhas. Muito usado (antigamente) para bebês. Chá de Alho: Para baixar a febre e gripe Ferver 2 ou 3 dentes de alho picados, pode adicionar Hortelã, duas rodelas de limão e tomar com mel. Cuidado para quem tem pressão baixa. Chá de Boldo: Dor de estomago, digestivo. Fazer chá das folhas, ou macerar as folhas e tomas com água morna. Obs: o Boldo-do-Chile tem as mesmas indicações Chá de Camomila: Calmante, analgésico e digestivo. Fazer chá das flores Chá de Carqueja: Digestivo, e diurético. Fazer chá das folhas Chá de Erva-Cidreira: Digestivo e calmante Fazer chá das folhas e flores Chá de Gengibre: Tosse, rouquidão, inflamação de garganta, dor e rigidez muscular. Ferver o gengibre fatiado. Fica melhor se tirar a casca.

Chás caseiros que também curam!

Chás caseiros que também curam! Para tranquilizar: Chá de passiflora ou maracujá Chás fazem bem, alimentam, estimulam e acalmam. maracuja_c_fruto Para pessoas agitadas, que têm problemas de insônia, a folha do maracujá (Passiflora) é a recomendação. Não tem contra-indicações, é de sabor agradável e deve ser ingerido antes de dormir. Se quiser adicionar uma flor de jasmim junto, pode, a combinação é excelente. O maracujá é uma trepadeira tipo cipó, para regiões de clima ameno a quente, então praticamente todo o país pode cultivá-lo. Somente necessita de um local com sol e uma cerca ou pérgula para crescer. Para a gripe: chá de gengibre com alecrim Quando o tempo muda e a gente por uma razão qualquer está mais sensível, os resfriados chegam para nos atormentar. Coceira na garganta, nariz a fungar, dor no corpo. Um remédio excelente, do tempo das nossas avós e que não tem prazo de validade é o gengibre com folhas de alecrim. O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma aromática usada para condimento de nossas receitas salgadas, encontrado facilmente em floriculturas ou até em folhas secas embaladas. O melhor é retirar da planta viva, com mais propriedades e perfume. Poderá cultivar alecrim na horta ou em vasos nas sacadas, junto a janelas com sol ou no jardim, pois é muito ornamental. Já o gengibre (Zinziber officinalis) ao comprar um rizoma na feira ou supermercado, você deixa um pedaço para plantar. Esta herbácea é bastante ornamental, podendo cultivar em vaso largo e raso ou em canteiros. Quando necessitar, abra a terra e retire um pedaço para uso. Para o chá, use somente uma fatia fina, com água quente e umas folhinhas de alecrim, pelo menos 3 vezes ao dia. Verá seu resfriado sumir. E problemas na garganta, como coceira e rouquidão também. Chás, tudo de bom. Use, experimente, combine. Cultive plantas para seus chás, faça mudinhas e presenteie amigos. A cada xícara lembrarão seu carinho e de sua amizade.

Ervas curam mau hálito, insônia, depressão

Ervas curam mau hálito, insônia, depressão; veja receitas Chás e compostos foram apresentados no programa Hoje em Dia Chás contra o mau hálito Hoje, o fitoterapeuta André Resende esteve no Hoje em Dia e ensinou algumas receitas para tratar o mau hálito. Como prometido, seguem aquelas que foram ao ar e algumas inéditas. Lembrando: só compre ervas com procedência, nunca na rua, e não extrapole as medidas da receita. Não use açúcar, ele pode potencializar o mau hálito, segundo o fitoterapeuta 1 - CHÁ PARA TIRAR QUALQUER MAU HÁLITO cravo da índia zedoaria hortelã anis estrelado Usar um punhado de dedo de cada erva em 1 litro de água fervente, ferver mais 3 minutos e tomar uma xícara de chá 4 vezes ao dia 2) - GARGAREJO PARA TIRAR MAU HÁLITO: 1 punhado de cravo da índia 1 punhado de malva branca 1 punhado de menta 1 litro de água Ferva tudo, deixe esfriar e faça gargarejo 4 vezes ao dia 3) INTESTINO PRESO QUE CAUSA MAU HÁLITO: 3 ameixas pretas 1 fatia de mamão 1 colher (sopa) de farelo de linhaça 1 colher (sopa) de Psylium pó 1 copo de leite de soja Bater juntos e tomar de manhã e a noite.

Remédios naturais para a diabetes

Remédios naturais para a diabetes A glicose é a principal fonte de energia presente no corpo. Porém, quando em excesso, pode trazer algumas complicações para o corpo. Quando isso acontece, as tarefas se tornam mais difíceis, o sono no estágio inicial aumenta e o cansaço aparece com mais freqüência Tudo isso se deve à diabetes, uma disfunção do metabolismo que faz com que aumentem a taxa de glicose no sangue. Por isso, para quem quer gastar pouco, é recomendado procurar plantas que curam, pois além de economizar, o problema é tratado de uma forma mais natural. A carqueja é um dos remédios naturais para a diabetes, assim como a chicória e outras 3 ervas medicinais que apresentamos hoje. Descrevemos todas as plantas, assim como o passo a passo para se fazer o chá com cada uma dessas ervas. Você pode escolher uma delas, ou potencializar o efeito utilizando mais de uma. Veja a seguir: Carqueja Para fazer esse chá você utilizará o pó da carqueja, que poderá encontrar em qualquer loja especializada em ervas naturais. Para cada xícara de água, você deve adicionar uma colher desse pó. Ingredientes: pó de carqueja uma xícara de água Modo de preparo Ferva a água antes de misturar. Adicione o pó na xícara, e despeje a água fervida. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, então tome duas a três vezes por dia.

Conheça historias de quem emagreceu